O Marrocos pretende colocar  sua experiência no campo da formação profissional a serviço de vários países africanos.

E isto em virtude das  convenções -quadro da cooperação assinada, sexta-feira em Dakhla,  na margem do 1º Fórum Africano de Formação Profissional.

Assinado, por um lado, pelo embaixador director geral da Agência Marroquina de Cooperação Internacional (AMCI), Mohamed Methqal e pela directora-geral do Gabinete da Formação Profissional e Promoção do Trabalho (OFPPT), Loubna Tricha e, por outro lado, pelos ministros interessados de Burkina Fasso, de Guiné-Bissau, de Djibuti, de Chade, do Mali e Madagáscar, estas convenções visam a compartilhar com os países, parceiros africanos, a experiência e a especialização desenvolvida pelo Marrocos no campo da formação profissional e da concessão de bolsas de estudo para os países africanos.

Em virtude destas convenções, 200 estagiários vão beneficiar a cada ano de formação de uma bolsa para prosseguir seus estudos nos estabelecimentos de OFPPT.

A cooperação no domínio da formação profissional e ensino técnico entre as partes contratantes visa, principalmente, uma formação de especialização e exploração de um dispositivo de ensino técnico a ser administrado pelos professionais e expertos marroquinos, e via  um plano de acção conjunto de cooperação e desenvolvimentos.

Estas convenções têm por objectivo assegurar a formação do pessoal administrativo, o enquadramento técnico-pedagógica nos sectores prioritários, promoção de acções de geminação entre instituições de formação similares, implementação de experiência em matéria de organização, de operação e de gestão, bem como do intercâmbio de experiências, de estudos e documentação em termos de educação técnica e formação profissional.

Do mesmo modo, estas convenções dizem respeito à troca de visitas entre os líderes e especialistas dos países envolvidos e sobre o desenvolvimento de um sistema de formação contínua e do acompanhamento da criação de empresas.

Em um comunicado, Sr Methqal lembrou o compromisso do rei do Marrocos, Mohammed VI, a favor do desenvolvimento sustentável do continente africano, através da promoção do capital humano.

Neste contexto, ele reiterou a disposição da AMCI trabalhar com o OFPPT para fortalecer o projeto da cooperação do Reino com os países africanos no campo da formação profissional, que constitui uma alavanca complementar, necessária para o desenvolvimento da África.

Da mesma forma, o responsável sublinhou que essas convenções, conforme a visão do Soberano para a África, visam acelerar a empregabilidade em matéria da formação profissional com os países irmãos do continente africano.

Pretendendo também compartilhar a experiência de Marrocos no domínio da formação profissional, aumentando o número de beneficiários que serão acolhidos nos centros de formação profissional nos diferentes sectores da sociedade marroquina.

A AMCI engaja, nesse sentido, a conceder bolsas de estudos para os jovens estagiários, permitindo-lhes cobrir os custos de inscrição, de acomodação e de alimentação.

Por seu lado, a Sra. Tricha salientou que o OFPPT está envolvido em 59 acordos de parceria com 25 países parceiros africanos, afirmando que estes acordos cobrem duas áreas de apoio, a primeira das quais é apoiar os países parceiros na consolidação dos seus sistemas. formação profissional a nível local, enquanto a segunda diz respeito à recepção de formandos africanos em instituições do OFPPT em Marrocos, em colaboração com a AMCI, garantindo a concessão de bolsas de estudo.

O OFPPT, por sua parte, assegura as missões de diagnóstico de sistemas de formação profissional em países africanos, acompanhando a criação de centros de formação em 8 países africanos, considerando que este Escritório OFPPT estabelece a engenharia de  formação para os professores e formadores técnicos, através da criação de centros de formação profissional que satisfaçam as necessidades dos sectores prioritários nos países parceiros africanos.

O Escritório pretende, para o ano de 2018-2019, acolher mais de 600 formandos africanos repartidos, primeiro e segundo ano de diferentes centros da OFFPPT no Marrocos.

Acrescentando, por outro lado, que o objetivo desses acordos é de aumentar a cota parte reservada aos estagiários africanos e, criar um quadro mais abrangente de parceria com os países em causa que necessitam de apoiar e reforçar os seus programas locais de formação profissional.

Estes tipos de acordos foram assinados na presença do líder do governo marroquino, Saad Dine El Otmani, diferentes membros do governo, incluindo o Ministro da Educação Nacional, da Formação Profissional, do Ensino Superior e da Investigação Científica, considerou, ministro do Trabalho e da inclusão social, Mohamed Yatim e Secretário de Estado da Formação profissional, Mohamed Rherras.

Sob o Alto Patrocínio de Sua Majestade o Rei Mohammed VI, este fórum do caracter internacional faz parte da política do Soberano, que tem por objetivo dar um impulso à cooperação Sul-Sul em geral e a cooperação no espaço africano em particular.

Tal iniciativa do Ministério da Educação Nacional, da Formação Profissional, do Ensino Superior e Investigação Científica, sob o tema "Governança de sistemas de formação profissional ao serviço da empregabilidade e competitividade na África" ( de 21 e 22 de Dezembro),  atribui  os objetivos primários, concentrar-se nos princípios de governança participativa e dos sistemas de formação profissional, em prol do desenvolvimento inclusivo e do estabelecimento de um modelo de parceria com os Países africanos, a fim de promover o acesso à formação, a mobilidade e a qualificação de jovens, especialmente as populações migrantes.

O aprofundamento da cooperação entre Marrocos e os países africanos, através da operacionalização da "Aliança Africana para o Desenvolvimento da Formação Profissional," uma instituição de cooperação Sul-Sul,  criada por 15 países africanos, como parte de um acordo-quadro multilateral, assinado 18 de abril, 2017 em Meknes, Marrocos, para  explorar novas faixas de cooperação multilateral com os países africanos e examinar a possibilidade de aderir à Aliança e a uma zona africana de livre comérico.

Este encontro de dois dias (21 de dezembro e 22) entende-se como uma oportunidade para os profissionais e especialistas no domínio da formação para examinar as questões e os desafios comuns,  relacionados com a governança da formação profissional na África e seu impacto na valorização do capital humano.

Lahcen EL MOUTAQI

Professor- Rabat - Marrocos