Nos operadores logísticos são adotados os CDs (centros de distribuições) com o propósito de suprir estoques de filiais ou clientes. Logo todos os produtos que uma empresa vende, foram passados por algum centro de distribuição. Todas as distribuições feitas são geradas por demandas, as quais são feitas através de um ERP que gerencia todos os produtos, quais produtos irão ser comprados e quando serão comprados (FERNANDES, 2008, p. 111).

A atividade fundamental oferecida pelos grandes centros de distribuição é demonstração de um serviço de excelente qualidade, e custos baixos que serão um atrativo aos consumidores.

Como todo processo tem um início, o processo de distribuição começa com a geração de pedidos feitos pelo próprio ERP, onde, são impressos mapas de separação para o colaborador, que irá passar todos os produtos para a banca de conferência, onde serão conferidos os produtos no sistema WMS que serão expedidos para a expedição de nota fiscal e assim, para a companhia de transporte até o local de entrega desejado.

Sempre os processos de armazenagem serão agilizados de acordo com o estoque, pois se todos os produtos do mapa de separação estiverem contidos no mesmo endereço, os atendimentos não terão dificuldade para serem organizados, agilizando assim, o processo de separação. Se os locais de entrega forem supridos, não haverá perda de tempo com movimentação de produtos da primeira localização para a segunda localização.

Afirma Fernandes (2008, p.113):

O aumento da importância dessa atividade propiciou que novos investimentos fossem efetuados, principalmente nos sistemas de separação. Para se ter uma ideia da representatividade dos custos dessa atividade em média, o Pickingé responsável por 60% dos custos de uma operação de distribuição.

 

A forma de embalagem de todos os produtos separados e conferidos é de extrema importância, pois isso é o ponto principal de atrativo para os consumidores. Esse processo envolve toda a área de marketing, design, engenharia de produção, logística e meio ambiente. Assim todo o processo feito corretamente vai ajudar na redução de custo com produtos avariados no transporte que podem danificar os outros produtos. (SILVA, 2004, p. 31).

Segundo Fernandes (2008, p.117) uma distribuição pode ser comparada a vários sistemas do dia a dia, por exemplo: as prestações de uma casa para mantê-la em funcionamento, precisam de atendimento e suprimento. Como em todo atendimento, há custos. Sendo assim, no âmbito da distribuição, há vários processos integrados, para que o processo de distribuição flua corretamente é preciso contribuição dos colaboradores no que se refere a processos de separação, conferência, expedição e transporte.