Quantas histórias contadas de frustração e de sucesso desapareceram, e quantas pessoas fracassadas em nível inegualável, face ás outras que nunca se renderam e continuaram seus trabalhos e esforços, até alcançaram o sucesso.

Percebe-se que a vontade, a consistência, a reflexão e a gestão desde o primeiro passo, para sair do estado de insucesso ou da derrota, faz com que a pessoa se mantém por si próprio, deixa o choro e a lamentação e reforça o seu estado mental, o exercício, sem dúvida, leva a uma solução no final.

 Há muitas situações e casos em que pessoas estavam na extrema e profunda pobreza e com trabalho conseguiram encontrar solução e sair.

 A história de um fazendeiro americano da Flórida que poupa dinheiro por muitos anos para poder comprar um terreno agrícola, e, uma vez conseguiu juntar o dinheiro, não fez uma boa escolha e comprou um terreno agrícola de forma errada, estéril sem água.

Tal sítio não serve a agricultura nem a pastagem, só contêm no entanto,  mata espinhosa e plantas desérticas. Não é só, mas é também uma aréa em forma de relevo plano, com colinas convexas, local mantido como viveiro de serpentes e cobras, impossível controlar, ou até mesmo eliminá-las pelo volume.

É de contar que no início quasi sofria um fortíssimo colapso nervoso, ficou por um período de tempo em estado de transe, mas persistiu pensando no drama e o que trouxe para si e sua família.

Mas logo começou a parar de culpar a si mesmo, planeja e pensa sistematicamente sem parar, até que pensou a uma idéia louca e estranha, tal idéia é de manter e cuidar das cobras, aproveitando delas como  investimento, e já deciciu realmente a aplicar esta idéia, pois o sucesso foi ao encontro, caça as cobras e extrai o veneno, envia-o para os centros e laboratórios de medicamentos para obter anti-soros contra toxinas e venenos e para indústria de fabricação de medicamentos, bem como ele vende peles de cobras e serpentes para os comerciantes de sapatos  e calçado com preços muito altos, além da carne de cobras e serpientes que empacota e vende para as pessoas, em diferentes partes do mundo, que gostam de comer carnes dos répteis.

Em suma, sobre as fazendas da terra árida atrai  milhões tornando-se sua fazenda a primeira fazenda viveira dos serpentes e das cobras do mundo, e hoje é o destino das turistas.

 Essa história, bem como tantas muitas outras, evidencia  a profunda sabedoria que sempre se oculta de nós, sendo que no meio do flagelo pode conter a melhor recompensa, profunda e prestigiada, para isso não se deve ceder aos obstáculos ou ás dificuldades, ás frustrações ou ao desespero, mas sim pensar, pensar e repensar sem esmorecer, hesitação ou frustração, por qualquer que seja o dilema de fracasso ou de frustração, porque sempre pode haver algo do bem ocultado perto ou longe, pois o necessário é ter a força da virtude do trabalho e pensar nada mais!.

 Lahcen EL MOUTAQI

Pesquisador Universitário