FENÔMENOS PARANORMAIS

Por José Maria Borborema | 11/12/2016 | Filosofia

O ser vivo é constituído de matéria e mente. Através dele percebe-se que a mente se manifesta através da matéria, porém como a mente é algo imaterial e não se manifesta em todo tipo de matéria conclui-se que ela não é algo inerente a ela e sim introduzido nela. A explicação para isto é a existência dentro da matéria de um programa (programa cósmico) que gera tudo o que ocorre com ela.

O programa cósmico é um programa auto evolutivo existente nas partículas fundamentais da matéria, que evolui em função da complexidade da matéria e das condições físico-químicas do cosmos. Toda e qualquer transformação que ocorre na matéria é devida ao programa cósmico. A mente do ser vivo é resultante do programa cósmico existente nas células cerebrais. Deve-se ressaltar que nos seres vivos sem cérebro definido o programa gerador da mente encontra-se numa ou mais células específicas. A explicação para a existência deste programa é que o cosmos possui, independentemente da matéria, uma mente com suprema inteligência (mente cósmica) que o criou no interior das partículas fundamentais da matéria.

Assim sendo, pode-se concluir que o cosmos, da mesma forma que o ser vivo, é constituído por matéria e mente, porém, diferentemente deste, a mente cósmica não está interligada à matéria, o que conduz  a se admitir no cosmos a existência de duas dimensões: uma material, onde está toda a matéria cósmica e outra mental, onde está a mente cósmica. Na dimensão material são gerados todos os fenômenos físico-químicos  enquanto os fenômenos mentais são gerados na dimensão mental e manifestados na dimensão material. A mente do ser vivo é o mecanismo, gerado pelo programa cósmico das células cerebrais, que se conecta à dimensão mental, gera nesta dimensão as atividades mentais e em seguida as manifesta na dimensão material. Todo este processo se desenvolve através das células cerebrais.

Na dimensão material toda e qualquer matéria é formada por partículas fundamentais (onde está o programa cósmico primordial). Elas formam as partículas sub-atômicas, átomos, moléculas, etc. Como esta dimensão é a da matéria, tudo o que existe nela está permanentemente em contínua transformação devido à atuação do programa cósmico. Somente as partículas fundamentais são eternas e imutáveis. Além da mente cósmica a dimensão mental deve ter também algo (ondas mentais?) eterno e imutável que é o elemento constituinte das atividades mentais (ideias, pensamentos, etc.).  Como atividades mentais passadas podem ser sempre recuperadas (lembranças), é possível que, diferentemente do que ocorre na dimensão material, elas permaneçam indefinidamente inalteradas na dimensão mental, mesmo após a extinção da mente que as gerou.  A mente se extingue com a morte do ser vivo, pois ela é o produto do programa cósmico de suas células cerebrais

Tanto a dimensão mental como a material tem suas leis específicas criadas pela mente cósmica. Toda e qualquer interferência da mente do ser vivo na dimensão material tem que ser através de meios materiais. Ela não pode interferir nos fenômenos materiais somente através de atividades mentais, ela precisa utilizar meios materiais. O relacionamento entre as mentes dos seres vivos na dimensão material também necessita da utilização de meios materiais (linguagem falada e escrita, gestos, sinais, sons, etc). Só a mente cósmica tem o poder de interferir diretamente na dimensão material, já que ela criou as leis e o programa cósmico, aos quais a matéria está submetida. Todas as mentes dos seres vivos estão interligadas na dimensão mental, podendo haver relacionamento entre elas nesta dimensão, desde que estejam sintonizadas entre si.

A mente do ser vivo percebe, sem que ele tenha consciência, o que acontece no meio ambiente além do que os sentidos são capazes de perceber, por isso ocorrem manifestações e reações do ser vivo de forma espontânea e inconsciente. Todas as atividades mentais conscientes ou inconscientes permanecem indefinidamente na dimensão mental.

Em função das considerações anteriores pode-se concluir que os fenômenos paranormais ocorrem na dimensão mental, apesar de sua aparente ocorrência na dimensão material. Assim sendo a explicação para estes fenômenos pode ser a seguinte:

Clarividência: em virtude de algum acontecimento na dimensão material a mente da pessoa cria na dimensão mental uma imagem relativa ao mesmo e a manifesta na dimensão material levando a pessoa a crer que vê  algo real. Na dimensão material todo e qualquer corpo é constituído por matéria e não surge e desaparece espontaneamente como a pessoa imagina ver.

Déjà vu: é uma das manifestações na dimensão material de atividades mentais inconscientes. A pessoa pode anteriormente ter visto algo em filme, televisão,  foto, algum lugar, etc. sem ter dado a devida atenção (inconscientemente)  e quando o vê novamente lembra que já o viu, porém não sabe onde e como. A mente percebe muito mais que a visão ou outro sentido, por isso nem sempre a pessoa tem consciência de tudo que vê.

Levitação: é uma atividade mental inconsciente em que a mente cria no corpo da pessoa a sensação de falta de gravidade e a pessoa acredita estar flutuando. É possível que outras pessoas, cujas mentes estejam sintonizadas à mente da pessoa através da dimensão mental, também “vejam” que ela esteja flutuando.  A mente do ser vivo não tem o poder de anular ou superar a força da gravidade sem a utilização de meios materiais.

Mediunidade: a mente de uma pessoa acessa  as atividades mentais de uma mente extinta que estão na dimensão mental e as manifesta na dimensão material.  A manifestação pode ser por via oral ou escrita exatamente como a pessoa morta fazia (voz, gestos, caligrafia, etc), dando a impressão que sua mente continuasse existindo e se comunicando com os vivos. Após a morte de uma pessoa sua mente se extingue, pois a mente não pode existir sem o cérebro.

Premonição: devido à sua alta capacidade perceptiva, a mente, sem a pessoa ter consciência, consegue antever uma situação no futuro extrapolando os acontecimentos no presente, inclusive utilizando atividades mentais de outras mentes em sintonia com ela. A premonição é uma antevisão inconsciente com a utilização de informações da dimensão material e mental enquanto a previsão é uma antevisão consciente com a utilização de informações só da dimensão material.

Projeção da consciência (Experiência fora do corpo): como a mente de uma pessoa está concomitantemente ligada à dimensão mental e à material ela pode através da dimensão mental ter a visão do corpo da pessoa e manifestá-la na dimensão material. A mente não pode existir fora do corpo, pois ela é gerada pelo programa cósmico das células cerebrais e necessita delas para manifestar as atividades mentais geradas na dimensão mental.

Telecinesia: a mente imagina na dimensão mental o movimento de um objeto e a manifesta na dimensão material levando a pessoa a crer que está conseguindo mover o objeto.  As pessoas cujas mentes estejam sintonizadas com a mente da pessoa podem também ter a mesma impressão. Na dimensão material a mente do ser vivo não tem o poder de mover algo só com o pensamento, ela precisa utilizar meios materiais.

Telepatia: é a transferência de ideias e pensamentos entre pessoas, cujas mentes estejam sintonizadas na dimensão mental onde pode haver comunicação direta entre elas. Na dimensão material a comunicação entre pessoas só pode ocorrer através de meios materiais (fala, sinais, gestos, instrumentos sonoros, escrita, etc).