GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA

LANDMANN, Suzana[1]

RESUMO: As instituições de educação possuem o direito e dever de proporcionar as crianças que são atendidas pela instituição com ensino de qualidade. É de fundamental importância a presença da família no âmbito escolar para que as crianças obtenham pleno aprendizado. As instituições escolares e familiares devem se unir para transmitir os conhecimentos formais, éticos e morais.

Palavras-Chaves: função social da escola, ensino de qualidade, relação escola e família, comunidade na escola.

  1. INTRODUÇÃO

A função social da escola, assim como da educação em observação a um contexto geral é observada como uma conquista histórica, observa-se que ao longo dos anos a escola passou por relevantes transformações, em decorrência de seu processo evolutivo. Para Rezende (2013,p.4) o sistema educacional ainda possui muitos problemas sociais, trata-se de dificuldades de adequação, concomitantemente disparidade entre as necessidades e a realidade, pois a sociedade caminha de forma acelerada enquanto as instituições escolares são mais vagarosas.

A autora (2013,p.4) relaciona que apesar deste, não deve-se desviar o foco da função social escolar, tratando-se de transmitir aos educandos de forma sistematizada o saber, em que os educadores utilizam-se de seu conhecimento cientifico adquirido para instrumentalizar aos educandos, com o objetivo destes passarem a atuar na sociedade de forma consciente e concreta.

Com referência ao papel do educador em busca do conhecimento das relações sociais eficazes, observa-se que Possamai (2014, p.105) relaciona o dever do professor em garantir a transmissão de conhecimento cientifico de forma sistematizada, com o intuito de formar sujeitos ativos, críticos na sociedade em que vivem, que refletem sobre as formas que podem atuar como desenvolvedores de condições transformadoras.

            Em relação a temática, se observa que a grande pertinência de se discutir o assunto no âmbito educacional, sua relevância é ressaltada pelos autores Oliveira, Moraes e Dourado (2016, p.2), quando estes, relacionam a importância da discussão relativa a função social da educação e da escola, observando a educação de forma abrangente, em que engloba todas as práticas sociais observadas nas relações sociais em que os indivíduos estabelecem mutuamente, em diferentes instituições, assim como em movimentos sociais, denominados pelos autores de constituinte e constitutivas de relações.

Sendo assim, para os autores (2016, p.2), as unidades educacionais desempenham sua função social como formadoras de sujeitos históricos, em que estas necessitam possuir espaço de sociabilidade, os quais possibilitam que seja realizada a construção e socialização do conhecimento produzido, considerando que em primeiro momento esse conhecimento não é transmitido, pois para os autores, este conhecimento é “vivo” e é caracterizado como um processo em construção.

            Considerando a reflexão, deve-se então buscar um ambiente escolar que proporcione as melhores experiências sociais aos educandos, nesse sentido, Arêa (2004, p.6) relaciona que é indispensável as unidades educacionais proporcionar a socialização do saber sistematizado, também buscar garantir que a aquisição do saber seja apropriado ao educando, promover a integração entre o saber cientifico ministrado com o saber popular já obtido pelo educando, promover gestão participativa e contribuir de forma significativa em questões relativas a igualdade, humanidade e justiça social.

             Dentro dessa temática, torna-se interessante uma análise crítica no ambiente educacional, diante disso Coelho e Orzechowski (2011, p. 16321) abordam uma reflexão sobre esse espaço social que foi moldado na medida das necessidades da sociedade, considerando que o ato de ensinar é observado em todas as comunidades, em diferentes períodos históricos ocorreu a transmissão de conhecimento.

Ponderando o espaço educacional como algo presente também, pois, ao longo da história humano, o ato de ensinar é atribuído a alguém e na medida que o conhecimento, assim como, as relações humanas oriundas desses conhecimentos, passaram a ser mais complexas, esses espaços de transmissão do conhecimento também foram modificados.

            As autoras (2011, p. 16322), relacionam que se pode afirmar que a escola sempre esteve presente, sendo esta, participe da história da humanidade enquanto busca pela hominização, definindo a escola como um instrumento contribuinte para o processo de evolução do ser humano. Considerando que se trata do local que possui a intenção de ensinar, este considerando em determinadas épocas como um ensinamento formal, entretanto, observa-se historicamente que a escola sempre teve amostras de estar ligada ao contexto social, analisando que está existe por uma necessidade humana.

            Sendo assim, as autoras (2011, p. 16322), abordam as escolas, em especial as escolas públicas como nascedouros da necessidade material da sociedade, e considerando o caminhar sob esta visão, que seja seguindo os patrões determinados pela economia, ou então em busca de negar essa ordem e ir além desse jugo econômico. [...]