Wynwood

Todos os brasileiros – ou quase todos – têm o sonho de viajar para a maior e mais importante cidade do estado americano da Flórida, a badalada Miami. Motivos não faltam. Há desde maravilhosas praias, caso da icônica South Beach, até shoppings fantásticos, outlets com preços que realmente valem a pena, restaurantes estrelados e boates e danceterias quentíssimas. No entanto, você sabia que há muito mais do que isso nesse destino imperdível?

Aos que já fizeram ou que planejam fazer uma viagem para Miami, vale a pena pensar e dar uma olhada nos pontos turísticos um tanto esquecidos dessa cidade. Gosta de artes? Então há um distrito focado inteirinho na arte urbana, com graffitis, paredes pintadas, stencils e obras de diversos artistas – americanos e internacionais. E de natureza? Pois, além do oceano, Miami deleita qualquer visitante com um dos mais belos parques tropicais e subtropicais do mundo, um verdadeiro banquete da biodiversidade. E música latina? Ah, Miami fervilha por causa de seus cubanos, tendo até um bairro latino muito animado e divertido.

Ficou entusiasmado? Então, confira esses e outros destinos que você precisa colocar em seu itinerário por Miami. Claro, você até pode comprar e bater perna na Ocean Drive, mas você só conhecerá Miami de verdade se você for para esses lugares!

Little Havana

Little Havana, ou “Pequena Havana” em inglês, é o tal bairro latino de Miami. Ela não surgiu à toa, pois, para quem não sabe, a Flórida e Cuba estão praticamente coladas uma da outra, com uma distância de apenas 368 quilômetros entre si. Não é de se surpreender, então, que Miami tenha recebido muitos cubanos ao longo das décadas, principalmente com a ascensão do comunismo e a instalação da Era Castro.

O resultado? A cidade não parece uma típica metrópole americana, já que há muitos latinos vendendo comida nas ruas, fumando charutos, falando alto em espanhol e até dançando salsa e enchendo de vida suas ruas. Só que, se você quer conhecer mesmo o espírito latino da região, você tem que ir para Little Havana – mais precisamente, para a 8th Street. Apelidada de Calle Ocho, a rua é o local perfeito para você encontrar produtos tipicamente cubanos, como as autênticas guayaberas. Tratam-se de camisas de tecido bem fino que são conhecidas por terem duas tiras, pelo menos, na parte de frente e de trás. Há vários modelos para você escolher, que podem ser complementados com os lindos chapéus-panamá.

Entre uma caminhada e outra, não dispense uma pausa na Versailles Bakery, que, apesar do nome afrancesado, vende doces e pratos cubanos. Experimente, por exemplo, o bolo tres leches, beeeem docinho, e o café com leite e açúcar, bem revigorante.

Wynwood Arts District

Outro bairro imperdível de Havana – ops, de Miami é o Wynwood Arts District. Isso porque, nos quarteirões entre a NW 28th Street e a NW 22th Street, ao longo da NW 2nd Avenue, há inúmeras obras de arte urbana para qualquer turista se deleitar. Tudo muito colorido, feito por artistas como os brasileiros Os Gêmeos e Speto, o espanhol Liqen e a equatoriana Lady Pink. O mais interessante é que essas obras estão instaladas em muros, representando o melhor da street art em Miami e também no mundo.

Aproveite sua viagem para Miami e conheça também suas galerias, já que Wynwood não vive apenas de muros pintados. Há ainda bares descolados e maravilhosos restaurantes. E, para complementar, no segundo sábado de cada mês, há food trucks bem diferentes, para você conhecer um pouco da criativa comida de rua da cidade.

Fairchild Tropical Botanic Garden

Escape um pouco das loucuras de Miami e refugie-se no belíssimo jardim botânico de Miami, o Fairchild Tropical Botanic Garden. Com 335 mil metros quadrados, o jardim fica no subúrbio chique de Miami, a cidade de Coral Gables. Seu foco, como já denuncia o nome, são as plantas tropicais, havendo mais de 1500 palmeiras e 3500 espécies diferentes em toda sua área.

Além disso, há um borboletário – repleto de borboletas coloridíssimas –, uma lagoa e um museu imperdível sobre biodiversidade. Aos que querem aprender um pouco sobre cada espécie, faça o tour guiado, em que você vai com um guia de carrinho para as principais regiões do parque.

Matheson Hammock Park

E, por fim, há outra maravilha natural de Miami. Trata-se de um parque imperdível e ainda desconhecido por muitos turistas, o que o torna muito privativo e paradisíaco, sem a badalação exagerada da cidade. Também situado em Coral Gables, ele se destaca por apenas um motivo, além, é claro, da ótima infraestrutura e da vegetação exuberante: ele tem uma piscina natural, formada por um atol de corais e abastecida com as águas da vizinha Biscayne Bay, que chegam até lá pela maré alta. Ou seja, nada das ondas do oceano, mas a água é salgada e é uma delícia, perfeita para quem quer se banhar e relaxar depois de um dia movimentado de passeios.

Pois é, você viu que Miami é uma cidade tão fantástica que não faltam roteiros diferenciados para você sair do óbvio. Em sua viagem para Miami, escolha um deles e divirta-se, porque, nesse destino, o que não dá é ficar parado e entediado!