Fernando Rosemberg Patrocínio

 

(título do e.Book)

 

FATOS

E

OBJEÇÕES

 

 

Introdução

 

Capítulo 1: Uma Ciência do Infinito

 

Capítulo 2: Resumo do Espiritismo

 

Capítulo 3: Detalhes Desconcertantes

 

Capítulo 4: Permanecem Desacertos

 

Capítulo 5: As Luas de Marte, e Etc.

 

Capítulo 6: Os Espíritos Decaídos

 

Capítulo 7: Idiossincrasias de Kardec

 

Bibliografia

 

 

Introdução

 

Penso que o presente e.Book, de minha modesta coleção, possa constituir, de todos, o mais discutível, porém, de verdades incontestáveis, como os demais já divulgados via Internet, de que hoje desfrutamos. É que alguns espiritistas, mais deselegantes, insistem em perseguir a obra de Pietro Ubaldi, bem como a de Xavier, lhes expondo seus possíveis equívocos, se esquecendo, ou, de propósito, fazendo vistas grossas para os equívocos da obra de Kardec, como se tais não existissem.

 

Ora, equívocos e distorções, toda grande obra os apresenta, e a de Kardec não se eximira de tais.

 

Referido e.Book, pois, evidenciará, mais uma vez, minha condição de ser um espírita consciente e atuante, progressista e universalista, conquanto realista também, me alçando, pois, como um pensador maduro, o que me tornara um crítico sincero da obra de Kardec, sem endeusá-lo ou mitificá-lo, coisa que lhe daria qualidades quando, a um só tempo, lhe ocultaria de fatos que o rebaixariam.

 

Como crítico, pois, o presente autor não mitifica, não articula idolatria e tampouco o endeusamento de Kardec ou de quem quer seja; o considera como Homem, tal como se dá com todos, e, por isto, vejo-o, acima de tudo, com suas idiossincrasias, virtudes e defeitos cujos equívocos explicitaram sua condição não muito além de nós mesmos, ou seja: em processo de constante aprendizado e evolução; conquanto, no caso dele, não ser desprezível, em tempo algum, sua digníssima atribuição missionária.

 

Ora, é óbvio que sim, do contrário não teria sido “convidado”, como o fora, para organizar uma Doutrina tão complexa que, ainda hoje, é a grande novidade do plano mental terreno com suas visões acanhadas de tudo: do Mundo, da Vida e do Universo onde se insere um Deus-Pai que é a Causa Primária de todas as coisas.

 

Mas Kardec, todos sabem, não era insubstituível, como, aliás, ninguém o é. Ora, se ele renegasse sua missão, óbvio que a Espiritualidade já contava com um seu (ou seus) substituto, como lhe fora advertido; mas tal não se dera, pois Kardec cumprira com o que lhe fora destinado por missão, inobstante haver, pois, para tal, diversos auxiliares e pensadores de grande, ou, de similar capacidade tais como: Leon Denis, Gabriel Delanne, Camille Flammarion, dentre outros.

 

Neste opúsculo, pois, tratarei, em seu núcleo mesmo, do Espiritismo em seus quinze anos de elaboração doutrinária, tecendo-lhe uma comparação rápida com o que lhe caracterizara, à época, (e, para sempre), como: Ciência do Infinito.

 

Quando, simultaneamente, venho escancarar aos mais arraigados à Codificação, como o Espiritismo é síntese e, por isto mesmo, suscetível de desenvolvimentos ulteriores, o que, de certo modo, muitos dos quais já se implantaram ao seu bojo mesmo, exceto se quisermos ficar encarcerados aos seus quinze anos com Kardec, engessando-se ao seu restrito campo doutrinário de um tempo que se fora, no Século 19.

 

Ora, a Ciência mesma não se conforma aos seus princípios: ela se modifica e amplia seus saberes acerca da matéria e da vida, estudando seus contornos vários e já se aproxima da Energética de tudo, da Consciência e de suas propriedades perenais. Para tanto, recordemos o famigerado sistema geocêntrico hoje substituído pelo heliocêntrico; lembremos do fixismo das espécies sendo, presentemente, e, lentamente, permutado pelo evolucionismo: do homem, das espécies e de tudo o mais; lembremos que hoje se patenteia pelo menos três modelos de física: a newtoniana, a relativística e a quântica, se já não houver outras mais.

 

Ora, se a Ciência muda e melhora sua percepção da realidade, o Espiritismo, como um Todo Doutrinário, ele igualmente amplia seus princípios codificados, os corrige, ou deveria corrigir, os seus possíveis desacertos e segue avante se adiantando no tempo evolutivo com novas perspectivas mentais, espirituais e morais.

 

Vamos, pois, a mais um enfoque da doutrina do Espiritismo, tão complexa e tão ampla que, numa só vida, não poderíamos, e não podemos, dela tudo abarcar de sua estrutura filosófica gigantesca, sua fenomenologia que se estende ao infinito, tal como ela mesma se autoriza denominar.

 

O autor: um simples aprendiz, como você mesmo: Leitor.