O Fundo Monetário Internacional (FMI) encoraja Marrocos a concentrar os seus esforços sobre o desemprego juvenil.

Durante uma visita oficial de 48 horas foi concluída sexta-feira, maio 9 , o diretor do FMI, Christine Lagarde apelou Marrocos para implementar reformas estruturais que reforcem a competitividade das empresas, melhorar clima de negócios e criar mais empregos.

 Referindo-se aos números do desemprego juvenil , que ainda permanecem altos, Lagarde afirmou que o reino estava a desenvolver " uma economia de trabalho , especialmente próspera e dinâmica para os jovens é um pilar essencial para o crescimento econômico . "

 Jovens marroquinos são essenciais para um fator forte , sustentável e equilibrado de crescimento para o país, acrescentou.

 Segundo ela, o desafio para Marrocos é alcançar um elevado nível de transparência nos setores público e privado e reforçar a sua parceria , a fim de criar os empregos necessários e que possam atender as expectativas da geração mais jovem .

 Ela também destacou o papel da educação na luta contra o desemprego ea necessidade de melhorar a formação para dotar os jovens de competências exigidas pelo mercado de trabalho.

 O ministro da Economia e Finanças Mohamed Boussaid saudou a declaração feita pelo chefe do FMI . " Estamos determinados a avançar no que diz respeito às reformas necessárias ", disse ele .

 No entanto , o desemprego continua a ser um problema.

 A Alta Comissão de Planejamento disse em 5 de maio que os maiores aumentos na taxa de desemprego registrado no ano passado estavam entre os graduados , mulheres e jovens de 15 a 24 anos .

 Enquanto a taxa de desemprego entre os não- graduados não sobem em geral a mais de 6 por cento , continua a ser elevada entre os licenciados , especialmente aqueles do ensino superior ( 20,9 por cento) e em graduados universitários (23,3 por cento).

 E marroquinos ainda estão à espera de novos programas de emprego anunciadas em 2012 , explicou o sociólogo Fátima Tahri Magharebia .

 " Os graduados devem ser consideradas uma prioridade no emprego. Isso não é normal que o problema entupir mais. É urgente a acompanhá-los para entrar no mercado de trabalho através de treinamento paralelas e estágios . também deve rever os programas acadêmicos que atendam às necessidades das empresas ", disse ela .

 Por sua parte , o ministro do Trabalho Abdessalam Seddiki relata que o governo está trabalhando com a tarefa de promover o emprego em Marrocos. Ele reconhece que o mercado de trabalho é caracterizado por um jogo pobre entre formação e necessidades de negócio.

 O compromisso do governo é trazer a taxa de desemprego para 8 por cento em 2016. Para atingir esse objetivo , de acordo com ele, será necessário adoptar novas medidas que fortaleçam o mercado de trabalho.

 Por sua vez , os jovens a firme esperança de que a situação vai mudar. Taribi Hamza , 26, se formou em Direito há quatro anos, a

 "Estou pronto para seguir uma formação complementar , a fim de trabalhar . Eu sempre olho os novos programas do governo. Abismo do desemprego é inaceitável", disse ele.

Lahcen EL MOUTAQI