França será ligada ao Brasil por via terrestre  a uma ponte binacional setrentrional.

    O Acordo Internacional  Franco-Brasileiro se refere a construção de uma ponte sobre o Rio Oiapoque de um lado O Município de Oiapoque(Amapá) e de outro o Município Francês- Saint George de L’Oyapock  assinado no dia 15 de julho de 2005 na ocasião da visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva na França. Este acordo binacional foi ratificado pela Republica Federativa do Brasil(Mercosul) em 2006 e pela Republica Francesa( EU) pela lei de 18 de janeiro de 2007.

    O acordo  prevê que cada acordante realize  as vias  de acesso na ponte e os postos de controle situados sobre seu território e que a ponte será construído sobre domínio brasileiro.

    O custo total da operação foi estimado em 30 milhões de euros  dentre o Brasil e a França .

Com duas comissões existentes: uma , intergovernamental e uma técnica .

    O encontro dos presidentes SARKOZY e  LULA em saint Georges(Guiana Francesa) em fevereiro de 2008 foi a ocasião de reafirmar sua vontade comum de ter resultado rápido na realização desta ligação.

    A comissão intergovernamental reunida em paris em 29 de abril de 2009 resultou que a  França participará  no financiamento da obra da ponte com 50% dos custos fora as taxas.

    Atualmente, a infraestrura francesa já foi concluída e a do Brasil(Amapá)  ainda está em andamento sem previsão de conclusão .

por : iran de brito costa

 Fonte: revista “ le développement dela CCIG¹, pág.18,avril 2011-no.105.

 1. CCIG-em francês( Câmara de Comércio e Industria de Guiana Francesa ) .