Contextualização

Na actualidade a mobilidade urbana nas cidades moçambicanas tem,se deparado com grandes constrangimentos que derivam do aumento de números de utentes das vias rodoviárias, tais como veículos motorizados e não motorizados bem como os pões que também disputam esses espaços.

A teoria do fluxo de tráfego consiste da aplicação de leis da matemática, da teoria da probabilidade e da física à descrição do comportamento do tráfego veicular rodoviário. Acredita-se que embora se fale da teoria, narealidade, não existe umateoria de fluxo de tráfego. Existem, sim, pelo menos três abordagens teóricas para o tema, cuja validade é determinada pelo interesse do de um determinado estudo que se deseja realizar. (Silva, 2007, p.2)

Porque as teorias de fluxotráfego tem sempre em conta os veículos automóveis ignorando completamente o resto dos utentes, vai-se centrar a atenção ao volume de veículos que passam por ponto num determinado espaço e num intervalo de tempo. Este espaço refere-se ao troço com a extensão de 80 metros de comprimento durante uma hora. A extensão escolhida por conveniência tem como objectivo apresentar a variação do fluxo de trafegonesta extensão de 80 metros da via que atravessa o bairro Natiquire na cidade durante uma hora.

Refira-se que volume de tráfego é o número total de veículos que passam em um determinado ponto durante um dado intervalo de tempo. O fluxo pode ser expresso em períodos anuais, diários, horários.

Si tivermos em conta que a circulação de veículos é um processo complexo devido a muitos factores que poderão desestabilizar o curso desejado, há que perceber que a consequência imediatamente é notável nas variações da velocidade, da densidade, de capacidade. Portanto, perante aquilo que foi possível observar estas variações que condicionam a circulação derivamdas características das vias (cruzamentos, no de faixas largura da via).

Características da via: tipo, número de faixas por sentido, largura das faixas, distância entre as margens da pista e obstáculos laterais (largura dos acostamentos), ambiente típico atravessado, traçado em planta.

As características das vias podem contribuir no conforto ou desconforto dos automobilistas si se tomar em consideração que uma via em condições poderá permitir a um melhor escoamento dos veículos. A qualidade na evacuação do fluxo de tráfego é tida como nível de serviço.

Nível de Serviço é definido como uma medida qualitativa das condições de operaçãoconforto e conveniência de motoristas, e depende de fatores como: liberdade na escolha da velocidade, finalidade para mudar de faixas nas ultrapassagens e saídas eentradas na via e proximidade dos outros veículos.

No caso observado na zona de Natiquire, a via apresenta-se com duas faixas, uma para cada sentido. Portanto, o levantamento do comportamento dos veículos foi feito numa única faixa, do lado esquerdo para quem entra na Cidade. Assim, durante uma hora o volume foi de 300 veículos naquela faixa. Os embaraços observados eram causados pelos veículos que mudavam de direção entrando e saindode e para via de waresta.