O Fórum Sarauí Forsatin que se preocupa da questão dos sarauís  detidos nos campos de Tindouf, sudeste da Argélia, tratou dos casos de descontentamento e do pânico que se expandem no seio do "exército" da Frente Polisário, provocando um tremendo medo na segurança da polisario,  bem como  a frustração e a perplexidade, perante o quadro dos mortes e suspeitas cada vez mais desvendadas pela imprensa local e regional.

De acordo com as informações do fórum Forsatin, o assunto tem tomado várias proporções, agravando  a situação  dos campos da polisário e suas famílias, cujos filhos pertencem à força da segurança da polisário e sob a pressão da milícia da polisária.

Diante desta situação as famílias começaram a se procurar das medidas  para proteger seus filhos e as crianças  que morrem de forma brutal,  obrigando Ibrahim Ghali, líder do Polisario a adotar a política de avestruz, o silêncio aplicado depois das falsas promessas das milícias da polisário que se mostraram indignados com o estado falido da Polisário.

A gravidade do assunto explica o nível da tensão generalizada, ameaçando as famílias, obrigando-as a contrabandear seus filhos  para envolver as unidades militares, através da força, do terror, ou ainda do massacre corrente que  lembra  a tragédia da insurreição de 1988,  que exacerbou o ódio e a vingança, após a morte do jovem saaraui, "Ammar Ould Enay", denunciando esta morte complice, interrogando assim sobre o mistério e as suspeitas da frente da polisário.

 O caso pode ser atribuído a uma pequena lesão ou a um problema de saúde, ou ainda a negligência, subsequente de um socorro atrasado, manifesto de um  ministério,  o que carateriza a vida dos saranianos detidos nos campos de Tindouf, cuja maioria negligenciada  ou mal atendida, tanto nos hospitais do Estado na Argélia, bem como no estado da Polisário que envolve circunstâncias misteriosas e ausência de resposta às exigências de muitas família no exterior,  Espanha ou Cuba.

O caso da morte do jovem Ammar Ould Enay, não foi o primeiro nem o último, que precede muitas mortes, mais recentemente, o jovem "Protegido por Deus" nasceu em 1980, militar, morreu em circunstâncias misteriosas, ele também ficou  sem cuidados medicais, apesar que sua família tentou transferí-lo para o exterior .

As unidades militares da Frente Polisario vivem em um estado de pânico que visa principalmente os jovens, ameaçando aqueles que se negaram a integrar as fileiras militares, caso contrário tornar-se objeto de execução, de perseguição ou de oposição.

A Polisário não quer sair da situação do impasse através de um plano de autonomia, preferindo manter o povo detido nos campos da miséria, enquanto as milícias desenvolvem projetos  financeiros mantendo mansões  e fortalezas, alimentado o sofrimento a  condenação dos saranianos.

Lahcen EL MOUTAQI

Professor- Universitário- Rabat- Marrocos