Helio Teixeira Leite.

RESUMO: Nos mundos espirituais existem vários portais que são acessos as dimensões superiores e inferiores, dependendo do ponto de observação. Os territórios são separados por fronteiras que não possuem uma demarcação exata, o que realmente separa os territórios são as vibrações energéticas. Cada vibração tem uma freqüência, uma cor, um som, específicos e são percebidos pelos elementos e agentes espirituais. Num território de Exus existem vários portais de acesso e vários tipos de Exus Porteiros, em níveis variados de evolução espiritual. Nos portais que dão acesso ás terras das baixas vibrações contamos com o trabalho dos porteiros de vibrações densas, já nos portais que dão acesso a terras de resgate Karmico; os porteiros são mais esclarecidos, preparados nas Escolas da Evolução, alguns estão no estagio de se tornarem comandantes e galgarem outras posições no Reino. Dentro de um território há níveis diferentes de vibrações energéticas. Os agentes que estão próximos das fronteiras têm vibrações mais densas em relação aos que estão mais próximos do centro da Mandala. 

PALAVRAS CHAVES: mundos espirituais, vibração, território de Exus, porteiros, centro da Mandala, Evolução. 

RESUMEN: en el mundo espiritual hay portales de ríos que s los éxitos el es cota superior e inferior, dependiendo del punto de notas. Los ríos británicos separados por fronteras que n o tienen una diferencia exacta, lo que realmente separa los territorios ríos s o la vibración es energ. Cada vibración tiene una frecuencia, un color, un sonido, especificación y la percibida por los elementos y agentes espirituales. Un británico nacido Exus hay portales de ríos de acceso y v tipos de cargadores de Exus, en diversos niveles n evolu espiritual. En portales que s acceso d tierras de bajas es que tenemos la obra resuena desde los porteadores de vibra portales es densa, j d acceso a entregar tierras Karmico; los porteadores s la más ilustrada, preparado en las escuelas de la Evolu, algunos est en el escenario para convertirse en maestros y otros es galgarem en la posi Reino. Dentro de un territorio son diferentes niveles de Río h n vibra es energ. Agentes que est la próxima pr frontera t m vibra en cuanto el es más densa a ese próximo pr como de est Centro Mandala. 

PALABRAS CLAVE: mundos espirituales, vibra, Exus, territorios de porteadores de Río, el centro del Mandala, la Evolu.

 

Nos mundos espirituais existem vários portais que são acessos as dimensões superiores e inferiores, dependendo do ponto de observação. Para simplificar iremos explicitar sobre os portais dos mundos dos Exus, e a partir desses outros mundos espirituais.

As dimensões dos Exus são territórios onde dominam uma forma de energia cósmica. Existem vários comandantes nestes territórios e o Exu, (aqui denominaremos de Exu-Rei), comandante Maioral, supervisiona as ações de cada território.

O Exu-Rei é como se fosse o Presidente de um país e os demais comandantes como se fossem ministros, agentes, secretários, vereadores, senadores, serviçais.

Os territórios são separados por fronteiras que não possuem uma demarcação exata, o que realmente separa os territórios são as vibrações energéticas. Cada vibração tem uma freqüência, uma cor, um som, específicos e são percebidos pelos elementos e agentes espirituais.

Uma das fronteiras entre o mundo dos Exus e os territórios de Ogum, por exemplo, é supervisionado por Exu Tranca Ruas, exatamente a fronteira entre os domínios de Ogum de Lei e o Reino dos Senhores do Eixo. Uma fronteira entre os territórios dos Exus e os campos espirituais dos Eyori dos Ibejis é supervisionada por Exu Tiriri, de um lado e do outro por Tupãzinho.

Quando se fala em Exu Tranca Ruas, considerado um nobre na corte dos Exus, estamos falando de várias agentes espirituais que recebem a mesma denominação. Isto que dizer que não existe apenas um Exu Tranca Ruas, mas sim legiões de agentes espirituais que atendem pelo mesmo nome, daí várias formas de estereótipos de manifestações desse Exu. Existe aquele responsável pela guarda dos portais, a ele cabe vigiar quem se aproxima, quem entra, quem sai dos territórios. Estes Exus são pouco esclarecidos, cumprem ordens, anunciam aos comandantes a chegada de novos Exus, recém desencarnados. A vibração desses Exus Porteiros é muito densa, por isso, são facilmente comprados com presentes (oferendas de alta vibração material e baixa vibração espiritual), e assim, eles facilitam fugas, assim como, à entrada de agentes de outros territórios que vão resgatar espíritos que estão aprisionados nas cavernas astrais do submundo.

