Fluxos de gases a partir do solo: entendendo o ponto de compensação

     Geralmente os solos atuam ou como fontes ou como sumidouros de gases para a atmosfera. No entanto, uma possibilidade de ocorrência é que o solo não atue nem como emissor nem como sumidouro de um determinado gás. Isso pode ocorrer porque os processo de produção e consumo podem estar equilibrados de forma que um anule o outro. A condições ambiental em que este estado é atingido é conhecida como ponto de compensação. Por exemplo, se em uma porção do solo a produção de metano (metanogênese) é igual ao consumo desse gás (metanotrofia), então o resultado disso é que o solo não atua de fato nem como fonte nem como sumidouro desse gás para a atmosfera.

     Embora dificilmente um solo encontre-se na natureza no ponto de compensação, o homem manipula as condições do solo que influenciam a produção e consumo do gás de interesse para descobrir qual é o ponto de compensação. Assim, pode-se ter ideia de quais condições há um equilíbrio entre produção e consumo do gás. Ao comparar essas condições com as condições ambientais medidas no local onde o solo foi retirado, pode-se ter ideia se aquela região atua como fonte ou sumidouro do gás.

     Voltando ao exemplo do metano, suponhamos que pesquisadores coletaram solo em uma propriedade coberta por cana-de-açúcar. Em laboratório, ao submeter à amostra de solo à diversas condições de pH, encontrou-se que o solo atinge o ponto de compensação do metano no pH igual a 6. Acima desse valor de pH, o solo atua como fonte de metano para a atmosfera. Abaixo dele, o solo atua como sumidouro. Em condições de campo, os pesquisadores notaram que o pH do solo geralmente está abaixo de 6. Logo, como eles conhecem o ponto de compensação do metano, eles concluíram que o solo deve atuar comum um sumidouro.

Preparado a partir de:

YU, K.; FAULKNER, S.P.; BALDWIN, M.J. Effect of hydrological conditions on nitrous oxide, methane, and carbon dioxide dynamics in a bottomland hardwood forest and its implications for soil carbon sequestration. Global Change Biology, v.14, p.798-812, 2008.