ALEFY JUNIOR SANTOS SILVA

NATHALIA SILVA COSTA

 

FUTSAL: ASPECTOS FUNDAMENTAIS NA INICIAÇÃO ESPORTIVA

 

Trabalho de conclusão de curso em Educação Física do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara, Goiás, como requisito para a obtenção do título de bacharel em Educação Física.

 

Orientador: Professor Me. Weder Alves da Silva.

 

Itumbiara

2020

 

ALEFY JUNIOR SANTOS SILVA

 

FUTSAL: ASPECTOS FUNDAMENTAIS NA INICIAÇÃO ESPORTIVA

 

Trabalho de conclusão de curso elaborado sob orientação do Prof. Weder Alves da Silva, com objetivo de obtenção do grau de Bacharel em Educação Física, pelo curso de bacharelado em Educação Física do Instituto Luterano de Ensino Superior Itumbiara, Goiás.

 

 

RESUMO

 

No presente estudo procura-se refletir e apresentar os aspectos fundamentais da iniciação esportiva no futsal, e sua problemática foram averiguar quais os métodos utilizados no processo de ensino-aprendizagem na iniciação esportiva do futsal.  O futsal é um dos esportes mais praticados no mundo, principalmente no Brasil, um dos maiores campeões da modalidade e onde se aparece vários talentos para o futsal e também no processo de formação para o futebol de campo. Atualmente, os indicativos mostram que o futsal é o esporte que possui o maior número de praticantes no Brasil, em se tratando de escolinhas esportivas. Sabe-se que no futsal vários benefícios são apontados, principalmente de operações mentais,  reconhecer e reter essas informações dos aspectos cognitivos, adquirindo o benefício da psicomotricidade; definida como atividade psíquica que tem a manifestação em execução motora, evoluindo relações recíprocas, incessantes e permanentes dos fatores neurofisiológicos, psicológicos e sociais que intervêm na integração, elaboração e realização do movimento humano. São vários os benéficos da prática esportiva infantil, mas também respeitando as regras e processos e não esquecendo os riscos que está sujeita a criança praticante do esporte de rendimento. Desse modo, é essencial que o profissional de educação física esteja preocupado de como está sendo ensinado o futsal para as crianças. Os processos pedagógicos devem ser elaborados de acordo com a faixa etária, para que não haja abandono precoce da modalidade, e leve o trauma para o resto de sua vida.  Assim, ao constatar os benefícios da iniciação esportiva com o futsal, procurou-se verificar por meio de pesquisa bibliográfica, quais seriam os obstáculos que o profissional de educação física terá para atuar na fase de iniciação, apontando também os riscos e benefícios da especialização precoce. A partir dos estudos usados no presente estudo, pôde ser constatado que a maneira de conduzir o ensino do método é importante pelo fato de ter relação com crianças, caso a pedagogia da prática esportiva esteja inadequada, e os iniciantes não estejam prontos, levaram para si os prejuízos emocionais, moral e do desenvolvimento motor, desse modo deve-se ressaltar que não é só procurar talentos e ganhar títulos a qualquer custo, se acaso apareça talento, que seja por acaso e será tratado igual aos outros. A evolução dos garotos como atletas e ser humanos de um modo geral é mais desafiadora. Nesta direção, pode-se dizer que os objetivos do estudo foram atingidos, ficando claro a importância de se trabalhar os aspectos fundamentais do futsal na iniciação esportiva.

 

Palavras chaves: Futsal, Metodologia, Iniciação esportiva, Especialização esportiva precoce.