Num território de Exus existem vários portais de acesso e vários tipos de Exus Porteiros, em níveis variados de evolução espiritual. Nos portais que dão acesso ás terras das baixas vibrações contamos com o trabalho dos porteiros de vibrações densas, já nos portais que dão acesso a terras de resgate Karmico; os porteiros são mais esclarecidos, preparados nas Escolas da Evolução, alguns estão no estagio de se tornarem comandantes e galgarem outras posições no Reino.

Dentro do território dos Exus existem vários outros portais que dão acesso a terras (reinados diferenciados), nestes, também existem porteiros e agentes espirituais diferenciados. A vibração energética do portal permite a entrada de uns agentes espirituais e impede a entrada de outros. À medida que, o agente evoluir o mesmo altera sua vibração energética que lhe permite penetrar em novos espaços espirituais, em reinos, em cavernas astrais (em visitas espirituais especiais).

No centro do território existe o núcleo do puro poder onde imperar o Exu-Rei. Esta criatura não tem forma como normalmente os povos tentam lhe atribuir, na verdade, ele é uma grande massa energética que consiste na soma de todas as vibrações dos outros Exus do Reino.

Enquanto cada Exu conhece bem suas responsabilidades individuais, o Rei conhece cada parte e o todo. Das muitas terras povoadas pelos agentes espirituais partem raios energéticos distintos, que não se misturam, e esses raios chegam ao mesmo ponto de convergência. Você já observou que existem correntezas marítimas que são diferentes na cor, na temperatura, caminham lado-a-lado, entretanto, mantêm-se separadas, assim acontece o mundo dos Exus. Como isto poderia ser possível? Como uma corrente energética de vibração distinta passa por um portal de vibração diferente e não sofre alteração, ou mesmo como os porteiros, que devem possuir as mesmas freqüências energéticas das energias que por eles passam, permitiria a passagem de vibrações diferentes? A resposta é simples. O mundo dos Exus possui portais, terras (onde estão instalados reinados), cavernas, montanhas astrais, mas o território está dentro de uma Mandala, isto que dizer que o portal é a dimensão localizada no linear da Mandala, e no centro da mesma está à convergência das cargas energéticas. Outro aspecto que deve ser observado é que os porteiros têm poder sob a entrada ou saída no território de sua responsabilidade apenas em relação às cargas energéticas de entidades espirituais, não tendo poder sobre as correntes energéticas puras, sem cristais de entidades.

No mundo dos Exus uma agente espiritual poderá penetrar através de um portal dentro de uma terra ou reinado, atravessar varias terras ou reinados, passando por portais interiores, até chegar ao portal do centro da Mandala, tarefa esta muito difícil, outra possibilidade é o agente muda de direção, ou seja, entrar no mundo dos Exus e em certo ponto mudar a direção para outro espaço espiritual. Existem muitas fronteiras que separam as Mandala.

A passagem de um agente espiritual de uma Mandala para outra querer evolução e ajuda de Entidades Espirituais da Mandala onde ele se encontra ou de mensageiros de outras Mandalas, em missões especiais. Quando um mensageiro está numa Mandala, ou território diferente do seu, ele tem que administrar sua vibração energética para não provocar distúrbios energéticos na Mandala visitada. Qualquer alteração vibratória num território é sentido pelos seus agentes espirituais que podem interceptar o visitante, ou invasor.

Há caso em que mensageiros vão para missões e já mais retornam para os seus territórios espirituais, por vários motivos.

Dentro de um território há níveis diferentes de vibrações energéticas. Os agentes que estão próximos das fronteiras têm vibrações mais densas em relação aos que estão mais próximos do centro da Mandala.

O Mundo do Eixo tem uma característica peculiar, a de que vários agentes e mensageiros de outros territórios podem interagir, ordenando a execução de certas tarefas karmicas. O principal ordenador de demandas é Ogum Guerreiro que constantemente está solicitando os trabalhos de um exu, principalmente de Exu Tranca Ruas.

Os orixás e certas entidades espirituais com vibrações sutis não podem fazer certos trabalhos, então eles colocam um exu de sua confiança para submeter um ser humano, ou mesmo um agente espiritual a certas condições com o objetivo de provocar a evolução dos mesmos – é um processo complicado, posteriormente, se permissão tiver, estarei falando a respeito.

Voltemos a falar sobre os portais mágicos. Dentro do território existem vários portais, como já falei, anteriormente, atravessá-los, querer conhecimento e habilidades mágicas.

O portal é uma grande construção energética, difícil de ser descrita. É feito de formas energéticas ainda desconhecidas pela humanidade e até pelo médium mais experiente. Segundo (vamos omitir o nome do mensageiro) esse portal é uma porta, ora de tamanho fenomenal, ora um ponto de energia colorido. Os grandes portais brilham a distancias que não podem ser medidas em metros, ou quilômetros.

