FILOSOFIA: PASSO 1 

Pra que filosofia? Ou pra que serve filosofia no meu curso?

É a primeira ou uma das primeiras perguntas que faz o estudante quando vê que tem essa disciplina em sua grade de curso.

Não temos nem pretendemos dar essa resposta! Também não sabemos se existe resposta. Mas tem gente que responde assim: porque ela nos ajuda a pensar; porque quem elaborou a grade do curso entendeu que essa é uma disciplina importante; porque delas derivam quase todas as ciências da atualidade; porque sem a ajuda da filosofia podemos perder algumas particularidades, alguns detalhes da realidade; para desenvolver um raciocínio crítico... e assim por diante!

Todas as respostas têm o seu fundamento. Mas não dá para dizer que elas nos satisfazem. Ou que uma delas seja definitiva. Será que tudo tem que ter alguma utilidade?

Tem que servir para alguma coisa? E se a coisa servir apenas para deixar a gente com dúvidas?

O fato é que, já o dissemos: não temos a resposta. Outro fato é que existem muitas e diversas forma de se falar, de se explicar e de se fazer filosofia. Importa, portanto, encontrar uma forma de falar, estudar e entender filosofia. Não importa se essa é a melhor, mas é uma maneira de desenvolver o processo. Parece que um bom caminho é percorrer a senda do diálogo (dia-logo): ouvir, buscar e dialogar pois o monólogo pode ser contraproducente. E, mais, entender que não se trata de dominar uma forma de se ensinar Filosofia, mas desenvolver um mecanismo que ajude a filosofar.

E, cá entre nós, o que realmente interessa, não são as respostas, mas os processos para o filosofar. Importa buscar caminhos, criar caminhos, testar caminhos e alternativas para o filosofar. Isso significa: estimular a capacidade reflexiva a partir de uma postura de admiração a todas as realidades; posicionar-se deixando de ser indiferente ao mundo capacitando-nos a emitir opiniões; ir além do simples comentário a respeito dos grandes pensadores. Trata-se de partir de nossa realidade temática para encontrar os pensadores.

E essa é a nossa perspectiva para o estudo da filosofia: não só história, nem só de temas (ou problemas), mas tudo isso a partir do cotidiano procurando fazer do estudo da filosofia algo cativante, desafiador e envolvente provocando para a criticidade radical fugindo das aparências enganosas! E isso de forma séria sem ser carrancudo.

Notando apenas de um pequeno detalhe: O filosofar ajuda a impulsionar o mundo, pois o seu ponto de partida é a pergunta que instala a dúvida. A dúvida desinstala a certeza e prepara o intelecto para avançar. Sendo assim, se são as perguntas que movem o mundo, que mundo é esse que gera as perguntas? Afinal, o quê move as perguntas?

 

Neri de Paula Carneiro

Mestre em educação, filósofo, teólogo, historiador

Rolim de Moura - RO

 

Outros textos do autor:

Filosofia, História, Religião: https://www.webartigos.com/autores/npcarneiro

Literatura: https://www.recantodasletras.com.br/autores/neripcarneiro