Fernando de Noronha é um arquipélago de origem vulcânica e assim o solo encontrado na área urbana é constituído em parte por sedimentos decorrentes do desgaste natural das rochas acrescido de matéria orgânica acumulada no decorrer do tempo. Devido a características do solo, a vegetação considerada natural é composta por plantas de pequeno porte, arbustivas ou rasteiras. No entanto, as diferentes fases de ocupação em que a ilha passou, no que se refere a vegetação, resultou na introdução de diferentes espécies de plantas exóticas, ornamentais e frutíferas, dos mais variados portes, trazendo problemas para a vegetação da ilha(área urbana) como por exemplo suscetíveis ataques de pragas observados na vegetação, queda de árvores de porte por falha na fixação das raízes, baixo desenvolvimento de algumas espécies devido a incompatibilidade da vegetação com o tipo de solo entre outros problemas. Esta pesquisa buscou identificar a predominancia da vegetação existente na área urbana de Fernando de Noronha e seus aspectos florísticos.

Palavras-chave: Arquipélago, Vegetação Urbana,  Paisagem

RESUMO

Fernando de Noronha é um arquipélago de origem vulcânica e assim o solo encontrado na área urbana é constituído em parte por sedimentos decorrentesdo desgaste natural das rochas acrescido de matéria orgânica acumulada no decorrer do tempo. Devido a características do solo, a vegetação considerada natural é composta por plantas de pequeno porte, arbustivas ou rasteiras. No entanto, as diferentes fases de ocupação em que a ilha passou, no que se refere a vegetação, resultou na introdução de diferentes espécies de plantas exóticas, ornamentais e frutíferas, dos mais variados portes, trazendo problemas para a vegetação da ilha (área urbana) como por exemplo suscetíveis ataques de pragas observados na vegetação, queda de árvores de porte por falha na fixação das raízes, baixo desenvolvimento de algumas espécies devido a incompatibilidade da vegetação com o tipo de solo entre outros problemas. Esta pesquisa buscou identificar a predominância da vegetação existente na área urbana de Fernando de Noronha e seus aspectos florísticos.

Palavras-chave: Arquipélago, Vegetação Urbana, Paisagem.

INTRODUÇÃO

O arquipélago Fernando de Noronha é formado por um conjunto de ilhas e ilhotas num total de 21 elementos e está situado no Oceano Atlântico a leste de Natal-RN, distante 360 km da cidade nordestina e a 545 km de Recife-PE. A área total do arquipélago é de 26 km2 sendo que a ilha principal tem área de 17km2 (PESSOA, 2014).

Segundo documentos oficiais, o arquipélago foi descoberto em 1503, porém a informação é contraditória pois há documentos e relatos de historiadores afirmando que em 1501 Portugal já tinha conhecimento de sua existência. De um modo ou de outro, as ilhas passaram por várias disputas tendo sido invadidas por Ingleses, Franceses e Holandeses que ocuparam a ilha a fim de reabastecer embarcações com ovos e carne de tartaruga que na época eram abundantes em todas as praias do arquipélago. Diante de sucessivas invasões, Portugal procurou criar pontos de defesa na Ilha que hoje fazem parte dos pontos turísticos do local. Espessas muralhas e canhões também fazem parte dos componentes paisagísticos visitados pelos turistas.

Ao longodo tempo, muitas ocorrências fizeram parte da história local, entre elas o fato de ter sido considerada como Território Nacional, como tambémter sido utilizada para abrigar condenados por crimes comuns e políticos. Há registros sobre a existência de degredados, galés e militares condenados aos trabalhos nas fortificações desde os séculos XVII e XVIII (PESSOA, 2014).

Diante de todos os processos de ocupação do arquipélago, é natural que diferentes plantas brasileiras e exóticas, inclusive alimentícias tenham sido introduzidas na região e hoje fazem parte da vegetação da ilha principal. Para quem visita o restante das ilhas e ilhotas do arquipélago, é possível verificar que as pequenas ilhas de Fernando de Noronha oferecem uma fisionomia vegetal bastante monótona, predominada por plantas herbáceas, muitas vezes em formações quase monoespecíficas (BATISTELA, 1996).

Fora da área central, a vegetação predominante é composta por espécies típicas do agreste nordestino, perdendo sua folhagem na estação seca. Em seu aspecto geral, a vegetação apresenta árvores nas áreas mais elevadas e arbustos nas superfícies mais planas.

Este trabalho, foi realizado no ano de 2014 e buscou identificar a vegetação urbana do arquipélago de Fernando de Noronha. [...]