É muito fácil ganhar dinheiro??

A cultura de receber antes de trabalhar e ganhar milhões da noite para o dia, é uma triste ilusão.

Desde que me conheço por gente observo que o país(Brasil) possui sérios problemas na Educação, digo na Educação de formação(colégio, escola), não que não existam problemas na educação e bons costumes, mas a questão aqui está relacionada a primeira(Educação de formação). Ano após ano, são divulgados dados, sendo a grande maioria, negativos. Professores ganhando mal e insatisfeitos. Pais e alunos desinteressados. Escolas sem a menor infraestrutura. Para resumir e dizer o mínimo.

Quando assistimos o noticiário ou lemos um jornal e constatamos os tristes dados acima, é natural vermos em seguida, algum político, gestor público dizer algo mais ou menos assim:

“olha, o que acontece, é que não temos dinheiro, o país precisa crescer, a economia precisa melhorar, porque aí com mais dinheiro, poderemos investir mais na educação”

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Não, não, é sério, eu sei que parece piada. Peço a gentileza que leia novamente, o texto entre aspas e veja se faz algum sentido para você.

Enquanto, os países mais desenvolvidos do mundo e outros que os seguem, se utilizam um padrão que é muito mais óbvio e racional, ou seja, você precisa investir na educação para conseguir melhores resultados e desenvolvimento na sua nação, o Brasil vai na contramão.

Quando fazemos uma leitura diária de jornais e revistas atualizadas e nos permitimos entender e aceitar o que de fato acontece, podemos observar que o “conceito” de investimento aplicado na Educação, foi expandido para outros pilares essenciais da nossa sociedade.

Entendo que apenas, estudar, pesquisar, ler e acumular conhecimento e teorias não são tudo. Você precisa colocar em prática. Testar. Acredite, bastante coisa na teoria nem sempre dá certo na prática. Leve em conta as diferenças sociais, culturais, entre outras.Trabalhe duro. Invista e reinvista.

Dia estávamos realizando uma seletiva de recursos humanos. O objetivo da seletiva, era “enxugar” a empresa, tornando-a mais eficiente. Em reunião com um colega de trabalho que deseja permanecer na empresa e com receio de não conseguir permanecer para esta nova fase, ele me disse:

“então, a realidade é a seguinte, se eu ganhar mais, conseguirei produzir mais, trazer mais resultados sabe? Além dos meus afazeres pessoais em família, ajudo meu irmão aos finais de semana no negócio dele, isso me toma o fim de tarde na sexta, o sábado inteiro e as vezes o domingo”

Quando ele terminou de se expressar, eu perguntei, se ele havia ouvido o que me dissera e refletido antes a respeito. Afinal o ser humano possui a capacidade única de pensar.

E ele me respondeu: “sim, sim”

Então você está me dizendo que precisa de dinheiro, e que a empresa deve investir em você antes dos outros, antes do resultado acontecer, é isso? Perguntei.

Naquele momento ele teve a certeza que não havia pensado antes de falar, tampouco havia refletido sobre o assunto. Baixou a cabeça e se desculpou.

Em seguida, desabou, “ estou numa pressão tremenda, minha esposa me cobra demais, as contas não param, quanto mais a gente ganha, mais se gasta……”

Sugeri a ele, que neste momento, o mais adequado seria que ele repensasse a sua vida e os seus interesses prioritários. Gerar ou não gerar resultados em ou para uma empresa, não faz alguém ser uma pessoa melhor ou pior. Nem todos nascem para o comercial. As vezes temos algum resultado, em algum momento, e generalizamos, acreditamos que nascemos para vender e empreender.

Empreender e vender não é para todos, é para poucos. Se fosse fácil empreender a mortalidade das empresas no Brasil não seria enorme. Você sabe quantas empresas nascem e morrem em menos de dois anos? Pesquise.

Você sabe quantas empresas pagam os seus devidos impostos, fornecedores, funcionários, prestadores de serviços, e outras obrigações em dia? Pesquise, mas não se assuste.

Sugeri ao meu colega de trabalho que tirasse umas férias, e fizesse uma reflexão de sua vida. Ele topou, seguiu de férias.

A cultura que ouvimos do governo, sobre ter resultados antes para se investir depois, se expandiu para todos os cantos. Tenho ouvido e observado situações similares a esta que usei como exemplo, onde um colega queria ganhar hoje e antes, dinheiro, para depois produzir, regularmente. Não deixe essa cultura enraizar em você.

Isso não funciona. Nunca funcionou. Sempre para se conseguir alguma coisa, você terá de trabalhar muito, trabalhar duro, investir bastante, estar atento a diversos fatores (variáveis controláveis e incontroláveis), para que talvez, depois, você obtenha algum resultado.

Escrevi 3 livros falando sobre isso, participei de centenas de entrevistas e documentários, falando sobre isso, desde 2001, sem medo de ser repetitivo, pois foi o único caminho que conheci, difícil e de longo prazo.

É difícil, muito difícil. Paciência e foco são importantes.

Se for fácil desconfie.

Não existe um empreendedor bem sucedido que ganhou dinheiro fácil. Não existe um empreendedor que ganhou dinheiro antes de investir e se dedicar.

Se for fácil desconfie.

 

Claudio Marcellini