O Portal de Três Estrelas (denominação dada pelo autor) é um dos portais mais atraentes do território dos Exu. São três colunas de energia multicor, que sustentam uma grande nuvem negra prateada, donde partem raios em várias direções, eternamente. Ouvem-se sons estranhos, parecidos de pedras rolando num desfiladeiro. A parte interior do portal é vazia, como se nada existisse dentro do mesmo. Quando uma criatura espiritual não identificada ou não autorizada se aproximar desse portal o mesmo poderá levar uma descarga energética tão poderosa que poderá deixá-lo por séculos (tempo humano) paralisados como se fosse estatuas de pedra.

Os agentes espirituais ou mensageiros em missão especial podem passar pelo Portal das Três Estrelas e serem levados para outras terras do território dos Exus, e até para outros territórios: mundo dos Oguns, Xangô, Astral Médio. Esse portal tem vários vigias, observadores, administradores. Quando em missão super especial um agente do alto escalão de um Orixá poderá chegar ao Mundo dos Exus, através deste Portal. Neste caso, administradores são designados para recebê-lo e acompanhá-lo.

A grande diferencia deste Portal em relação os demais está no fato de que os outros permitem o acesso para um reinado, uma terra, dentro do próprio território, enquanto que aquele permite uma multiplicidade de alternativas de viagem espirituais, dentro e fora do território.

Os menores portais, considerando a dimensão energética, são os portais que abrem as passagens para o centro da Mandala. Eles possuem apenas um tipo de energia vibratória de passagem. Isto quer dizer que apenas os agentes, ou mensageiros com certo tipo de vibração podem passar por estes portais, embora que tipos diferentes de cargas energéticas possam passar pelo mesmo, até com certa facilidade; são energias puras, sem cristais de seres espirituais. A carga energética a que estou me referindo é aquela advinda dos reinados, terras, cavernas, montanha, do território. É a energia no estado puro, sem conteúdo de criatura espiritual. Todo o ser espiritual é constituído de algum tipo de energia, entretanto, nem todo fluxo energético possui substancia chamada de cristal espiritual.

Como disse, anteriormente, toda energia convergem para o Centro da Mandala, mas nem todo ser espiritual com a carga energética do seu reinado pode atravessar os portais menores. Por outro lado as entidades espirituais que habitam o centro da Mandala não podem trafegar livremente nos reinados e terras do território que estão fora do centro da mesma. Essas entidades sabem tudo o que acontece no território, mas não podem circular livremente porque seu nível energético, altamente sutil, poderá provocar distúrbios nos outros seres espirituais do seu território que têm outros tipos de vibração energética, principalmente, aquelas mais densas.

As fronteiras que separam as terras e reinados do Mundo dos Exus são fortaleza de energia em movimento extraordinário. Os pequenos portais sempre estão em movimento, em velocidades diferentes, que dependem das energias quem vem do mundo físico. Isto mesmo, meu leitor, as energias físicas influenciam as energias espirituais, depois falaremos sobre este assunto.

Alguns portais possuem uma falsa entrada que acaba levando o agente espiritual para locais diferente de sua vontade. Um agente espiritual com alta densidade energética (vibração próxima a vibração da matéria) poderá desejar conquista uma terra e ao ver um portal, aparentemente atrativo para seus desejos, resolver atravessá-lo com o objetivo de conseguir saciar seus desejos não muito nobres, então o mesmo poderá cair em uma caverna astral – que são as prisões do Baixo Astral.

As prisões astrais são administradas e vigiadas por Exus poucos evoluídos que sentem prazer em tortura outros seres espirituais, entretanto, mesmo pouco evoluídos estes exus desempenho um papel importante para o mundo da matéria e para os mundos espirituais; eles têm uma capacidade de isolar as cavernas evitando que as energias negativas dos agentes espirituais aprisionados possam vazar, e assim prejudicar outros seres espirituais ou mesmo seres humanos.

O Mal fechado no próprio mal é torturante, o mal precisa de outra esfera para pode se realizar e aumentar o seu poder. A soma das energias positivas e negativas é igual a zero – equilíbrio cósmico. Sendo assim, o Mal (vamos chamar de mal, mas na verdade a denominação poderia ser outra) tenta rouba a energias vibratórias do Bem e este tenta fazer o mesmo com o Mal. Para o Mal o Bem é que é Mal, e para o Bem o Mal é que é terrível e deve ser vencido.

Não é verdade que o Mal é treva eterna, sombra. Não é verdade que o Mundo dos Exus é do Mal e outros mundos espirituais são do Bem, cada um tem o seu papel, sua importância, se desaparecesse um lado o outro ficaria desequilibrado. Tanto num mundo como noutro existem energias vibrando, em movimento, alterando e sendo alterado.

