Filosofia Contemporânea.

Com o nascimento da Filosofia moderna, o saber na sua complexidade vai se ampliando, isso nas diversas ciências surgiu naturalmente um novo objeto de estudo, o próprio homem.

Em cada tempo da história, surgem novos campos de abrangência, tendências de pensamentos normalmente com suas respectivas etimologias e pensadores distintos na formulação de novas epistemologias.

 Entre grandes filósofos podemos citar primeiramente os de tendências idealistas entre eles enumeramos as três principais escolas: cartesiana, kantiana e hegeliana.  

Na segunda tradição podemos entender os racionalistas da chamada escola pós-cartesiana.

 É um momento importante da Filosofia a qual precisa ser compreendida com a finalidade de visualizar a contemporaneidade.

  Grandes filósofos predominam esse momento histórico entre eles, citaremos os principais pensadores: Pascal, Spinoza, Guilherme de Occam e Leibniz.

Já no plano da Filosofia empírica, cujo conteúdo defende o empirismo indutivo,  formulou o fundamento  do empirismo moderno.

 Os principais representantes da chamada escola denominada empírica: Francis bacon, Locke, Berkeley e Hume.

 No plano da Filosofia política destaca-se os diversos filósofos, cada um deles representa um determinado tempo histórico e formula-se em uma determinada forma de reflexão: Aristóteles, Thomas Hobbes, Jean-Jacques Rousseau, Engels, Maquiavel, Voltaire, Fichte, entre outros.

 Já na Filosofia positivista temos Augusto Comte, como grande criador dessa teoria do conhecimento, posteriormente originou a chamada escola de Viena, a Filosofia analítica que o homem denominou-se de Filosofia positivista lógica da linguagem crítica.

 O grande defensor da crítica ao positivismo, procedimento científico defendido por Bérgson, sua teoria atende o aspecto evolucionista não apenas da espécie, como também dos fundamentos filosóficos da evolução da construção da própria crítica, naturalmente do pensamento.

Já no desenvolvimento da Filosofia das Ciências da natureza ou a epistemologia crítica empírica método empírico, tem como representante Bachelard. A concepção do materialismo histórico como principal formulador Karl Marx.

No início do século XX, o mundo enfrentava uma profunda crise em todos os aspectos da construção da Filosofia.

 Muitos filósofos passam a questionar se tinham ou não sentido a existência a vida humana. Surgiu de modo particular a Filosofia de tendência existencialista.

Os principais filósofos dessa corrente, Kierkegaard, Nietzsche, Husserl, Heidegger, Camus e Sartre.  

A Filosofia do inconsciente representa papel fundamental no intelecto do individuo, teoria formulada por Schopenhauer. Desenvolveu-se também o mundo como representação das ideologias.

Sob esses esse fundamento epistemológico Schopenhauer ajudou em algumas das etimologias fundamentais da Filosofia contemporânea.

A construção aplicada aos conceitos elaborados pela psicanálise fundada por Sigmund Freud.

No pensamento pós-moderno aquele que definiu de forma coerente a Filosofia contemporânea, os principais filósofos em destaques: Michel Foucault, Gilles Deleuze, Haber, Richard Rorty, Adorno, Marcuse, entre outros.

 Todos eles nesse momento histórico definem cada vez mais visando exatamente à construção de uma Filosofia que possa entender o nosso tempo histórico e sua definição.

Edjar Dias de Vasconcelos.