Muitos profissionais almejam um dia atingir um cargo gerencial  como forma de consolidar suas carreiras, obter um  ganho maior e se preparar para um cargo de direção, mas há uma questão a ser respondida : Gerenciamento é o seu negócio?

Empresas perdem excelentes técnicos e vendedores, colocando-os numa posição para a qual não estão  preparados,  muitos não tem talento e vocação.

Gerenciamento é  a arte de obtenção  de resultados com a colaboração das pessoas.

O trabalho dos gerentes é dar direcionamento à  sua empresa, fornecer liderança e decidir como a organização usará os recursos para atingir os objetivos.

Isso deve ser feito de uma forma eficaz e eficiente com planejamento, organização, coordenação  e controle.

Ao tratar desses quatro requisitos  temos que observar os seguintes aspectos:

Planejamento define  onde a empresa quer estar no futuro e como chegará lá, com estabelecimento de objetivos, divisão de tarefas  e projeção  dos  recursos necessários.

Organização estabelece como a empresa desenvolverá os trabalhos para atingir os objetivos propostos, com departamentalização, atribuição de tarefas,  responsabilidades, autoridade e alocação  dos recursos.

Coordenação é o uso da persuasão para motivar as pessoas no  desenvolvimento das tarefas e alcance  dos objetivos.

Controle é o  monitoramento das atividades dos colaboradores para certificação que todos estão seguindo os planos traçados, a caminho do objetivo maior, efetuando as correções necessárias.

Não basta estar gerente,  há requisitos para desenvolvimento dos trabalhos  que não podem ser negligenciados.  

A tarefa fundamental dos gerentes é garantir a alta performance para que  obtenham  os resultados propostos  de forma eficiente e eficaz.

Para desempenho adequado de suas funções  os gerentes precisam ter conhecimentos e habilidades  conceituais, de relações humanas e técnicas.

Comentando, cada um desses tópicos, observamos:

Conhecimentos  conceituais permitem aos gerentes analisarem  a organização como um todo e, também,  as relações entre suas partes.

Cada setor, cada departamento,  precisa ser administrado com vida própria sendo o gerente a cola que os une.

Habilidade nas  relações humanas permite aos gerentes trabalharem  com as pessoas e, efetivamente,  como membro do grupo, motivando, facilitando o trabalho, coordenando, liderando, comunicando e resolvendo conflitos.

Conhecimentos técnicos favorecem o  entendimento de  tarefas específicas e permite  facilidade na execução, incluindo  métodos de trabalho,  uso de equipamentos e recursos.

Dentro desse  panorama não podemos deixar de comentar o  “ X “ da questão:  

Neste momento,  se você respondeu sim à  pergunta inicial,  os aspectos comentados, uma vez observados,  poderão ajudá-lo muito no desenvolvimento de sua carreira, mas caso ainda tenha responsabilidade por contratação de novos profissionais observe o seguinte :

  Ainda que  tratemos de fatores econômicos e de mercado, a razão  pela qual  muitas empresas  fracassam é o gerenciamento inadequado.

Gerenciamento é um assunto delicado e a correta escolha dos profissionais  é um aspecto fundamental para qualquer organização.

Nas economias mais desenvolvidas as organizações buscam  a adição de competências via empresas de treinamento e consultorias com grande freqüência, sobreviver não é o fundamento de seus negócios, mas a criação do futuro.

Essa mentalidade tem que ser desenvolvida nas nossas empresas e no país, sob o risco de continuarmos como eterna promessa.

Neste momento recebemos  sim capitais estrangeiros, muitos especulativos, e o mundo dos negócios  é rápido para decidir, com a mesma velocidade que entram saem.

Não vamos resolver os problemas do mundo, nem do país, de uma hora para outra, mas que tal ter  um gerenciamento adequado, gerando lucros, atingindo os objetivos propostos no plano anual sem mais desculpas?

Não tome decisões erradas, o mercado dispõe de especialistas para ajudá-lo nessa  complexa missão, gerenciar bem também é uma questão de atitude!

 

 

Ivan Postigo

Economista,  Bacharel em contabilidade, pós-graduado em controladoria pela USP

Autor do livro: Por que não? Técnicas para  estruturação de carreira na área de vendas

Postigo Consultoria de Gestão Empresarial

Fones (11) 4526 1197  /  ( 11 )  9645 4652

www.postigoconsultoria.com.br

[email protected]