Moramos num país tropical, abençoado (até onde dizem) por Deus e fornalha por natureza. Apesar do calor deste ano ter sido anormal em comparação com verões anteriores, o Brasil é um país naturalmente quente. E se para quem está magrinha o calor já é uma coisa difícil de aguentar, imagine para as gestantes! Nossa, com o metabolismo lá em cima. A sensação de calor piora que é uma beleza! Mal existe ventilador, leque ou ar-condicionado que deem conta do recado!

Mas existem saídas complementares que podem fazer esses eletro-eletrônicos indispensáveis serem mais eficientes – ou, no pior cenário possível, na falta deles, facilitar para que o ar leve o calorão embora. São as roupas para gestante com rendas. Que ideia mais linda! Além de deixar o visual mais delicado, ainda ajuda a circulação do ar por dentro da roupa!

Renda é tudo de bom!

Imagine você, gravidinha, dando uma volta por aí com uma blusa daquelas amplas bem folgadinhas – e ainda por cima com as costas em renda? Ah, já dá pra sentir até o ventinho entrando pelo rendado, acariciando as costas e refrescando o tempo quente... É, a renda tem esse poder mágico de deixar o ar atravessar a trama de linha!

Mulheres usando blusa de renda

Existem tantos modelos de renda que é provável que você se perca ao escolher entre uma e outra, mas o que é certo é que qualquer uma vai agradar e espantar o calor. Porém, caso você se preocupe com o visual geral se usar uma renda ou outra, aí vai uma dica: o cuidado é o mesmo que você tem com os tamanhos das estampas. Lembra-se da regra? As estampas maiores tendem a dar a impressão de que o volume corporal é maior – especialmente se essas estampas forem mais  arredondadas. No caminho inverso, quanto menor a estampa, menos essa impressão acontece. Com as rendas vai ser a mesma coisa. Você já deve ter reparado que algumas têm o desenho maior e que em outras ele é menorzinho, não é?

“Então como usar o tamanho certo de renda?”

Voltamos a dizer que esse tipo de detalhe não é assim taaaão importante, ainda mais no seu estado, gravidinha! Você está adoravelmente mais arredondada, mas o motivo é nobre! Porém, se fizer muita questão de continuar tomando, agora, os cuidados que já tomava antes de engravidar, aí vai.

Grávida usando blusinha de renda nas costasRenda nas costas – Quando a renda das roupas para gestante está nas costas (independente se é um detalhe em V ou se toma as costas como um todo), o tamanho da renda não vai influenciar muito na aparência do volume corporal. As costas são mais retas em comparação às outras partes, como barriga e braços, então o equilíbrio visual vai acontecer naturalmente sem noias. Porém, nas blusas onde a gola está no decote (muitas vezes em V), esse visual passa a ser influenciado pelo tamanho do desenho da renda, sobretudo se os seios já estiverem muito grandes – vão parecer maiores ainda. Se é sua intenção (hehehehe), use essa gola rendada a seu favor! Se não for, evite. Nesse caso, uma gola com renda de desenho menor vai cair melhor. O efeito fica menos dramático em roupas com rendas escuras, já que tons mais fechados dão a impressão de que o volume é menor do que o real.

Renda nos braços – Os braços têm uma área menor, então dificilmente aquelas mangas de renda super românticas vão torná-los maiores, como acontece com o busto. O uso está liberado para qualquer gestante, de qualquer peso e em qualquer fase da gravidez.

Grávida usando blusinha de renda na frenteRenda na barriga – Nem é preciso dizer que rendas com desenhos grandes justo na barriga vão colocar uns quatro ou cinco meses a mais na sua gravidez, não é? Se no busto o tamanho do desenho já faz diferença, imagine no barrigão! Algumas batas têm tecido fechado só na área do busto, ficando o restante sobre a barriga só em renda; neste caso, opte (de verdade) pelas rendas com desenhos pequenos. Vai ficar mais romântico e harmônico. Para aquelas batas que só tem uma faixa de renda logo abaixo do busto (quase como se fosse um cinto, mas na própria bata), os desenhos menores ficam mais bonitos, também. A mesma coisa vale para blusinhas com recortes laterais em renda.

Reparou que as rendas com desenhos maiores ficam bem quando a área onde elas vão ser aplicadas também é grande? É só usar isso como dica! Mas não se esqueça da exceção à regra: a barriga. A área dela é quase tão grande quanto as costas, porém ela é arredondada, o que a torna “ampliável” pelas rendas grandes. A dica da renda no busto fica como dica-coringa: use-a conforme suas intenções. ; )

E então? Que tal render-se à renda?