FEVEREIRO: UM MÊS PROMISSOR!

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

O ano de dois mil e vinte e dois segue com todo seu vapor. Janeiro despediu-se com toda a sua simpatia. Alguns afirmaram ser um mês ‘amargo’, outros tantos ficaram indiferentes, contudo, fica o pedido ao leitor atento: faça um esforço para verificar, pelo menos, três aspectos positivos advindos deste primeiro mês do ano!

Quando começamos a focar nosso mundo numa perspectiva de enaltecer a positividade, passamos a enxergar quantas maravilhas acontecem em nossa trajetória. Desta forma, basta de reclamação e de salientar a obscuridade da existência! Outro dia, um amigo disse: quando temos apenas a saúde para agradecer é sinal que estamos no ‘fundo do poço’! Essa afirmação levou-me a pensar o quanto o corre-corre diário, leva a perda da oportunidade de usufruir os elementos que trazem o sentido do viver, pois, justamente quando nos deparamos com a doença, passamos a valorizar a saúde.

Espero a compreensão e entendimento do quanto é salutar ser grato, por tantas bênçãos recebidas de forma gratuita! Não se trata de perfeição, mas, deveríamos encontrar a forma da felicidade ligada com a gratidão, isto ocorre ao se mudar o foco da condução da estrada chamada ‘vida’!

Portanto, faça valer os seus bons propósitos e busque a mudança para ter positividade. Quando se consegue esta nova postura o progresso existencial acontece. Não faço referência às questões materiais, aliás, quando deixei de lado a busca incessante de ter bens materiais, passei a viver melhor e a desfrutar das benesses que a simplicidade do viver pode proporcionar.

Meus amigos leitores, a vida é curta para ser perdida em atos que tiram a beleza e os encantos da maestria encontrados em cada dia da existência. Fevereiro está inteirinho ao seu dispor, mas, dependerá inclusivamente de você, para ser ou não um mês promissor!

Participei de várias palestras na semana pedagógica que antecede o inicio do ano escolar, consegui observar nos palestrantes a importância dada para a dimensão de se estar bem consigo mesmo, de ter tranquilidade, leveza, simplicidade, coração, mente aberta e gratidão, estes elementos tornam-se essenciais para ter uma vida encantadora! Cuidado, pois a sociedade consumista deseja transformar o humano em mero ‘robô’ seguidor de ‘manada’, este é o grande perigo que pode levar a perca da autenticidade.

Fevereiro está ao seu dispor. Por favor, não deixe a doença chamada ‘rotina’ tomar conta do seu cotidiano. Viva com intensidade os momentos simples de cada dia. Valorize quem o faz sentir útil e reconhece a história de sua trajetória. Não esqueça o ensinamento do livro de Provérbios: “Quem adquire bom senso quer bem a si mesmo, e quem conserva o discernimento será uma pessoa feliz” (Pr19, 8). Tenha bom senso, goste de você do seu jeito e busque ser feliz!

Que Deus em sua infinita bondade nos ajude a crescer para poder abraçar a bela vida desfrutada em cada dia, mas com o bom senso. Que o bom espírito de meu pai (in memoriam), possa me guiar no caminho deste desfrute da vida em sua intensidade (no próximo dia 14 de fevereiro, onze anos que meu pai, Brenno, partiu para outra dimensão do mundo espiritual).

Pensem nisto! Até o próximo artigo!