Nos mundos espirituais os portais possuem algumas características interessantes de serem relatadas. Um portal pode ter dimensões pequenas, á gigantescas - poder ter aparência de uma porta, ser redondo, quadrado, piramidal, cilíndrico. Pode ser transparente, luminoso, pode ser invisível para alguns agentes espirituais. Pode ser visto, e até atravessado. Pode, também, não transportar o agente espiritual. Este entra no portal e não acontece nada. De alguma forma o portal seleciona quem pode atravessá-lo. Existem portais que possuem um campo magnético protetor que não permite que algum agente se aproxime do mesmo.

Existem, também, os portais mágicos no plano de vibração energética super denso – plano físico. Podemos citar alguns exemplos: os portais no Campo do Pó Eterno (cemitérios vivos ou mortos), os portais nas encruzilhadas, nas praias, nas matas, na beira e no fundo dos rios, no fundo do mar, nos picos das montanhas, em alguns lugares, sejam sagrados, ou não. Quando é feito um despacho, ou oferenda para uma entidade espiritual, cria-se, temporariamente um portal, desde que sejam observados alguns preceitos e depende do poder espiritual de quem solicita a abertura do portal. Alguns ritos podem abrir portais, a exemplo das sessões astrais, Tambor de Mina.

No caso dos Campos do Pó Eterno, cada catacumba é um portal que se liga aos Reinos do Primeiro Pouso. Num cemitério desativado permanece, às vezes, portais abertos, principalmente se existem restos mortais de um ser humano, seja um pedacinho de osso, sejam os restos de uma veste que foi vestido a pessoa que ali foi enterrada, entretanto, pode ocorrer que o portal se feche, espontaneamente, ou pela ação de um agente mágico que lacra o portal.

Nas encruzilhadas, principalmente, aquelas de terra, próxima a bares, locais promíscuos podem existir portais de grande movimento de agentes espirituais que facilmente trafegam entre os dois planos, ou seja, o espiritual e o material.

Em locais onde há facilidade de trafego de entidades espirituais entre os dois planos, às vezes dificultam os trabalhos dos batedores espirituais que são espíritos responsáveis em aprisionar espíritos perigosos que podem colocar em desequilíbrio o mundo físico. Como os batedores não podem atravessar os portais que permitem o livre transito dos agentes perturbadores, esses podem fugir para terras, reinos, ou cavernas do submundo, aguardando nova oportunidade de atacarem os mortais. Arriscar perseguir um espírito quando o mesmo foge para os submundos é muito perigoso, pode ser uma empreitada com conseqüências bastante desagradáveis, porque o batedor pode cair em uma cilada e ser aprisionado em plano inferior e ali permanece uma eternidade.

As praias, os poços de água, os rios, cachoeiras, olhos d”água possuem portais de acesso para outros planos, seja de vibração positiva ou negativa. Pode existir mais de um portal no mesmo local, um pode dar acesso a Mandala de Iemanjá, ou a Mandala de Oxum, outro a Mandala de Exu, ou a cavernas astrais, as montanhas do submundo. Como que no mesmo local podem vibrar energias diferentes? Mistérios!

Numa sessão astral os médiuns podem criar um campo magnético poderoso capaz de abrir, temporariamente, portais. Cria-se a possibilidade de que através de um portal um irmão sofredor venha do plano inferior se manifesta no plano físico e passa para outro plano, por meio de outro portal, ou retorne para o plano de origem mais reconfortado para continuar o seu aprendizado até o momento de adquirir a capacidade energética de passar por um portal para um novo local espiritual.

Quando um médium faz um despacho, normalmente o mesmo é deixado num local com possibilidade de haver portais mágicos, pode-se criar um portal temporário, ou pode ativar os portais ali existentes, ou chamar as entidades de algum plano para atravessarem o portal e receber a oferta e atender a um pedido. O mesmo acontece quando é feito uma “obrigação espiritual” o médium normalmente sabe o local mais adequado para arriar sua oferenda, ou seja, o local onde existem portais mágicos.

Ao arriar uma oferenda na mata o médium está acessando as energias dos portais dos agentes espirituais que utilizam esse local como passagem entre os dois planos. Os espíritos de vibração densa que normalmente estão na guarda dos portais recebem as emanações vibratórias dos materiais ali deixados. As velas, comidas, bebidas e outros elementos utilizados, juntos, provocam um movimento energético que dependendo da grandeza pode levar a vários efeitos no mundo físico e espiritual.

Numa mata podem existir vários portais que conduzem a planos espirituais diferentes, que ligam ao reino dos Exus, as Aldeias Espirituais, aos Reinos das Águas Doces (se existirem rios, lagos, poços, nascentes de águas) e outros.

O conhecimento sobre os portais ainda é incipiente, poucos médiuns e mesmo agentes espirituais falam sobre o assunto.

“Sarava Pai Exu, dá-me permissão para publicar este artigo e assim, colaborar com meus companheiros de jornada terrena” Ena, ena é mojubá, é mojubá.

“Salve Oxalá, o Grande Orixá”.