 

ABSTRACT

 

This study aims to reflect and present the fundamental aspects of sports initiation into futsal, and its problem was to find out which methods were used in the process of teaching and learning in the initiation of futsal sports.  Futsal is one of the most practiced sports in the world, especially in Brazil, one of the greatest champions of the sport and where several talents appear for futsal and also in the process of training for field soccer. Currently, the indicators show that futsal is the sport that has the largest number of practitioners in Brazil, in the case of sports schools. It is known that in futsal several benefits are pointed out, mainly from mental operations, recognizing and retaining this information from the cognitive aspects, acquiring the benefit of psychomotricity; defined as a psychic activity that has the manifestation in motor execution, evolving reciprocal, incessant and permanent relationships of the neurophysiological, psychological and social factors that intervene in the integration, elaboration and realization of human movement. There are several benefits of children's sports practice, but also respecting the rules and processes and not forgetting the risks that are subject to children who practice performance sports. Thus, it is essential that the physical education professional is concerned about how futsal is being taught to children. The pedagogical processes should be elaborated according to the age group, so that there is no early abandonment of the sport, and take the trauma for the rest of their lives.  Thus, when verifying the benefits of sports initiation with futsal, we tried to verify through bibliographic research, what would be the obstacles that the physical education professional will have to act in the initiation phase, also pointing out the risks and benefits of early specialization. From the studies used in the present study, it could be verified that the way of conducting the teaching of the method is important for the fact of having relation with children, in case the pedagogy of the sports practice is inadequate, and the beginners are not ready, they took for themselves the emotional, moral and motor development losses, in this way it should be emphasized that it is not only to look for talents and to gain titles at any cost, if talent appears, that it is by chance and it will be treated equal to the others. The evolution of boys as athletes and human beings in general is more challenging. In this direction, it can be said that the objectives of the study were reached, being clear the importance of working the fundamental aspects of the futsal in the sporting initiation.

 

Keywords: Futsal, Methodology, Sportive Initiation, Early Sportive Specialization.

 

  1. INTRODUÇÃO

 

O futsal é um dos esportes mais praticados no mundo, principalmente no Brasil, um dos maiores campeões da modalidade e onde se aparece vários talentos para o futsal e também no processo de formação para o futebol de campo (Confederação Brasileira de Futebol de salão, 2009).

Atualmente, os indicativos mostram que o futsal é o esporte que possui o maior número de praticantes no Brasil, em se tratando de escolinhas esportivas. No mundo, são mais de 70 países que o praticam, tendo como destaque além do Brasil, a Espanha, Itália, Portugal, Rússia, Argentina, Paraguai entre outros. O esporte vem ocupando um espaço cada vez maior na vida das pessoas, especialmente das crianças e dos jovens (FREIRE, 2003).

Por volta dos anos 2000 era visto a prática do futsal em lugares aleatórios, com a evolução do esporte se deu lugar para quadras de escolas, clubes, condomínios, associações. E com um professor capacitado ajudando no desenvolvimento e aprendizagem. (FREIRE, 2003).

Em busca de ocupar o tempo, educação e saúde para seus filhos, os pais procuram escolinhas, clubes, e outras instituições infantis para as crianças de diversas idades praticar esportes. E por vários motivos, dentre eles o sedentarismo de seus filhos, porém alguns procuram as mesmas instituições, já com o objetivo de tornar seu filho um atleta profissional no futuro. (FREIRE, 2003).

“A iniciação esportiva é considerada uma fase de experiência em um determinado esporte, onde se dá maior ênfase. É preciso tomar os devidos cuidados na maneira de conduzir os processos de aprendizagem, planejando e respeitando as faixas etárias. Evitando que seja transformada em um mini-adulto.” (RAMOS E NEVES, 2008).

É essencial que o profissional de educação física esteja preocupado de como está sendo ensinado o futsal para as crianças. Os processos pedagógicos devem ser elaborados de acordo com a faixa etária, para que não haja abandono precoce da modalidade, e leve o trauma para o resto de sua vida. (VOSER, 1999)

Deve ser trabalhado com essas crianças um modo geral de se aprender movimentos, melhorar o acervo motor. Com isso as respostas dentro do jogo propriamente dito, será eficaz a partir dos 12 anos. (APOLO, 2007).

