De acordo com a vivencia no campo de estágio percebeu-se que a prática de estágio supervisionado é um ato fundamental para a preparação para o trabalho, bem como a integração, analise e reflexão do acadêmico no meio em que escolheu como profissão, visto que permite uma cogitação entre teoria e pratica, proporcionando um contato direto do estagiário com a realidade educacional a qual atuará futuramente.

Com base na lei n° 11.788, de 25 de setembro de 2005, em seu artigo 1° expõe que o estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional de educação de jovens e adultos. Corroborando com essa ideia (Pimenta e Lima, 2012), afirma que o estágio permite ao futuro profissional docente conhecer, analisar e refletir sobre seu ambiente de trabalho. Dessa forma considerar o estágio como campo de conhecimento significa atribuir-lhe um estatuto epistemológico que supere sua tradicional redução à atividade pratica instrumental.

No artigo 2° desta mesma lei, deixa claro que a prática de estágio supervisionado visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho.

Nesta perspectiva vale ressaltar, a relevância que o estágio proporciona ao sujeito enquanto estudante, uma vez que é neste momento de sua vida acadêmica que observará e evidenciará suas competências próprias embasadas em teorias já estudadas que asseguradamente trará contribuições significativas para sua formação.

A educação infantil é um nível de ensino na qual exige preparo e atenção redobrada, uma vez que se caracteriza pelas suas particularidades próprias. Trata-se da fase inicial de ensino formal do ser humano proporcionando o novo, bem como a experiência de interação e socialização com outras pessoas fora do seio familiar.

Desta maneira o estágio enquanto disciplina curricular na formação inicial do docente carece ser encarado como um ato investigativo que envolve a indagação e intervenção na vida da escola, dos alunos, dos professores e da sociedade (PIMENTA e LIMA, 2011, p. 34).

Neste caso é necessário não só estagiar, mais que isso, é indagar-se sobre os aspectos que permeiam a ação docente, visto que é a partir da indagação e curiosidade que se investiga e tenta encontrar explicações e soluções para os diversos desafios que surgem no funcionamento das instituição de ensino

O presente relatório de estágio supervisionado docência na educação infantil, realizado no Centro de Educação Infantil Branca de Neve, como requisito de avaliação da disciplina de estágio do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade do Tapajós-FAT, tendo como objetivo descrever relatos e experiências vivenciadas pelo estagiário durante seu processo de estágio, está dividido em três capítulos.

O primeiro capitulo abordará o referencial teórico referente ao contexto histórico da educação infantil, bem como o surgimento das creches, os precursores da educação e a legislação de amparo a primeira fase da educação básica. O segundo capitulo expõem toda a trajetória de observação e regência do acadêmico estagiário no campo de estágio, como também a contextualização da escola estagiada, informações do corpo docente e discente da instituição. O terceiro capitulo trata-se de um projeto de intervenção baseado na análise crítica e levantamento de dados dos acadêmicos da turma, onde puderam observar os riscos que o uso excessivo da tecnologia está causando não só no rendimento escolar de aprendizagem mais também nos aspectos físicos e mentais.

Mediante isso o trabalho abordado apresentará não apenas a relação entre prática e teoria como também tratar da criança como um todo, bem como o centro estagiado colocando em evidencia a história da criança, a estrutura da escola e o momento de estagio supervisionado.