A relação família e a escola são de suma importância no desenvolvimento da criança, ambas são responsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem do individuo. “[...] a família e a escola emergem como duas instituições fundamentais para desencadear os processos evolutivos das pessoas, atuando como propulsora ou inibidora do seu crescimento físico, intelectual, emocional e social” (DESSEN e POLONIA, 2007, p.22).

Sendo assim, a educação é função tanto da escola como da família, as duas instituições são responsáveis pelo desenvolvimento do individuo, apesar deserem dois grupos distintos que atua de maneiras diferentes na sociedade.

De acordo com Ferreira e Barrera (2010) sendo a família e a escola as duas instituições consideradas mais relevantes no desenvolvimento humano, deveria existir uma relação maior entre elas.

Muitas pesquisas realizadas nesta áreaapontam que a criança terá melhores condições para aprender se existir uma parceria entre família e escola.

Bronfenbrenner relata que a escola e a Família para atuar efetivamente como um local de desenvolvimento para o individuo, necessita ter uma relação onde exista comunicação, participação conjunta e troca de informações (apud FERREIRA e BARRERA, 2010).

Entretanto, percebe-se muitas vezes que a família e a escola ainda não têmconsciênciado verdadeirovalor dessa parceriapara o desenvolvimento da criança, porque dificilmentese ver nas escolas uma relação efetiva com as famílias.

E essa interação é importante, porque,na maioria das vezes, os conflitos que surgem no cotidiano dasescolas, sãoreflexos de experiências familiares negativasque interferem no dia-a-dia da escola,“as tensões acumuladas na dinâmica das relações familiares certamente surgirão na escola (primeiro universo mais amplo que se segue às relações familiares) sob a forma de um problema de adaptação e ou aprendizagem na vida escolar” (CELIDONIO apud FONSECA, 1999, p.19). E sem a colaboração da família, dificilmente a escola conseguirá ajudar os alunos na resolução dos problemas.

Fonseca (1999)destaca que esses problemas vindos do ambiente familiar, poderão ser diminuídos ou até superados através da atuação de outros grupos, a escola principalmente é responsável para que ocorram essas mudanças.

Mas para que isso aconteça, à escola precisa compreender o aluno e a sua história de vida, “será necessário conhecer a história de vida da criança para se formular uma hipótese sobre que tipo de problema ela possa estar apresentando” (CARDOSO, 2008, p. 148). Por isso é preciso ter um contato diário com as famílias dos alunos, só através da comunicação com a família a escola terá chancedeentender o que estar acontecendo com o aluno, e assim,ter condições de intervir, sem fazer um diagnostico precipitado da situação, pois o autor enfoca que um, diagnostico errado pode ser fatal para a criança.

Nota-se então que a família e a escola precisar se conscientizar da importância da interação entre ambas para o desenvolvimento da criança, os pais devem participar e demonstra interesse pela vida escolar dos filhos e os professores precisam valorizar essa participação. É necessário que as instituições de ensino compreendam o valor da colaboração dos pais no processo de ensino-aprendizagem da criança, e assim, busquem métodos para efetivar essa participação; pois mesmo a escola sendo um dos grupos fundamentais no desenvolvimento do individuo, ela não pode atuar sozinha, necessita do auxílio dos outros grupos do qual o individuo faz parte, principalmente da família, porque quando o aluno inicia sua vida escolar, ele traz consigo experiências e conhecimentos da sua vivência familiar que podem refletir diretamente na escola de modo positivo ou negativo.