FÉ EXCELENTE

Atitudes de excelência para com Deus e o próximo tornam a vida bela e completa. Harmonizam o universo. Para isso fomos projetados, e o Criador está sempre na expectativa de ver manifestar-se nosso potencial, pois somos sua “imagem e semelhança”.  No Evangelho de Lucas, cap. 7, é narrado uma atitude de fé de um centurião romano que deixa Jesus maravilhado.

O servo desse centurião, a quem ele muito amava, estava doente, e tendo ouvido falar acerca do Messias, enviou mensageiros para que viesse curá-lo. Quando Jesus estava a caminho, ele manda dizer que não era digno de recebê-lo em sua casa, mas que, de lá mesmo, ordenasse a cura. Falou que, como Jesus, é um homem de autoridade, e de longe dá ordens e são cumpridas. Diz o texto que Cristo ficou maravilhado com essa atitude. E tudo aconteceu segundo a fé desse romano. Seu amado servo foi restabelecido a distância. Isso é fé excelente.

Jesus afirmou para todos os que o acompanhavam: “nem mesmo em Israel vi fé como esta.” Não foi a condição de ser do alto escalão romano, ou ser amigo do povo judeu, e nem mesmo ter construído uma sinagoga para eles. Como nos diz a narração. Mas uma atitude de intercessão pelo próximo de alto nível. Essa foi uma dura observação. Israel, a nação da fé e do conhecimento do Altíssimo. Lugar geográfico especial escolhido para as revelações ao mundo. O povo que deveria ser referência é constrangido por um exemplo de fora. Por um gentil.

Semelhante a este caso temos a mulher Sírio-fenícia, a samaritana e muitos outros. Não é por acaso que esses fatos são comuns na Bíblia. Deus quer nos advertir.  Não existe um clubinho fechado dos amigos de Deus. Não há uma carteirinha “elite do céu” que nos dê privilégio e acesso vip. Toda herança religiosa, conhecimento e experiência, desacompanhado do óleo da fé é somente esterco. Deus não é refém de castelo religioso. Não depende de status, mas Ele procura homens e mulheres com fé excelente.

Podemos ter uma longa caminhada na estrada do evangelho. Ser amigo de influentes religiosos, e termos um histórico de sacrifícios, mas “sem fé é impossível agradar a Deus” Hb 11. Aprendamos com o capitão romano. O exemplo do estranho no ninho. Para que não seja preciso passar por constrangimentos de tantos que nos rodeiam que são ignorantes na fé, mas que por um só momento, ouça falar do Salvador e o deixe maravilhado. Que tudo aquilo que adquirimos na caminhada com Cristo não se torne armadilha, e enrijeça nossa resposta aos desafios de uma vida com Deus em comunidade.