RESUMO

Instrumentos de controle, aliados a um bom planejamento, são extremamente importantes dentro de qualquer organização, indiferente da mesma estar passando por uma boa ou má condição financeira. Através dessas ferramentas de controle é possível realizar e acompanhar um planejamento para obter melhores resultados, e identificar quais processos necessitam de melhorias, para garantir o alcançe dos objetivos da organização. Constantemente vemos que as empresas deixam para recorrer a ferramentas de controle quando está passando por uma situação financeira crítica, sendo que poderia trabalhar com acompanhamento de informações antes de chegar a esse ponto, e em muitos casos a situação poderia ser revertida, caso a organização utilizasse um controle continuo.

Esse estudo tem como objetivo entender como funciona a gestão pública, quanto as repasses do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) e identificar como era realizado o controle dessas parcelas. Foi observada a falta de fluxo e padronização de informações, o que desencadeou uma série de deduções financeiras para o Estado. Logo, foi criado e implantado uma ferramenta de fluxo de caixa para a entrada e saída desses recursos financeiros, visando assim implanter o fluxo de processo e sanar com os descontos decorrentes da falta de controle e execução do recurso financeiro.

Palavras-chave: Gestão. Pública. Repasse. Fluxo. Caixa. Pnate.

1. INTRODUÇÃO

Há muitos anos o homem vem buscando uma forma de controlar as finanças, tanto pessoais quanto profissionais, com o intuito de saber exatamente as receitas e despesas, para poder desenvolver um trabalho encima desses dados que melhore a situação financeira da organização, na Gestão Pública não é diferente e através da contabilidade isso é possível. Ter um controle de fluxo de caixa é essencial em todo e qualquer lugar em que haja movimentação financeira. Logo, o objetivo do referido trabalho é identificar uma ferramenta de controle para os repasses de recurso financeiro provenientes do Programa Nacional de Apoio ao Transporte (PNATE) e implantar um acompanhamento em que suprisse toda a necessidade para os repasses do Programa. Com esse controle visamos melhorar o processo de pagamento e sanar os descontos pela não execução do recurso financeiro.