FINALMENTE O GIGANTE PAULO SARASATE VOLTA  ASANGRAR – AÇUDE ARARAS EM ABRIL DE 2020

 

TEXTO E CRIAÇÃO DE WILAMY CARNEIRO 

 

Um dos mais importantes reservatórios hídricos do estado do Ceará, O Açude Araras como é chamado por populares dar-se o início da contagem regressiva de sangria neste dia 22 e 23 de abril de 2020. A expectativa é que  amanhã, dia 23 de abril de 2020 aconteça sua sangria, segundo DNOCS,  populares e repórteres da região.

  

O Açude Paulo Sarasate (Açude Araras), fica situado na Região Noroeste do Estado do Ceará, numa distância aproximadamente de 250 km de Fortaleza, capital do estado. O reservatório está situado no Município de Varjota, e boa parte de sua parede fica no entroncamento da zona urbana deste município chamado por sua população de Araras.

 

Em outrora, nos anos de seca a região ficava praticamente sem água, deixando a população ribeirinha sem seu bem maior – A água. Daí veio a ideia de construir um gigante - O Açude Paulo Sarasate ou Açude ARARAS.

 

Assim, o Gigante como  é chamado pela população foi inaugurado após longos e intermináveis anos de construção, na então gestão do Presidente Juscelino Kubitschek, com a execução do Órgão Federal - DNOCS (Departamento Nacional de Obras contra a Seca). Segundo informações, o Açude Araras foi construído no leito do Rio Acaraú, (Rios das Graças). O rio foi apelidado pelos índios da Tribo Tupy que rondavam por essa Ribeira do Acaraú.  O topônimo Rio Acaraú – significa na língua indígena Acará (Garça) e Hu (Água), tornando-se Rio das Graças.

 

Reza a tradição que Martin Moreno, o guerreiro português atravessou o rio. Escrito no Romance Iracema do escritor cearense José de Alencar Martin era apaixonado por Iracema. E nossos historiadores relatam que na época das primeiras sesmarias no Siará Grande, índios viviam por essas bandas explorando a região do Acaraú em Fortim - Forte de Nossa Senhora da Assunção e que século depois passou a ser chamado de (Fortaleza).  Martin Navegou por Almofala, Jericoacoara, Serra da Ibiapaba e Maranhão em conflitos com portugueses e Franceses.

 

Depois, dessa breve entonação histórica de nossa região, voltemo-nos sobre o gigante açude. Toda água que vinha do Rio Acaraú, que nasce na Serra das Matas no Município Monsenhor Tabosa era desperdiçada, fazendo o trajeto desde sua nascente até o Oceano Atlântico na cidade de Acaraú, região litorânea do Ceará. Confesso que o rio corta muitas cidades do interior cearense. Entre elas, o município de Varjota, Sobral, Groaíras, Santana do Acaraú, Morrinhos, Marco, e Acaraú. Abastece também outras localidades e distritos, a contar com o distrito de Jaibaras pertecente à cidade de Sobral, onde possui o Açude Aires de Sousa. Passa por Sobral, corta o distrito de São José do Patriarca, antiga sesmaria que se tornou o Sítio de morada do Português Félix da Cunha Linhares e sua esposa Maria de Sá, filha legítima do comandante Sebastião de Sá. Ver (Cronologia Sobralense - Século XVII e XVIII - (1604-1780), 2015 do historiador Francisco  Sadoc de Araújo). 

 

Com a construção do gigante Açude Araras, que recebeu o nome de Paulo Sarasate, devido a gestão do então Governador da época no Ceará, a região metropolitana de Varjota e o povo que moram na região ribeirinha do açude se beneficiaram da pesca e irrigação do Baixo Acaraú. É de lá que vem grande parte do pescado, produtos, frutas e hortaliças que abastece o interior e capital cearense.

 

O Município de Araras nos idos da década de 1970, pertencia ao Município de Reriutaba e depois da construção do açude em 1958, sentia a necessidade de sua emancipação e transformou em Município de Varjota somente  com um plesbicito no ano de 1984. (HISTÓRIA E EMANCIPAÇÃO DE VARJOTA).

 

Destarte, nem todo momento é de glória. Nos anos de seca, o leito do Rio Acaraú perece, pois o mesmo não é perene, e só tem maior força quando a quadra invernosa é boa. Assim é o que acontece nessa quadra invernosa de 2020. O Rio Acaraú está com o aporte e volume d’água muito alto em toda região. Barragens de pequeno porte também estão sangrando. Outras arrobaram como a Barragem do Rio Macaco.  Neste mês de abril um acude arrobou no Município de Cariré.  O Açude Batoque é um açude de pequeno porte que fica na região de Cariré e suas águas correm para o Rio Acaraú, que por sua vez desemborca no Acude Araras. 

 

Em suas secas e cheias, o Açude Araras sangrou pela primeira vez depois de sua inauguração em 1958, no ano de 1961. De lá para cá, sangrou nos anos consecutivos em 62, 63, 64 e 67. Sete anos sem ver sua sangria, somente no ano de 1974. o Açude Araras atingiu uma sangria exuberante. Em 2009 e 2011 aconteceram as últimas sangrias.  Segundo informações, no ano de 2017, a imprensa e jornais anunciaram que o Açude Araras chegou ao volume morto, após longos anos de estiagem em nossa região. A população ribeirinha e o povo em geral ficaram muito triste.

