A cidade histórica de Tiradentes, em Minas Gerais, receberá mais uma edição do Festival Cultura e Gastronomia no mês de agosto, que aconteceu entre os dias 22 e 31. Agora em sua 17ª edição, o festival mostra que a cada ano pode se superar e chamar ainda mais a atenção dos moradores de Tiradentes e turistas de todo o país.

            Em 1998 aconteceu a primeira edição do evento, com o objetivo de reunir os melhores chefs de cozinha, especialistas e visitantes e integrá-los com a comunidade local. Todos os anos a cidade de Tiradentes recebe renomados profissionais do Brasil e do mundo, além de visitantes também de todos os cantos, que se divertem com os shows, exposições, e é claro, a qualidade gastronômica que o evento proporciona.

            Este ano não fica para trás, trazendo duas semanas comemorativas de pura satisfação. Entre as atrações do festival estão 12 jantares com chefs de oito estados brasileiros e do México, 12 restaurantes na praça, 70 atrações artísticas e mais 70 cursos de gastronomia e degustações. Além disso, lançamentos de livros, exposições e exibições de vídeos também entrarão na agenda cultural do evento.

            Sem dúvida, o ponto principal são os festins, que apresentam ao público a qualidade gastronômica brasileira e internacional. A novidade de 2014 está no local dos jantares, que antes eram preparados nas pousadas da região. Nesta edição, os festins serão realizados em restaurantes dentro do próprio Centro Histórico, o que permite maior circulação entre chefs convidados e ainda mais opções para o público participante. Os jantares aconteceram dias 22, 23, 29 e 30, e os convites podem ser adquiridos pela agência Libertas Viagens, com valores que variaram entre R$290 e R$350 por pessoa.

            Tudo o que é servido no Festival não é por acaso. As programações foram estudadas desde 2012 com as expedições gastronômicas, que realizaram um trabalho de pesquisa em busca dos melhores sabores brasileiros. As experiências encontradas pelos chefs nas viagens são compartilhadas no 17º Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, com diversos cursos, palestras e degustações.

            São muitas as atrações oferecidas pelo Festival, e os interessados podem verificar as datas e horários pelo site http://www.gastronomiatiradentes.com.br. Após o final do evento, a expectativa é ampliar ainda mais o número de restaurantes participantes nos próximos anos, com a intenção de valorizar o sucesso dos estabelecimentos que fazem com que Tiradentes também seja uma cidade referência quanto o assunto é gastronomia. Para maiores informações de pousadas em Tiradentes acesse http://www.roteirodeturismo.com.br/hoteis-e-pousadas/minas-gerais/tiradentes/