O SURGIMENTO DA PALAVRA "DOM CASMURRO" -  MACHADO DE ASSIS

Por: Wilamy Carneiro

No romance de Machado de Assis conta a história de Bentinho, um seminarista e jovem e atraente Capitu. A palavra "Capitu" na língua Tupi é nome de planta, mas, essa do romance era uma jovem fria e dissimulada.

Ademais, não irei contar o romance, espero que àqueles que não leram, tenha o desfrute de degustar um bom livro.

Outra parte é, em decifrar os títulos dos inúmeros livros que lemos. Segundo os críticos da Literatura, dizem e confirmam na boa parte dos leitores não se importam com o "PREFÁCIO DA OBRA".

 

Porém para quem pretende escrever um bom livro ou já escreveu sabe onde tudo começa. E qual a escolha do título, que mexe com os nervos.

 

Uma delas é a narrativa do próprio narrador do romance "DOM CASMURRO" explicando para seus milhares e centenas de milhares de leitores como surgiu o nome "Dom Casmurro".


Conta Machado de Assis, quando seguia uma de suas viagens num vagão do trem na Cental. Em Petrópolis, seguia o narrador para seu recanto, no Engenho Novo, quando lhe apareceu um jovem poeta, que já o tivera visto algumas vezes no trajeto, usando chapéu declamando poemas num papel. Cansado, o narrador desdenhou e cochichou. O poeta vendo aquele homem que aparentava bom moço, com característica de Dom Juan, dormiu enquanto o poeta lia sua prosa, então decepcionado com atitude do receptor, meteu-lhe o poema no bolso contrariado.

 

De repente, percebendo um súbito silêncio do poeta pediu-lhes para lê-la. O jovem poeta intrigado com a astúcia do bom moço a apelidou de Dom Casmurro. A palavra "Dom" tem significado a cargos honoríficos, de nobreza, aplicados à príncipes e títulos nobiliárquico que se empregava à família Real de Portugal e aos cargos eclesiásticos como a dos Bispos Ex: Dom Manuel e de nobreza como Dom Pedro I. Dom Helder Câmara, Dom João VI.


Sua origem vem de Dôminus e no Latim significa "Mestre"


A segunda palavra " Cascudo " tem o significado de grosseiro, teimoso, cabeçudo, grosseiro. Então formando as duas palavras Dom Casmurro ficaria com aparência de "Mestre teimoso," "Príncipe grosseiro,"


Ao indagar para os amigos num café em Petrópolis, sobre o fato ocorrido no trem, começaram a chamar da alcunha "Dom Casmurro" e aí apareceu o título da obra.


Muitos autores renomados e ou, principiantes, sabem bem o que vos falo. Ao escrever uma obra que já está a fio para terminar, reaparece com um "Novo título de sua Obra".

 

TEXTO E CRIAÇÃO DE WILAMY CARNEIRO

HOMENAGEM AO MAIOR ESCRITOR E JORNALITA NEGRO DE TODOS OS TEMPOS, JOAQUIM MARIA MACHADO DE ASSIS, QUE NASCEU NO DIA 21 DE JUNHO DE 1839 NO RIO DE JANEIRO.   

 

_____________

Wilamy Carneiro é poeta, cordelista e escritor. Membro da ALMECE – Academia de Letras dos Municípios do Ceará. Patrono da Cadeira Nº 97 do município de Forquilha no Ceará. Nas horas de interação, e uma de suas paixões é Literatura em Cordéis. Autor do Livro EINTENS e SOBRAL – A Cidade Luz. O Zé dos Sonhos. tempos do Amanhã e do Livro Os Estados Unidos de Sobral, publicado  em Dezembro de 2018, na Casa da Cultura de Sobral.