INTRODUÇÃO

 O presente estudo visa conhecer mais sobre o termo libras e as termalidades da deficiência auditiva , cujo métodos tem nos trazido solução as pessoas cuja vozes estão em seus dedos , podemos compreender melhor o assunto com a fala do nosso autor Skliar (1998, p.5) escreveu de uma nova“territorialidade educacional”.

Karl Marx

A primeira, e mais difícil, é o preconceito. A segunda é a estrutura física, que embora não seja tão difícil de ser superada, o poder público não tem disponibilizado verbas suficientes para que estas barreiras sejam superadas. Outra barreira é a falta de conhecimento a respeito dos direitos dos deficientes por parte dos seus familiares. Como lutar por direitos se não se sabe nem mesmo que eles existem.

A cultura está acima da diferença da condição social.

Outrora pudéssemos estudar sobre a inclusão , que de modo sutil vem estar a cada dia alcançando patamares de superação como vemos pessoas que superaram as dificuldades do dia a dia e se tornaram grandes profissionais .

Vygotsky defendia que o desenvolvimento cognitivo em cada etapa da vida não apresenta aspectos estanques e universais, havendo uma multiplicidade de possibilidades de acordo com a experiência de cada sujeito. Enquanto Piaget afirmava que as aptidões intelectuais acompanham o desenvolvimento orgânico, o psicólogo argumentava que o aprendizado não se subordina totalmente às estruturas intelectuais da criança, e que, na relação entre aprendizado e desenvolvimento, o primeiro vem antes, provocando “saltos” na compreensão e no conhecimento.

A inclusão ainda é um meio um pouco cheio de obstáculos , onde possamos evoluir e conviver com os seres humanos .

John Dewey

Quanto às nossas escolas, de fato, elas não estão mesmo preparadas para recebê-los. Entretanto, se for esperar que ela se prepare literalmente, esta inclusão demorará ainda mais para ocorrer. Desta forma, é que preciso que as escolas dêem o primeiro passo para o processo de inclusão, que é aceitar que ele se matricule. Depois disso, a escola poderá lutar juntos aos CREDEs as condições básicas para o atendimento dos mesmos, como é o caso de tradutores de LIBRAS e Braile, para deficientes auditivos e visuais respectivamente, entre outros.

Para quem tem uma boa posição social, / falar de comida é coisa baixa. / É compreensível: eles já comeram.

Os Estudos Surdos se constituem enquanto um programa de pesquisa em educação, onde asidentidades, as línguas, os projetos educacionais, a história, a arte, as comunidades e asculturas surdas, são focalizados e entendidos a partir da diferença, a partir do seureconhecimento político.

Ainda muito pouco de conhece sobre a terminologia libras e seu principal objetivo que é a comunicação, e a inclusão não somente escolar como social. Ao olharmos a realidade brasileira verifica-se que a dificuldade em conseguir um profissional capacitado na comunicação de libras o que traz prejuízos aos alunos .

Sacks (1990, p. 144) nos conta que Jane Bassett Spilman, ex-presidente doconselho de administração de Gallaudet, que ocupava o cargo há sete anos, escolheu Elisabeth AnnZinser, candidata ouvinte para ser diretora de Gallaudet, Jane na época comentou: “os surdos aindanão estão preparados para atuar no mundo auditivo”.

E então andamos construindo passo a passo a educação que por assim dizer está ultrapassada em termos de acessibilidade como podemos verificar nas falas em que Perlim cita que os sinais forma um grupo o que fica aquém da inclusão.

Perlin (1998, p. 62) analisou as identidades surdas, afirmando:Identidades surdas estão presentes no grupo onde entram os surdos que fazem uso daexperiência visual propriamente dita. Noto nesses surdos formas muito diversificadas de usara comunicação visual. No entanto, o uso de comunicação visual caracteriza o grupo levandopara o centro do específico surdo. Wrigley (1996:25) tenta descrever o mundo surdo comoum país cuja história é rescrita de geração a geração... As culturas dos sinais, bem como‘conhecimento’ social da surdez, são necessariamente ressuscitadas e refeitas dentro de cada

geração...

Libras é um conjunto de sinais feitos com as mãos possibilitando a comunicação de forma compreensível por aqueles que compreendem os sinais, existe até associação para que essa comunicação tenha mais acesso as pessoas que não possuem deficiências para que as pessoas se sintam incluídas na sociedade de fato.

Bauman (2003, p.67) falou dos laços pouco duradouros donosso tempo, mas exatamente os laços surdos não são desse tipo: “Os laços são descartáveis e pouco duradouros”.

A presença do professor na escola traz benefícios da inclusão como cita

Lunardi (1998, p.85) declarou sobre importância da presença doprofessor surdo na escola: Nesse sentido, a presença do professor surdo na escola representa muito mais que modelo delinguagem e identidade: ele é um articulador do senso de cidadania que se estabelece numprocesso de relação social. Essa relação acontece entre professores surdos e alunos surdos, porque essa troca social de conhecimentos se reproduz através da língua de sinais.