Pessoa com caspa

Outro dia estava com uma conhecida num churrasco de amigos. A TV estava ligada e, num certo momento, passou uma propaganda de um produto para micoses. E essa conhecida então larga um “credo, que nojo” que me chamou a atenção! Provavelmente todo mundo que conheço já tinha tido algum problema com isso, já que é até comum ocorrer – caspa, micose nos pés... problemas comuns que afetam qualquer pessoa. Mas parecia que a essa conhecida, nunca atingiram.

Do estranhamento, passei a pensar no quão comuns esses problemas são e comecei a pensar nas tantas formas possíveis de criarmos um ambiente maravilhoso para um funguinho fortuito! Eu já tive várias vezes, e por causa disso, tem sempre uma pomada de Cetoconazol lá em casa, para quando eles resolvem aparecer.

Mas o que fazemos de errado?

O fungo é um microrganismo que se adapta a vários meios diferentes, mas os que nos afetam mais preferem ambientes úmidos e aquecidos. Muitas vezes, cometemos pequenos delitos que acabam criando, em nós mesmos, criadouros mais que adequados para esses danados se instalarem e montarem residência por ali mesmo.

Existem vários tipos de cabelos cacheados, mas uma coisa que as mulheres donas deste cabelo têm em comum é que os fios nascem apontando para cima; as que têm cabelos lisos têm fios que nascem já se debruçando uns por cima dos outros. Mas voltemos às cacheadas. Quem tem cabelo cacheado sabe que não pode lavá-lo todos os dias pois eles já têm uma tendência natural ao ressecamento; mas aí algumas resolvem alisar o cabelo – seja por química, seja por chapinha. Aí o que acontece? Seus fios agora caem uns sobre os outros desde a raiz. Essa raiz, que antes era bastante ventilada, agora ficou sufocada – mas como a moça era acostumada com raízes ventiladas, ela se esquece de aumentar a frequência das lavagens. Resultado? Caspa. Para esses casos, existem os clássicos shampoos anticaspa, mas nem sempre eles são suficientes, sendo necessário apelar para um “shampoo clínico” que contenha Cetozonazol (um antifúngico mais poderoso do que o zinco).

Mesmo num país quente como o nosso, é possível encontrarmos pessoas que passem muito mais tempo usando sapatos fechados do que sapatos abertos. As mulheres, devido à moda favorável, têm inúmeras opções de sapatos abertos, inclusive para o ambiente de trabalho; já os homens, por terem menos opções disponíveis no mercado, acabam passando muito tempo com os pés fechados em tênis e sapatos sociais. O resultado? Micoses e fungos nas unhas. Para isso, existem várias pomadas diferentes, além de sprays e comprimidos via oral.

Miudinho e ordinário

Chega a ser engraçado como algo tão pequeno como um fungo consegue atrapalhar tanto as nossas vidas! Haja Cetoconazol desse jeito! Mas talvez por não o vermos é que caímos tanto em suas armadilhas.

Alguns fungos já são naturalmente presentes na nossa pele, como a cândida, já presente nos genitais femininos praticamente desde o nascimento, mas que só apresenta problemas se a imunidade do corpo baixar por alguma razão. Outros estão presentes devido ao uso de um certo local como piscinas e saunas; neste caso, pessoas que já estejam contaminadas por algum tipo de fungo (por exemplo, o de unha) podem acidentalmente deixar alguns esporos no chão úmido. Se outra pessoa pisar ali e não se higienizar adequadamente depois, pronto: eis o contágio. As micoses de virilha e as chamadas pé-de-atleta também são passadas à frente com facilidade.

Por isso, é importante que os indivíduos que estejam com alguma micose evitem frequentar locais como piscinas e saunas, além de evitar compartilhar alicates. Com esta atitude, evita-se que muitas outras pessoas sejam contaminadas e deem sequência ao ciclo de contágios.