Neste contexto da popularização do futsal, apesar dos diversos benefícios providos pela sua prática, um grande problema que vem se desencadeado, é a iniciação especializada cada vez mais precoce ao futsal. Neste sentido, alguns relatos feitos em torno da iniciação precoce nas atividades esportivas geram polêmicas. Conforme revelado por Vargas Neto et al. (1999) citado por Voser (2003), são vários os benéficos da prática esportiva infantil, mas também respeitando as regras e processos e não esquecendo os riscos  que está sujeita a criança praticante do esporte de rendimento.

Partindo desse pressuposto, a relação da iniciação do futsal com a aprendizagem, condiz ao seguinte problema: Quais os métodos utilizados no processo de ensino-aprendizagem?

Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo geral conhecer os obstáculos que o profissional de educação física terá ao atuar na fase de iniciação esportiva. E como objetivos específicos identificar os riscos e benefícios da especialização esportiva precoce.

A hipótese: existem diversos métodos de ensino cada um com seus prós e contras. Cabe ao profissional identificar o método mais vantajoso para o ensino da criança em questão minimizando os riscos e potencializando os resultados, além de solucionar possíveis problemas que são frequentes dentro do esporte nessa fase da criança.

 

 

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1. Benefícios da prática de exercícios físicos 

Atualmente, é notória a transformação que ocorreu na sociedade sobre o padrão de vida. Os meios tecnológicos fazem com que as pessoas evitem a prática de exercícios físicos. A escada rolante, os controles remotos, celulares e computadores conduzem a diminuição da atividade física e por esse motivo o risco de patologias cresce. (BILTOVENI; VOLPE, 1998, apud NAHAS et al, 2000).

“As atividades físicas e desportivas têm especial importância para as crianças oferecendo assim uma ampla gama de ações destinadas a preencher construtivamente o tempo livre de crianças e jovens, contribuindo para sua formação e afastando-os das ruas. Desenvolver o cidadão através de práticas esportivas é um método que vem dando certo em todo o país. Afinal, não é de hoje que se escuta falar de crianças e adolescentes que mudam suas vidas e tornam-se verdadeiramente cidadãos de bem, após participar de projetos sociais.” (LIMA, 2012. p.67)

Um dos principais fatores para a melhora da condição física e da saúde é a prática de atividades físicas. Sabe-se que o sedentarismo é uma das grandes causas de obesidade e problemas cardiovasculares, com isso a prática de atividades físicas e esportivas desde a infância são importantes para que as pessoas mantenham uma vida ativa desde o início de sua vida e continue com o hábito de praticar exercícios por vários anos. (PERKINS et al, 2004 apud JÚNIOR et al, 2007).

A população brasileira de um modo geral, tem conhecimento que a prática de exercícios físicos tem proporcionado melhorias significativas na saúde, reduz o risco de mortalidade, doenças crônicas e degenerativas, favorece o controle da pressão arterial devido a seu efeito hipotensivo, controle de diabetes, depressão e manutenção da densidade óssea. (SIQUEIRA et al, 2009).

Exercícios físicos estão relacionados com a evolução da saúde desde 1950, várias razões influenciam para diminuição do peso e evitam mortes precoces por doenças cardiovasculares. A prática deve ser incentivada no mundo todo e assim ajudar as pessoas a se sentirem melhor no trabalho, em sua casa e até mesmo em um momento de lazer com familiares. (SENA et al, 2017).

Recomenda-se que a prática de exercícios físicos seja realizada de três a cinco dias semanais, sendo de 30 a 60 minutos dependendo da intensidade. Uma das opções são exercícios aeróbios, natação, corrida, ciclismo, ou também esportes coletivos e com raquetes. Tendo conhecimento que para o início dessa prática, é importante que seja avaliado por um médico, depois disso podendo escolher local ideal para se realizar os exercícios. (LAZOLLI, 1997). [...]