Este inverno foi bem seco em São Paulo, e notadamente no sul do Brasil. O sol mostrou suas caras boa parte do tempo e a poeira cobriu o pôr de sol de nossas tardes a maior parte das vezes. Porque isso é importante para a fotografia?

 

Quando fazemos retratos, principalmente a luz é muito importante. E quando falamos de luz estamos falando de três aspectos fundamentais: Sua cor, sua direção e sua dureza.

 

A cor da luz, que é o primeiro item de nossa lista determina a atmosfera que uma fotografia vai ter. Uma fotografia feita com luz branca, reproduz muito bem tanto amarelos e vermelhos quanto verdes e azuis. Esta luz é obtida no meio do dia, longe do nascer e por do Sol, quando a luz é extremamente amarelada. Este amarelo empresta a pele das pessoas um tom cobre muito agradável. Pena que ele dure muito pouco tempo em nossas latitudes. Já o tom azulado, predominante principalmente quando estamos à sombra num dia claro ou em dias nublados, deixa a pele com um tom frio, que dependendo da intensidade é muito desagradável, fazendo com a aparência deixe de ter vitalidade.

 

A direção é outro aspecto importante, e na luz do inverno fundamental, principalmente quando a luz solar bate diretamente no modelo fotografado. Se esta luz vier bem por detrás do fotógrafo ela corre o risco de ficar chapada, sem volume. Se vier por detrás da modelo a luz ficará muito azulada e com certeza você não gostará do resultado de sua foto. Curso de fotografia sobre luz.

 

A luz ideal é a luz lateral, vindo levemente de lado, de modo que provoque sombras leves que apenas acentuem os volumes. Uma foto com volumes é sempre impactante e chama a atenção.

 

A dureza é a ultima característica da luz e que deve ser controlada, sombras duras são aquelas escondem feições e fazem a foto parecer estar perdendo uma parte. A melhor forma de evitar este problema, é fotografar num dia levemente nublado onde o Sol consiga penetrar nas nuvens e que ele assim também seja difundido. Está é luz ideal. Caso isso não aconteça e a luz esteja realmente dura, use uma grande superfície branca para rebatê-la e preencher de luz pontos escuros da modelo.