Fontes de poluição: pontual ou não pontual?

Poluição de um rio pode ser entendida como a alteração do estado do rio em um nível que afeta os organismos que ali vivem. Geralmente a poluição pode ser classificada como pontual ou não pontual. Mas, o que seria poluição pontual ou não pontual?

Essa é uma classificação baseada na origem, ou seja, na fonte de onde a poluição é originada.

A poluição é dita pontual quando sua fonte pode ser claramente identificada. Por exemplo, tubulações (canos!) que partem de uma indústria e descarregam efluentes em um rio são consideradas fontes pontuais de poluição. Por ter origem identificável, é possível localizar tais fontes e fiscalizá-las de forma relativamente fácil. Outro exemplo, pode ser o tombamento de se um caminhão contendo substâncias tóxicas. Se a carga atinge um rio, esse local de tombamento do caminhão também caracteriza uma fonte pontual de poluição para o rio.

Por outro lado, uma fonte não pontual de poluição, também chamadas de poluição difusa, são fontes de poluição que não são facilmente identificáveis. Por exemplo, a entrada de solo (terra) em um rio por meio da erosão não é facilmente identificável porque inúmeras são as propriedades rurais que contribuem para a entrada de terra nele. O mesmo pode ser considerado com fertilizantes e pesticidas. Em outras palavras, para o sedimento do rio, fertilizantes e pesticidas, não é fácil identificar com precisão a exata origem desses poluentes. Nesses casos, geralmente inúmeras fontes de poluição existem não podendo identificar facilmente a contribuição de cada uma para o resultado final que encontramos no rio.

Preparado a partir de:

https://www.youtube.com/watch?v=t632Bz8AQoU