GILDASIO RODRIGUES TEIXEIRA

 

 

 

 

 

 

 

GEOGRAFIA GEOCIÊNCIA SOCYETY

 

 

 

 

 

 

 

 

 

João Pessoa

2014

 

 

GILDÁSIO RODRIGUES TEIXEIRA

 

 

 

 

 

 

 

GEOGRAFIA GEOCIÊNCIAS SOCYETY

Projeto SOCYETY GEOCIÊNCIAS elaborado com o intuito de estimular uma consciência maior sobre o significado  DO PLANETA TERRA.

1-IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

 

 

João Pessoa

2013

  1. TÍTULO: GEOGRAFIA GEOCIÊNCIAS  SOCYETY

 

  1. AUTORES DO PROJETO

Prof. Esp. Gildásio Rodrigues Teixeira

 

 

 

 

 


 

  1. JUSTIFICATIVA

 

Sabendo que na atualidade física do planeta como recursos naturais  se destaca nos países

  1. OBJETIVOS

 

a)    Geral:

  • Ter um programa especial ,pesquisa e estudos sobre GEOCIÊNCIAS;.

b)   Específicos:

  • Desenvolver uma compreensão ampla do GEOCIÊNCIAS;
  • Perceber a importância do GEOCIÊNCIAS E O MEIO AMBIENTE;

;

 

  1. METODOLOGIA

O PROGRAMA APRESENTADO TEM ATIVIDADES DE ENTREVISTA ,CULTURAS ,PALESTRAS E ETC.


  1. AVALIAÇÃO

A avaliação será desenvolvida de uma forma contínua, por cada disciplina, através da observação da participação dos alunos, no empenho e nos materiais produzidos por eles dentro das atividades propostas. Ao longo do desenvolvimento deste projeto, iremos desenvolver também alguns exercícios de fixação da aprendizagem que terão um princípio diagnóstico, conforme já desenvolvido ao longo das práticas avaliativas nas disciplinas específicas. Em alguns momentos, a avaliação diagnóstica será aplicada de maneira a identificar as inteligências que se sobressaem mais em cada educando. Nesse momento, teremos o auxílio das especialistas da equipe técnica presente no contexto escolar.

Assim consideramos que a avaliação adotada deverá ter um aspecto formativo e somativo (compreendendo a formação do conhecimento como algo que se acrescenta e se acumula) além da própria perspectiva diagnóstica. Essa perspectiva avaliativa terá como referência as observações de Cipriano C.Luckesi (2005, p.43) que entende a avaliação diagnóstica como a maneira mais viável para a renovação da educação, pois através da sua instrumentação dialética para verificar o caminho percorrido e apontar os próximos passos rumo a uma educação renovada temos o meio ideal para evitar uma prática autoritária e tradicional na domesticação de nossos educandos.

 

  1. 7.       PRODUTO FINAL
  1. 8.      O produto final esperado é a conclusão com êxito as palestras da educação AMBIENTAL , GEOCIÊNCIAS  E CIDADANIA. .
  1. 9.       

Referências

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Museu de Geociências (MG), localizado na Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, é uma unidade auxiliar ligada ao Instituto de Geociências da USP (IGc). Possuindo acervo diversificado nas áreas de geologiamineralogia epaleontologia, está aberto à visitação pública.

O Museu de Geociências do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo possui um dos mais importantes acervos do País. São 45 000 amostras de mineraisminérios,gemasrochasespeleotemasmeteoritos (entre estes o Itapuranga, o terceiro maior do Brasil) e uma grande coleção defósseis - com importantes espécimes brasileiras.

O Museu de Geociências desenvolveu-se a partir do antigo Museu de Mineralogia do Departamento de Mineralogia e Petrologia da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP (FFCL). Teve início em 1934, por iniciativa do Prof. Dr. Ettore Onorato, Cadeira de Mineralogia e Petrologia da FFCL-USP no período de 1934 a 1939.

O acervo do Museu foi formado, inicialmente, por pequenas coleções de professores, ampliando-se com a integração da coleção Araújo Ferraz, com a aquisição da coleção Luiz Paixão em 1954 e com a doação da coleção C.L.Schnyder em 1984. Atualmente, o acervo vem sendo aumentado, principalmente, por doações feitas por professores, colecionadores particulares, alunos do curso de geologia e, também, pela aquisição de peças individuais.

A partir de 1981, houve uma grande reestruturação e diversificação no acervo, quando foram incluídas, além das amostras de minerais e cristais, amostras de rochas, gemas, meteoritos e fósseis. O Museu, antes predominantemente mineralógico, transformou-se no atual Museu de Geociências.

Desde 1991, o Museu ocupa uma área de 550 m2, localizada no primeiro andar do edifício principal do Instituto de Geociências. O acervo atual conta com 45 000 peças, das quais aproximadamente 5 000 estão em exposição permanente. A maior parte do material é nacional e provém de várias regiões brasileiras, enquanto o restante corresponde a amostras de diferentes partes do mundo. Cada uma das categorias - minerais, cristais, rochas, etc - tem critérios próprios de apresentação e particular atenção se dá aos minerais, que por serem mais numerosos - cerca de 5 000 espécies conhecidas atualmente - são cuidadosamente expostos, obedecendo às normas internacionais de classificação.

O Museu funciona como laboratório de aulas práticas para diversas disciplinas de graduação e pós-graduação do Curso de Bacharel em Geologia e de Licenciatura em Geociências, de outras unidades da USP e de diversas instituições universitárias. Atende também a alunos do Ensino Fundamental e Médio da cidade de São Paulo, do interior do Estado e de outros estados do Brasil.

O Museu é objeto de teses de estudantes de várias áreas voltadas a temas educacionais. Amostras de seu acervo são disponibilizadas para a realização de trabalhos científicos e fotos para livros didáticos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

[Esconder]

v • e

Cidade Universitária USP

Unidades de ensino, pesquisa e extensão

CCM - EEFE - ECA - EPUSP - FCF - FAU - FEA - FE - FFLCH - FMVZ - FO - IO - IAGIB - IF - IGC - IME - IP - IQ - IRI

Institutos Especializados

IEE - IEB - IMTSP

Hospitais

HU

Museus

MAC - MAE - Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo

Unidades Auxiliares

CCE - CEPEUSP - MAV -Museu de Geociências do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo

Unidades Complementares e órgãos de extensão

CORALUSP - EAD - Escola do Futuro

Instituições vinculadas e/ou associadas a USP

IPEN - IPT - IGC - CEPAM - Academia de Polícia - CTMSP

Outros

CRUSP - Reitoria - COSEAS - EDUSP

[Expandir]

v • e

Universidade de São Paulo (USP)

[Expandir]

v • e

 Tópicos sobre acidade de São Paulo 

 

Este artigo sobre um museu é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Categorias