UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS
CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

FOLHETO INFORMATIVO SOBRE ANATOMIA E MORFOLIGA DA FOLHA

AUTORES: JAMILE TEIXEIRA
MARIANA QUEIROZ
QUELLI FRANÇA
SILÉIA NEVES

PROFESSORA : GIRLENE SANTOS DE SOUZA

CRUZ DAS ALMAS
JULHO DE 2011

A folha é um dos órgãos dos vegetais responsáveis por suas atividades metabólicas como a fotossíntese e a respiração. É formada pela epiderme dorsal e ventral e pelo mesofilo. A epiderme é formada por uma faixa de células vivas dotadas de cloroplasto, que ficam dispostas sem espaços intracelulares. São capazes de acumular substâncias nutritivas de reserva. Na epiderme há algumas extensões de formas variadas, chamadas tricomas, que possuem um aspecto de pêlos ou escamas. Dentre as suas funções podemos citar: absorção de água das folhas controlando a umidade, a secreção de substâncias nutritivas e proteção. Os estômatos da epiderme estão freqüentemente em uma região baixa, chamada cripta estomatífera, ou também em outras áreas mais altas e até mesmo na mesma direção de outras células epidérmicas. Na superfície das células epidérmicas é produzida uma camada de cutícula, que tem uma proximidade com o ar atmosférico, e pode estar relacionada com a transposição de substâncias para a epiderme, através da dilatação de algumas regiões. Frequentemente, nas monocotiledôneas a cutícula é espessa nos dois lados da epiderme. Já nas dicotiledôneas são espessadas somente no lado superior da epiderme. O mesofilo é um tecido parenquimático rico em cloroplastos e de grande sistema de espaços intercelulares. Ele pode ser composto pelo parênquima paliçádico ou parênquima lacunoso. O parênquima paliçádico é um tecido que está localizado na epiderme da superfície superior da folha (adaxial), possui as suas células dispostas em fileiras e com células alongadas. As células do parênquima paliçádico possuem espaços intercelulares parcialmente. A realização da fotossíntese é uma função deste tecido. As folhas que possuem o parênquima paliçádico nas duas superfícies (adaxial e abaxial) são chamadas de isolaterais ou bilaterais.
Quando o parênquima está presente somente na superfície adaxial da folha, ela é chamada de dorsiventral ou bifacial. O parênquima lacunoso tem como característica marcante os espaços intercelulares em toda a sua estrutura, que possibilitam a realização das trocas gasosas. Suas células possuem um aspecto de uma estrela, com ramificações que fazem a conexão com outras células. O sistema vascular
é caracterizado pela relação que faz entre o mesofilo e os tecidos vasculares. Os tecidos vasculares são representados por um complexo de nervuras chamado venação. Esta possui duas formas, a reticulada (presente nas dicotiledôneas) e a paralela (presente nas monocotiledôneas). Os tecidos vasculares são encontrados no centro do limbo, junto à superfície da folha, e são denominados bicolaterais ou colaterais. O xilema está sempre na porção adaxial da folha e o floema sempre na porção abaxial da folha.