FAIXA AZUL NA CIDADE MANAUS: ESTUDO DA CAPACIDADE DA FAIXA DE ÔNIBUS

Por Paulo Ricardo de Souza Rodrigues | 08/11/2017 | Engenharia

As faixas exclusivas para ônibus são adotadas para estabelecer algum tipo de prioridade para o transporte público por meio de projetos de intervenção de baixo custo financeiro. Elas contribuem para a redução da interferência causada por outros veículos na operação dos serviços oferecidos pelo transporte público por ônibus. Na cidade de Manaus existem três faixas de ônibus que são conhecidas popularmente como faixa azul. Este estudo tem como objetivo mostra o cálculo de capacidade de ônibus da faixa exclusiva norte-sul Av. Constantino Nery/Torquato Tapajós/Max Teixeira no trecho de 12,5 quilômetro do corredor, compreendidos nos trechos entre a Av. Álvaro Maia e Terminal 3 no bairro cidade nova. O coeficiente final de cálculo mostra que é possível inferir uma mínima parcela de quantidade de ônibus que circulam no corredor no canteiro central, ambas nos sentidos bairro-centro e centro-bairro.

1. INTRODUÇÃO

A expansão do transporte público de uma cidade é uma condição necessária para o aumento da velocidade de deslocamentos. O sistema convencional de transporte público nas cidades brasileiras de médio porte, na maioria dos casos, baseia-se em uma prestação de serviço básico com uma estrutura simplificada de embarque e desembarque de passageiros e operação de tráfego misto de automóveis, caminhões e ônibus juntos sem qualquer separação.
O panorama das linhas de ônibus que circulam nos sistemas viários da cidade de Manaus, essa como toda cidade radial, tem como o destino final o centro de comércio da cidade. Estas linhas possuem, segundo Kneib & Silva (2010), trechos desnecessários que coincidem entre si, pois possui como ponto destino final o centro da cidade, portanto – “devido à superposição das linhas – esse processo de formação da rede leva à geração de uma oferta de serviço excessiva ao longo dos corredores de transporte” (NAPIERALA, 2014, p. 18)
Duarte et al. (2012) justifica que para garantir a eficácia dos sistemas de transporte público por ônibus, soluções de corredores exclusivos ou segregação do sistema viário, são elementos estruturais importantes. Na cidade de Manaus existem três faixas de tráfego misto com prioridade aos ônibus, conhecidas popularmente como “faixa azul.”. Essas faixas exclusivas, no canteiro central ou via direita, podem ser adotadas para estabelecer algum tipo de prioridade para o transporte público por meio de projetos de intervenção de baixo custo financeiro.
Além disso, recuo (baias) nos pontos de paradas, fiscalização eletrônica (radares) e placas de sinalização vertical e pintura horizontas são as principais características das faixas exclusivas para ônibus.
Nessa ótica, este estudo tem como objetivo mostra o calculo de capacidade de ônibus da faixa exclusiva norte-sul Av. Constantino Nery/Torquato Tapajós/Max Teixeira no trecho de 12,5 quilômetro do corredor, compreendidos nos trechos entre a Av. Álvaro Maia e Terminal 3 no bairro cidade nova.

 

Artigo completo: