Valdevino Santos¹

 

O presente estudo foi desenvolvido por meio de pesquisas bibliográficos como: revistas, jornais, entrevistas com os ex-alunos da modalidade EAD e outros meios de comunicação, com o objetivo aprofundar os conhecimentos sobre a temática que envolve o EAD, sobre as vantagens de oferecer as pessoas residentes distantes das instituições de ensino e com pouco tempo disponivel para se dedicar em suas necessidades de desenvolvimento intelectual em busca de melhorias profissionais e pessoais.

Nas grandes metropoles em redor do mundo e mesmo no Brasil os meios de mobilidade urbana, apresentam grandes deficiencias para deslocamentos nos grandes centros urbanos contribuindo de forma significativa com desenvolvimento de “STREES” nas pessoas, devido congestionamentos e outros problemas decorrentes. Com estes desafios diários o ensino EAD se apresenta como uma modalidade de ensino superior nos dias atuais como melhor maneira de desenvolvimento das pessoas, por oferecer em sua metodologia de ensino que os alunos realizem seus cursos no conforto de sua casa. E mais onde estiver com meios digitais disponiveis com com facilidade de acesso.

EVOLUÇÃO HISTORICA DO EAD NO BRASIL E NO MUNDO

Historicamente o ensino EAD seu ínicio acontece nos Estados Unidos da América(EUA), na cidade de Boston no ano de 1728 e apartir do século XIX estende a outros Países e começa a ser utilizado como solução para pessoas que viviam distantes de instituições de ensino e tivessem a oportunidade de aprender e se desenvolver suas habilidades intelectuais.

No Brasil o ensino EAD começa a ter destaque apartir de 1996 onde foi criado pelo MEC – Ministério da Educação a Secretaria de Educação a Distância (SEED). A modalidade de ensino a distância foi oficializado no Brasil em 1996 pela lei de diretrizes e bases da Educação Nacional – LDB, através da lei (9394) de 20 de dezembro de 1996 pelo decreto (2494) de 10 fevereiro de 1998. Deste então começa de maneira ainda tímida disseminação do sistema de aprendizagem a distância no País e se desenvolvendo ao longo dos tempos e se torna mais atrativo devido ser reconhecido pelo MEC mesmo valor equivalente aos cursos presenciais.

FATORES FUNDAMENTAIS PARA O SUCESSO NO ENSINO EAD

INSTITUIÇÃO DE ENSINO: procurar pesquisar e identificar instituição de ensino com metodologia voltada para a modalidade de ensino a distância.

ÁREA DE INGRESSO: buscar escolher área formação acadêmica que possui afinidade, esta escolha contribui de maneira significativa em momentos de tomada de decisão.

VALOR: buscar institiição com sucesso comprovado entre alunos formados nos cursos disponibilizados pela instituição, que após formados obtiveram sucesso profissional e pessoal no mercado inserido.

RECOMENDAÇÕES: buscar identificar relatos e depoimentos de ex-alunos e o que dizem a respeito da instituição de ensino que pretende ingressar.

ESTRUTURA  ACADÊMICA: buscar informações sobre professores e coordenação se oferecem como “foco principal o aluno”.

PROFESSORES: buscar conhecer através de informações com ex-alunos a capacidade oferecida com sua equipe de professores, se estão enganjados com o senso MOTIVACIONAL voltado para encorajar seus alunos.

DISCIPLINA: estabelecer tempo definido para estudar, sem preocupação com horários e sim com tempo há estudar nos dias definidos. Ex:  30 minutos ou duas horas o importante obedecer os critérios estipulados.

DEDICAÇÃO/ESFORÇO: respeitar horários estalecidos e buscar acrescentar sempre algo mais, a respeito dos conteúdos estudados.

COMPROMETIMENTO: buscar comprometer que nos horários estipulados para estudar, não desviar o foco caso apareça outras questões ou compromissos oportunos que possa comprometer suas atividades previstas.

FOCO: procurar focar em pesquisas relacionados aos conteúdos estudados de maneira há contribuir no aprendizado, quando surgir dúvidas buscar ajuda sempre, para esclarecimentos junto a coordenação do curso e “TUTORES”.

CUSTO: o EAD é uma modalidade de ensino em expansão com seus valores de mensalidades muito próximos, pode-se considerar de forma determinante que o principal diferencial é a “QUALIDADE”. E mais se trata de um investimento a ser utilizado a vida inteira.

 

IMPORTANSSÍMO: buscar infoque após concluir o curso em sua divulgação, mostrar para o mercado onde esta inserido que esta preparado para assumir postos de trabalho na área ou setores equivalentes aos conhecimentos e aprendizados repassados pelos professores e mestres durante o curso.

Veja relato abaixo de ex-aluno com formação EAD

Relato: sou, Valdevino dos Santos, através de amigos conheci a modalidade “EAD” sou funcionário em uma empresa do setor público, ingressei na empresa no cargo de nível básico ao longo do tempo exercendo varias atividade operacional, sempre disposto quando necessário com a idéia de contribuir nos processos a ser realizado, devido ser considerado profissional competente e comprometido com resultados na empresa, sempre fui convidado a participar de forma auxiliar na área de supervisão e coordenação dos processos e procedimentos realizados na empresa, com pensamento a qualquer momento assumiria uma posição de supervisão/coordenação, mas sempre dependendo que alguém indicasse minha efetivação no cargo pretendido, más por questões às vezes pessoais ou políticas nunca era efetivado.Devido ter um emprego com estabilidade não tinha como objetivo em voltar a estudar, já tinha se passado 30 anos longe das escolas, mesmo com alguns amigos gerentes me motivando a voltar. Fato marcante; quando um gerente muito amigo me convidou para conversar em sua sala e me disse “volte a estudar só conseguimos crescer profissionalmente sem depender de terceiros através dos estudos”, se graduando você com certeza será inserido no mercado e vai criar muitas possibilidades de crescer: profissicionalmente e financeiramente. E mais na vida pessoal abrindo novas oportunidades de desenvolvimento intelectual e conhecer melhor os meios de atuação que esta inserido.

Final de 2012/13 tomei coragem e procurei uma instituição de nível superior e fiz vestibular, para estudar na modalidade EAD no curso Gestão de Logística no início passei por muitas dificuldades devido ao grande tempo sem estudar, pensei em desistir, mas como sou muito persistente e determinado procurei ajuda/apoio e encontrei com o pessoal da Coordenação da modalidade EAD, da instituição de ensino que escolhi para estudar e se colocaram a disposição para me ajudar no que fosse necessário, com esta motivação fui me desenvolvendo e tendo confiança que era capaz, incrível terminei o curso premiado com LÁUREA acadêmica, título de premiação dos melhores alunos de cada curso, a seguir fiz o curso gestão de RH, devido estar sentindo bem no ambiente escolar que participava: muito agradável, com professores e servidores com foco voltado para os alunos.Devido esse ambiente totalmente positivo resolvi fazer o curso de MBA Negócios que definitivamente mudou minha carreira profissional, fiz Recrutamento Interno na área gerencial na empresa concorrendo em condições iguais entre todos os participantes do processo seletivo, fui aprovado e hoje ocupo o cargo de Coordenador de Operações comprovando a eficácia dos cursos oferecidos pelo modelo de ensino EAD comprovado com o meu sucesso, tanto profissional quanto intelectual.

“A qualidade dos professores oferecidos pela Instituição de ensino contribuiu de forma excepcional, tínhamos sempre suporte para esclarecimentos de dúvidas potencializando para melhorarmos continuamente. Com minha experiência vivenciada, sempre que tenho oportunidade destaco que estudar “EAD” hoje principalmente para as pessoas que estão sem estudar a mais tempo, é o ideal por se tratar de ter os mesmos conteúdos e mesmo valor perante o MEC e por termos as condições de concorrer nos concursos em igualdade com os cursos presenciais”. Pode-se entender que estes exemplos de sucesso relatados por pessoas que atingiram seus objetivos através de cursos na modalidade EAD contribuiem de forma significativa para a disseminação da modalidade no Pais.