FILME NENHUM A MENOS – TRABALHO COM O GRUPO DE PEDAGOGIA

PROFESSOR Me. CIRO JOSÉ TOALDO

 

ALGUNS PONTOS PARA DISCUSSÃO DO FILME:

1) A problemática central do filme é referente a evasão escolar, tema muito atual, não apenas para a China, mas também para o Brasil. O filme reforça a crise na educação como fator mundial.

2) Outra questão apresentada diz respeito as preocupações sociais, relativas às condições da interioridade na China moderna, como na cena apresentada no final do filme, onde existe uma contradição que também deve ser refletida.

3) A reflexão quando a dimensão de uma sala com alunos de vários etapas escolares juntos, este é outro desafio para a educação (1º ao 5º Ano, no caso do Brasil).

4) A professora substituta, ela é um pouco mais velha que alguns dos seus alunos, pouco mais pode fazer do que escrever texto no quadro e ensinar uma ou outra canção (primeira etapa do filme, ela é como uma cuidadora)

5) A aluna que sobressai, mas abandona aquela escola, sendo convidada a ingressar numa escola de desporto. Este é o primeiro motivo da evasão escolar é mostrado claramente quando a menina atleta tem a chance de escapar da pobreza e, por mérito próprio, fazer parte das vitórias da nação chinesa.

6) O outro aluno que é obrigado a ir trabalhar para a cidade, pois vive só com a mãe, que está doente e imersa em dívidas. O menino Zhang, que parte para a cidade a procura de um emprego que possa sustentá-lo e a sua família.  

7)  A professora substituta que se recusa-se a perder outro aluno e onde começa a existir uma mudança de atitude desta professora.

8) Pobreza da escola e de seus membros (os alunos dormem na escola, improvisando camas com as carteiras que usam durante o dia).

9) Valorização que os alunos dão às coisas mais simples, como o giz usado pela professora.

10) O momento da transformação, promovida pela união da professora e alunos. Impulsionada pelo dever de ir atrás do aluno perdido, a professora e os alunos se juntam ao redor de contas, ela mesma não sabe resolvê-las, que devem levá-la até a cidade para buscar Zhang.

11) Depois das contas, vem o heroico esforço, promovido pelas crianças, de carregar tijolos para levantar o dinheiro necessário. Haveria exaltação ao trabalho infantil? Qual a visão do grupo?

12) Qual foi a solução encontrada para buscar o aluno que evadiu da escola? A mobilização dos colegas da escola, da professora em torno de um problema único. Este não é um dos grandes aprendizados? Para que existe a escola? Apenas para aprender ler e escrever?

13) Como a matemática passou a ser ensina após a ausência daquele aluno?

14) Quais as mudanças, inclusive de postura da professora substituta após a evasão daquele aluno?

15) A China vive no sistema socialista, portanto, nem este sistema resolve a crise na educação desta nação