FACULDADE NOSSA CIDADE

 

Cicero Alan dos Passos RA: 912 – Administração de Empresas

Professor: Lawton Nanitti – Gestão da informação e do Conhecimento

 

 

 

 

 

 

 

GESTÃO DA INFORMAÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CARAPICUIBA

2013

GESTÃO DA INFORMAÇÃO

 

Introdução

A Informação hoje em dia, assume uma importância constante. Ela torna-se um critério fundamental na empresa e inclusão de novas tecnologias, com novas oportunidades de investimento e com ela auxiliar todas as operações da empresa, seja ela de pequeno, médio e/ou grande porte.

A gestão de Sistemas de Informação por sua vez é uma estratégia fundamental em quanto existir informações, é fator coringa na questão de competitividade empresarial. Se por um lado, auxiliam a encontrar oportunidades e alcançar vantagens competitivas, por outro, ajudam nas ameaças de novos concorrentes no mercado.

Informação

O conceito de informação deriva do latim e significa um processo de comunicação ou algo relacionado com comunicação (Zhang, 1988), mas na realidade existem muitas e variadas definições de informação, cada uma mais complexa que outra. Podemos também dizer que Informação é um processo que visa o conhecimento, ou, mais simplesmente, Informação é tudo o que reduz a incerteza... Um instrumento de compreensão do mundo e da ação sobre ele" (Zorrinho, 1995).

A informação é uma necessidade especial para quaisquer setores das atividades humana e é indispensável nessa modalidade, sendo que nesse modo traz resultados positivos quando se fala sobre lucratividade .

Atualmente as empresas estão ligadas a informação, seja ela restrita ou incluindo comunicados para todos. A gestão moderna exige que a tomada de decisão seja feita com o máximo de informação.

Observando este cenário, nos leva a afirmar que as empresas deverão fazer uma reengenharia empresarial em torno da informação. Como acontece na maioria das empresas que precisam de tomada de decisão imediata, sempre pensando em competitividade empresarial.

Gestão da Informação

Com a quantia de informações e donde vem, são para a empresa. E pensando em uma estratégia competitiva nasce a Gestão da informação, para gerir todas essas informações.

"Gerir a informação é, assim, decidir o que fazer com base em selecionar dum repositório de informação disponível aquela que é relevante para uma determinada decisão e, também, construir a estrutura e o design desse repositório." (Zorrinho 1995, p. 146)

A gestão da informação tem como objetivo apoiar na tradução e interpretação da informação respeitando as politicas interna da empresa, uma medida em que torna mais eficiente para o conhecimento e apoia os gestores nas tomada de decisões; fica claro que se torna mais eficaz o conhecimento e meio envolvente, apoia literalmente o crescimento da estrutura empresarial.

Entendo a gestão da informação ela deve envolver e acrescer a comunicação interna e externa, desempenhando um papel flexível e global. Os subsistemas da informação articula espontaneamente essa comunicação sem excessos na perspectiva de obter competitividade e por fim dando lucro para os investidores e acionistas..

Conclusão

Observando o artigo acima, conclua-se que a informação é um fator decisivo na gestão por ser um recurso importante e indispensável na comunicação interna e externa. Pensando nesse objetivo muitas das vezes é do aproveitamento de tecnologias modernas para auxiliar nos problemas presentes e futuros da informação.

A reengenharia da empresa exige, assim, mudanças importantes de  modo como observamos as atividades humanas na organização e seu organograma, o que se interpreta como um enorme desafio, aproveitar as oportunidades, dominando os riscos presentes e futuros ou propor soluções mesmo sabendo dos riscos e tentar corrigir com a estratégia da informação.

Bibliografia

Zorrinho, C. (1995)-Gestão da Informação. Condição para Vencer. Iapmei pg.15 e 146.