ARTIGO

FILHOS DA TERRA

Somos gerados e criados na Terra, lugar onde nascemos, vivemos e morremos. Mas nos perguntamos e algo nos inquieta: Para onde estamos indo? Que planeta tínhamos ao nascermos? Que planeta deixaremos para as gerações futuras? São inquietações que nos acompanham já desde muito tempo, mas as respostas estão longe de serem dadas.
Muitos fatores nos levam a crer que o caminho que estamos trilhando (uma vez que somos todos responsáveis pelo planeta em que vivemos) é um caminho sem volta. Busca-se qualidade de vida a todo custo, mas para isso consumimos indiscriminadamente recursos naturais que, "saibamos", não são infinitos. Geramos cada vez mais matérias primas e produtos poluentes sem nos darmos conta nem nos perguntarmos: para onde caminha a humanidade? Que lugar é esse em que vivo? Qual a minha participação nessa trajetória tão importante do desenvolvimento humano? São inquietações freqüentes que nos fazem refletir (ou pelo menos deveria) o quanto todos nós, sem exceções, somos responsáveis por defender e cuidar do planeta.
Consumir simplesmente já não é o bastante, queremos sempre mais - induzidos que seja, por um mercado publicitário alienante impulsionado pelo Capitalismo, justificativo para o Desenvolvimento Econômico necessário segundo os grandes grupos econômicos dominantes detentores do poder e das maiores riquezas do globo.
Somos fruto de uma época de grande desenvolvimento tecnológico e industrial, fazemos parte de uma grande teia de avanços científicos, que nos colocam como co- participantes, co- responsáveis dessa imensa degradação ambiental.
Temos muitas vezes a impressão de que não pertencemos a este mundo, que ele não é nosso, que somos inquilinos, eternos devedores dos bens naturais que deveriam (devem) ser responsavelmente de todos. Passa-se a ideia de que tem mais quem pode mais. A conhecida guerra de valores em que sou reconhecido pelo que tenho e não pelo que sou.
Terra ? nosso planeta, bem de todos, responsabilidade de todos. Somos filhos da Terra e a ela que é nossa grande casa, devemos cuidado e respeito.

Daniele Mendonça
Pedagoga - aluna do curso de Psicopedagogia da Universidade Estadual do Ceará ? 2010.