FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO!

Por Ciro Toaldo | 10/03/2025 | Religião

 

FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO!

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

NO feriado de carnaval, a caravana do Grupo Espírita Paulo e Estevão de Naviraí MS (GEPE), fez uma excursão à Uberaba e Araxá (MG), aonde se encontra o legado de Chico Xavier.

Estivemos no cemitério de Uberaba, na parte que estão seus restos mortais, onde há um memorial, mas simples. Nossa guia, Kátia, deu seu depoimento com emoção sobre o sepultamento de Chico em 30/06/2002, dia que Uberaba parou para homenagear seu ilustre cidadão.

  Após, fomos a casa na qual ele viveu, local singelo de quem não foi influenciado pela materialidade. A luz divina se faz presente, pois se percebe sua presteza ao próximo! Essa casa tombada como patrimônio, tornou-se ‘Memorial de Francisco Cândido Xavier’, ambiente com poucos pertences, contudo encontram-se a vastidão de suas obras e sua dimensão do trabalho espiritual voltado à necessidade de todas as espécies.

Um gigantesco legado deixado por este espírito evoluído que foi expandido por Uberaba e região, bem como pelo Brasil, pelo qual inúmeras Casas Espíritas foram fundadas, tendo como alicerce: “Fora da Caridade não há salvação”! Sendo essa uma de suas missões para propagar a doutrina espírita!

Estivemos na Casa da Prece, local que Chico também fazia atendimentos e psicografava seus inúmeros livros e cartas. Vimos o abacateiro utilizado por Chico, em pleno centro de Uberaba, lugar improvisado com sombra e bancos para realizar o Evangelho no Lar e fazer o atendimento dos que vinham ao seu encontro.

Um depoimento que presenciamos de Venerando Júnior, fundador da Casa da Sopa Adolfo Fritz de Uberaba, que narrou seus vários encontros com Chico, o qual afirmava, caso não viesse assumir seu trabalho junto aos mais necessitados, iria ficar doente. Após uma série de intempéries, começou sua atividade conforme a espiritualidade foi solicitada por meio de Chico Xavier.

Outra cidade mineira visitada foi Araxá, local onde se encontra a ‘Casa do Caminho’, um Centro Espírita sob a direção do Irmão José Tadeu, ser de luz que emana irradiação de energia divina. Fiquei impressionado com a quantidade de pessoas na busca de auxilio neste Centro, inclusive recebendo caravanas de vários locais do país!

Fomos até a localidade rural de Santa Maria, no município de Sacramento, lugar do primeiro Centro Espírita Rural do Brasil. Nesta fazenda Sinhô Mariano, exerceu sua mediunidade, este era tio de Eurípedes Barsanulfo e, neste local, convenceu-se de sua missão junto ao espiritismo e, tornou-se um ícone desta doutrina. Sugiro que se busque maior conhecimento de detalhes na biografia de Eurípedes Barsanulfo, sobretudo como se tornou um espírita. Nesta fazenda encontra-se a casa de Sinhô Mariano aberta para visitação, o Centro Espírita onde há reuniões, além de ter um amplo local para atender os visitantes e um albergue! É fascinante o Centro de Recuperação Doutor Bezerra de Menezes, para onde inúmeras Pessoas com Deficiências (PcD) são atendidas com amplas e modernas piscinas de reabilitação. Somente com o olhar espiritual se pode entender como em meio de uma fazenda, sob os mugidos de bois, há uma relíquia como essa, pois na maioria dos hospitais do país eles não existem!

Realmente, percebe-se a prosperidade do Espiritismo, em que pese seu estigma farisaico de ser algo maligno; importa é que inúmeras criaturas estão entendendo a mensagem de Jesus que afirmava: ‘fora da caridade não há salvação’!

Eterna gratidão aos nossos guias espirituais de Naviraí, Nilton e Juliana, pela oportunidade de promover essa caravana, assim, mais de quarenta pessoas tiveram a oportunidade de conhecer estes lugares fantásticos e, a Sheila e Kátia de Uberaba, nosso carinho, pois nos acolheram e foram um suporte importante para essa viagem!

Até o próximo!  

Artigo completo: