GÊNEROS TEXTUAIS E DISCURSIVOS E TIPOS TEXTUAIS

por Wallas Cabral de Souza

GÊNERO DISCURSIVO - tem uma forte ligacao com  ENUNCIACAO (Processo pelo qual entendemos o DITO, COMO SE DIZ para quem a FALA seja expressa pela LÍNGUA, pensamento do interlocutor). Esse processo gera milhares de tipos de textos, ou seja, GÊNEROS TEXTUAIS. Logo, um gênero discursivo pode ter muitos textuais. Ex.: para que a linguagem seja efetivamente expressa na comunicação, dentro da dicotomia (dois lados de observação conceitual) saussuriana (Ferdinand de Saussure) entre "língua" e "fala", Benveniste  se preocupa em como isso acontece a passagem do que está no pensamento em forma de língua" para a sua concreta expressão no conceito da "fala). Benveniste aponta como isso acontece no processo da enunciação (que tem um "enunciador/interlocutor", quem expressa e ativa uma mensagem, e o "enunciatário/interlocutário", quem recebe a mensagem), ou seja, como essa língua, que está no campo do pensamento do interlocutor, pode vir a se expressar na fala (consequentememte no texto) para o interlocutário?

O que é expresso está no campo do discursivo (enunciado), e tudo isso é o processo da ENUNCIAÇÃO, portanto. Porém as váriadas maneiras com que esse discurso precisa ser expresso com o tipo do interlocutor (que também é bastante heterogênio, diferente), assim como as muitas formas  do tipo do canal usado na enunciação para expressar a mensagem e também o tipo do interlocutário (que recebe a mensagem) são situações concretas do discurso e que vincula a nomenclatura GÊNERO... agora.. TEXTUAL. Ou seja, o GÊNERO DISCURSIVO PROMOVE O SURGIMENTO DE MILHARES DE G~ENEROS TEXTUAIS PELAS SUAS CARACTERÍSTCAS EXTREMAMENTE ESPECÍFICAS. Por isso, o JORNAL pode ser um discurso (GÊNERO DISCURSIVO) que, dentro da enunciação, provome vários canais (tecnicamente chamados de "suportes": jornal impresso, tv, computador etc.) milhares de gêneros textuais como: reportagens (considerando a questao informativa e atualizacão para o interlocutário, por exemplo), entrevistas (considerando a simultaneidade de informação do interlocutor com a disposição do interlocutário dentro de um canal expositivo), editais, crônicas (esportivas, políticas ...), artigo de opinião etc.

Somado a tudo isso, em todos esses aspectos de gêneros textuais que são infinitos (e que repercutem a projeção de um gênero discursivo na enunciacao entre dois entes da comunicação: enunciador e enunciatário) há o tipo de texto, ou seja, OS TIPOS TEXTUAIS que são modalidades finitas e se acomodam em textos específicos (gêneros textuais). Os tipos textuais são descrição, narração, argumentativos, injutivos (instruçoes de manuais) e informativos.

Em um gênero textual pode ter todos eles, inclusive. Mas gêneros textuais é a forma de identificação mais particular, específica que podemos entender e construir quando expressamos nossas ideias ou as interpretamos no universo da comunicação. Nesse sentido, pode haver muitos gêneros textuais em um mesmo gênero discursivo, mas não parece ter muita significância ter muitos gêneros discursivos em um mesmo gênero textual. Da mesma forma, nao haver também muitis gêneros textuais para um tipo de modalidade como descrição. O contrário é logicamente permissível. Assim, mesmo sendo raro na procura didática, discorre-se aqui sobre uma pequena diferença linguística (no sentido de cuência e nao como si.ples nomemclatura) sobre GÊNERO DISCURSIVO, GÊNERO TEXTUAL e TIPOS DE TEXTO.