UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Centro de educação Por: Maria Severiana de Albuquerque Curso de Pedagogia 3º Período Email:[email protected]
DIDATICA Resenhas dos textos: Formação de professores: identidade e saberes da docência Autora: Selma Garrido, Os professores diante do saber: esboço de uma problemática do sabe docente: autor Maurice Tardiff

RECIFE - PE
2015 Textos 11 e 12:
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência in: PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade Docente. São Paulo: Cortez, 1999.
TARDIF, M. Saberes docente e formação profissional. RJ: Vozes, 2008, cap. 1

O texto de Garrido vem aborda uma temática bem discutida na nossa contemporaneidade, com relação à importância da formação inicial e contínua da docência, o atraente no texto de Garrido e a maneira como ela aborda essa importância da pratica docente, pois ela confirma de que, e necessário que hoje passe a repensar, a fazer indagações e, sobretudo que o docente tenha uma ação de reflexão sobre a pratica do ser professor, ou seja, de sua postura diante da sala de aula, e que e necessário repensar sobre o direcionamento sobre o objetivo do próprio ensino. Ideias essas que de um modo diferente e discutido também por Tardif quando e abordado no seu texto essa concepções em torno da problemática da docência com relação a sua formação.
Tardif passa a fazer um delineamento em cima dessa problemática do saber do professor, ele aponta certa atitude de estratégia que o educador assume mediante aos saberes social. O que justifica certas contradições que gira em torno da docência, como por exemplo, as condições que acarreta atualmente os nossos professores na sala de aula e que o professor precisa dribla certas praticas para colocar em pratica um ensino que seja mais ou menos adequado para a realidade do educando, e mesmo assim a docência de um modo geral ainda e desvalorizado. Questão essa que também que e debatida por Garrido, que nos traz uma contextualização bem concisa quando expõem essa problemática que e uma doença gerada pelas políticas competentes. Essa desvalorização da docência vivenciada pelos professores acaba provocando certa desilusão profissional da educação. Tardif no seu texto diferentes formas de saberes: profissionais, disciplinarias curriculares. Entres outros.
Essas ideias do autor e mostrar que existe saberes diferente e que são necessários para a pratica da docência que precisam esta em constante transformação, ou seja, que o professor busque através da formação continuada aprimora seus conhecimentos para atua com mais competência na sua atuação pedagógica.
Então, e necessário que educadores busquem relacionar não apenas a teorização sobre a nossa educação, mas que vivam a docência como ela e na atualidade e relaciona-los a pratica de ensino nas nossas escolas.