Muito se fala hoje em dia em como envelhecer com qualidade de vida e por isso a área da saúde muito tem se dedicado aos estudos e aprimoramento da geriatria.

Um dos campos da saúde que tem se aprimorado bastante nessa área e proporcionado vários benefícios aos pacientes é a fisioterapia geriátrica.

A fisioterapia geriátrica é o ramo da fisioterapia que busca a prevenção e a manutenção das funcionalidades do idoso, visando proporcionar melhor qualidade de vida e a superação de dificuldades advindas de diferentes meios e pela própria idade.

Segundo os pacientes que se utilizam da fisioterapia geriátrica, é notável a melhora na capacidade de locomoção e equilíbrio, assim como a coordenação dessas funções,o aumento da força muscular e a melhora nas funções de memória.

Os exercícios propostos pela fisioterapia geriátrica podem ser feitos por todos e serão adequados às necessidades de cada paciente.

Os fisioterapeutas colocam que os resultados são realmente muito bons e que os idosos passam a se sentir mais aptos a realizarem, inclusive, outros tipos de atividades físicas como a ginástica, o pilates, a caminhada, a dança. Tudo isso fazendo com que sua qualidade de vida melhore, suas relações sociais se mantenham e sua auto estima aumente.

A cada dia que passa aumenta a expectativa de vida no nosso país e de que vale viver mais tempo sem manter a mesma qualidade de vida ou até melhor? Por esses e vários outros aspectos é que tanto se tem pesquisado, utilizado e se procurado os vários serviços de saúde especializados na chamada terceira idade.

A fisioterapia geriátrica não é a única especialidade da área da saúde que visa beneficiar os idosos. A própria geriatria tem desenvolvido bastante e proporcionado excelentes resultados, com tratamentos que garantem uma vida mais plena na terceira idade.