Resumo

O presente trabalho tem como finalidade esclarecer a importância em adotar a ética como uma norma dentro de uma entidade, uma vez que com ela, busca-se minimizar as ocorrências de fraudes; além de explicitar algumas praticas de governança no combate à corrupção.

No desenvolvimento do trabalho é tratado conceitos afim de ajudar na compreensão da definição de ética e corrupção, e qual a influência destes com o indivíduo. Pode-se perceber a importância destes entendimentos, quando a corrupção é descrita como social e caracterizada pela incapacidade moral das pessoas de assumir compromissos voltados ao bem comum. A ética caracterizada como social, é o que se vive no dia a dia, ou seja, a própria vida, quando agimos conforme aos costumes considerados corretos. 

A partir do entendimento da ética e corrupção, é possível relacionar qual a importância da ética dentro de uma entidade no combate à corrupção. Atuar eticamente vai muito além de não roubar ou não fraudar a empresa. A ética nas empresas inclui desde o respeito com que os clientes e colaboradores são tratados ao estilo de gestão do líder da equipe. A ética é de grande importância, pois desta forma é possível prevenir corrupção e fraudes. Acredita-se que bons resultados profissionais e empresariais devem resultar de decisões morais ou éticas e que ter padrões éticos pode significar bons negócios a longo prazo.

Diante do atual cenário em que estamos inseridos, nos deparamos um grande escândalo envolvendo a ética: A Petrobrás. Este escândalo será abordado como um estudo de caso, a partir de análises do grupo em relação ao ocorrido e relacionando-o com a linha de pesquisa do trabalho.

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como finalidade esclarecer a importância em adotar a ética como uma norma dentro de uma entidade, uma vez que com ela, busca-se minimizar as ocorrências de fraudes;além de explicitar algumas praticas de governança no combate à corrupção.

No desenvolvimento do trabalho é tratado conceitos afim de ajudar na compreensão da definição de ética e corrupção, e qual a influência destes com o indivíduo. Pode-se perceber a importância destesentendimentos, quando a corrupção é descrita como social e caracterizada pela incapacidade moral das pessoas de assumir compromissos voltados ao bem comum. A ética caracterizada como social, é o que se vive no dia a dia, ou seja, a própria vida, quando agimos conforme aos costumes considerados corretos.

A partir do entendimento da ética e corrupção, é possível relacionar qual a importância da ética dentro de uma entidade no combate à corrupção.Atuar eticamente vai muito além de não roubar ou não fraudar a empresa. A ética nas empresas inclui desde o respeito com que os clientes e colaboradores são tratados ao estilo de gestão do líder da equipe. A ética é de grande importância, pois desta forma é possível prevenir corrupção e fraudes.Acredita-se que bons resultados profissionais e empresariais devem resultar de decisões morais ou éticas e que ter padrões éticos pode significar bons negócios a longo prazo.

Diante do atual cenário em que estamos inseridos, nos deparamos um grande escândalo envolvendo a ética:A Petrobrás. Este escândalo será abordado como um estudo de caso, a partir de análises do grupo em relação ao ocorrido e relacionando-o com a linha de pesquisa do trabalho. [...]