FICHA DE LEITURA TEOLOGIA CONTEMPORÃNEA- PROF. ALAN
MYATT
ALUNO: Claudio Jose bezerra de Aguiar
DATA: 28/04
LIVRO: MILLER, Ed. L. et al. Teologias contemporâneas. São Paulo: Vida nova,
2011
% da leitura completada: 90
IDEIAS CHAVES.
Devido as varias formas de se interpretar e expressar um mesmo assunto teológico, os
autores chegam a conclusão que a melhor forma de expressar a idéia de seu livro é
como “Teologias contemporâneas”, ao invés de tratar como “Teologia
contemporânea”. Assim eles expõem aos principais teólogos dos últimos cem anos e
suas teorias teológicas. p. 9- 12

A obra começa tratando de Karl Barth, influenciado pelo existencialismo, pensamento
que deduz o ser humano como responsável por sua existência. Mostrando a teologia de
Barth que era voltada para o contexto imediato, os problemas e situações que estavam
correndo no momento. Para Barth a teologia tinha que responder e contribuir de certa
forma os problemas do momento. Sua forma de pensar trouxe contribuições para
muitos outros pensadores e levantou grandes críticas. p. 13-47

Rudolf Bultmann introduziu uma forma de pensar mais racional. Por isso, devia ser
desconsiderado na leitura bíblica toda forma de influencia mitologia, expressões que
não condizem com uma realidade racional, de modo a sugerir uma desmitologização
da bíblia. Esse pensamento foi muito criticado, mas acabou influenciando muitos
pensadores da época. p. 49-94

A morte de Deus foi outro pensamento que ganhou grande espaço neste período. Este
tema teve varias maneira de ser interpretado. Alguns diziam, não que Deus tinha
morrido, mas o homem o eliminou do seu contexto, tornando desnecessária a
existência de um deus. Outros diziam que estava morto pelo fato de ter deixado de
existir, não podendo interferir na vida dos seres humanos. A morte de deus foi considerada como um tentativa do homem em usurpar o lugar de Deus, para assumir o
controle e as responsabilidades por suas atitude. p. 97-122

A volta para escrituras marca a vida de alguns teólogos desta época, na tentativa de
refutar idéias que se proliferavam no contexto teológico. Outros propósitos eram
trazer esperança em meio ao sofrimento, tentar conciliar fé, esperança e razão e a
busca pela libertação tanto do podres como das mulheres. p. 123- 199.