RESUMO:
O presente artigo tem como objetivo analisar o estudo sobre o financiamento empresarial por meio de recursos próprios, e também fazer uma breve analise bibliográfica para identificar os tipos de financiamento, as vantagens e desvantagens, os benefícios fiscais e o lucro desse recurso, nele enfatizaremos um conteúdo que constara informações como: qual tipo de empresa pode utilizar esse tipo de recurso, quando e como, qual o momento certo e se o mercado é propicio, e outros fatores de grande relevância para o desenvolvimento desse artigo.

Palavras chave: Financiamento. Capital Próprio. Mercado.


INTRODUÇÃO
À medida que todo negocio cresce torna-se mais frequente a necessidade do gestor em fazer novos investimentos, no entanto, o mesmo se depara com a decisão de identificar as possibilidades de financiamento adequadas que permitam aumentar e agregar valor à empresa.
Segundo ROSS at al (2008 : 63) , o investimento necessita ser comparado com uma alternativa relevante disponível no mercado financeiro, ou seja, caso não haja consistência é melhor que o projeto não seja executado.
Pode-se considerar a existência de algumas fontes de financiamento ao dispor do empresário; há o financiamento através de capitais de terceiros (empréstimos bancários, linhas de crédito, leasing e factoring) e através de capitais próprios (aumento de capital, capital de risco e recurso ao mercado de capitais). Elas ainda podem ser classificadas como fontes de financiamentos a curto, médio e longo prazo.