 

Nessa época, eu ainda era menino e vi as ruas de minha cidade debaixo d´água.  A casa de minha avó que ficava no centro da cidade, o quintal ficou cheio d’água e as galinhas tiveram que dormir na dispensa. As plantas medicinais plantadas por ela se afogaram. Ela abastecia os vizinhos da rua. Tinha cidreira, malva corona, boldo, capim santo, mastruz, romã.

 

Fotos e relatos contam e estão gravados através de vídeos. O centro de Sobral ficou alagado. Bairros da cidade foram engolidos pelas águas do Rio Acaraú e pela sangria do gigante. Populares saíram e perderam suas casinhas. Utensílios boiavam e foram levados pelas águas. Importnte frisar que devido às grandes chuvas ocorridas entre o mês de março e abril em nossa região, meses que são recorrente em chuvas fortes e muitos relâmpagos no ano de 2020, outros reservatórios estão prestes a sangrar.  

Segundo Relato do funcionário do DNOCS, Célio Cavalcante outro açude está com quase 99% de sua capacidade. O Açude de Forquilha está faltando para sangrar 18.0 centímetros. Volume atual do Açude é de 48.338.854m3. Sua Capacidade total é de 50.132,000m3. Dados oficiais que lhe fora repassado pelo funcionário do DNOCS Vicente Torres, encarregado leiturista dos dados PLUVIOMÉTRICO E HIDROLÓGICOS do DNOCS.  

Já o Açude Aires de Sousa (Açude Jaibaras),  neste dia 23 de abril, falta somente 83 cm para  atingir o nível máximo de sua sangria. É o que diz o radialista e repórter Chagas Lopes do Correio da Semana e Rádio Educadora do Nordeste. Já os últimos resultados do "Gigante Açude Araras" são contados somente 2 (DOIS) centímetros para sua sangria. (FONTE de RIPARDO TRINDADE) - Repórter da região.     

Na segunda quizena de abril no ano de 2020, tudo pode acontecer. O inverno por aqui está bom e as chuvas de abril caem em solo cearense. Hoje dia 22 de abril chove muito em nossa região. Os primeiros sinais de sangria já foram mostrados por populares e a imprensa local.  Desde cedo do dia 21 de abril de 2020, espectadores e curiosos ficam na parede do sangradouro contando as horas. As cabeceiras onde recebem o maior volume de água na região da Serra da Ibiapaba e da nascente do Rio Acaraú. O gigante está com mais um espetáculo da natureza. As chuvas o fizeram sangrar novamente.  

 

Hoje dia 23 de abril de 2020, mais uma data vai ficar registrada na história de nossa gente. Às 13 hs e 09 minutos aparece as primeiras águas descendo e lavando a parede do açude Na Hidrologia cearense, conta como um momento único para o sertanejo que clama com a chuva no sertão. Segundo  anúncios e videos locais mostrados, uma barricada foi implantada pelo Poder Executivo da cidade de Varjota para impedir a circulaçãode curiosos e populares. Além desse fato de o açude está em contagem regressiva, no momento evitamos maiores aglomerações nas ruas devido a Pandemia do vírus COVID 19, que assola nosso país e o mundo. O que mais se ouve é a palavra "FIQUE EM CASA."

 

TEXTO E CRIAÇÃO DE WILAMY CARNEIRO.

NOTA: TODOS OS DIREITOS RESEVADOS AO AUTOR DA OBRA

 

SITES PESQUISADOS

 

DNOCS – Departamento Nacional de Obras contra Secas

IRACEMA - É um romace e obra do escritor cearense José de Alencar que foi publicado em 1865. A obra fala do amor da índia Iracema que morava na região do Ipú no Ceará e se apaixonou pelo grande guerreiro branco que chamava de Martin Moreno. Uma etátua de Iracema está na Praia de Iracema na capital cearense - Fortaleza, em sua homenagem.  

CRONOLOGIA SOBRALENSE - Século XVII e XVIII - (1604-1780), 2015 do historiador Francisco Sadoc de Araújo). 

VARJOTA - HISTÓRIA E EMANCIPAÇÃO DO MUNICÍPIO DE VARJOTA. Acesso em 21 de abril de 2020.  

CÉLIO CAVALCANTE – Funcionário do CEST/DNOCS – Forquilha-Ceará.  Correspondente da ACEJI – Associação Cearense dos Jornalistas do Interior. É radioamador. Radialista, com o Programa de Forquilha Ontem, Hoje e Sempre. É também  pesquisador e historiador da Pré-História.

CHAGAS LOPES – Radialista esportivo da Rádio Educadora do Nordeste e  Repórter. Funcionário do MPT (Ministério do Trabalho de Sobral).

RIPARDO TRINDADE - Radialista e comentarista esportivo.  

_________________

Wilamy Carneiro é professor, historiador, memorialista e escritor. Especialista em Meio Ambiente pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Membro da ALMECE - Academia de Letras dos Municípios do Ceará. Colaborador de diversos artigos na web. Autor do Livro "Um Passo a Mais" e "EINSTEIN  e Sobral - A cidade Luz". Nas horas de interação publica Literatura de Cordel entre eles " O Barão de Sobral" e  Padre Sadoc - "O homem de Mente Brihante. "