"EXPO SHANGHAI 2010"

Welinton dos Santos é economista e psicopedagogo

A duração deste evento será de 01 de maio até 31 de outubro de 2010. A China é sede deste evento importante sobre a sigla "Cidade Melhor, Vida Melhor".
A China vem ganhando destaques no contexto internacional e mais uma vez surpreende o mundo com esta ousadia, com pavilhões de vários países do mundo que divulgam seus serviços, produtos, marcas, culturas e soluções para as cidades. Com certeza este evento irá trazer benefícios a toda comunidade internacional, com previsões de visitação da ordem de 70 milhões de pessoas.
O pavilhão da Finlândia é lindo, traz em seu conteúdo o "bem-estar, competência e ambiente", rodeado por lago, tem o slogan "Inspiração Partilha", mistura de idéias é o princípio deste projeto ousado, realmente chama muita a atenção. Na base da criatividade, inovação, saúde, comunidade e natureza, esta última é ponto mais importante de uma exposição limpa e funcional. A arte eletrônica e interação móvel da Nokia, o elevador combinado da Kone que irá apresentar a mais recente RFID (Rádio Frequência de Identificação), o pavilhão é o único a conter uma sauna na Expo 2010, a sauna finlandesa não é o único destaque, mas também Korvatunturi, a montanha, na Lapónia finlandesa, onde vive o Papai Noel, fica 1.000 quilômetros ao norte da capital, Helsinki. Ele vive com sua esposa e de centenas de elfos. Ele desliza suavemente sobre a neve em um trenó puxado por renas empinado, com Rodolfo à frente para entregar presentes às crianças de todo o mundo. Cultura Festa: Finlândia elaborou um vasto programa cultural para a promoção da música finlandesa, especialmente a música para a nova geração. Na lista estão jazz, ópera, balé, orquestras sinfônicas, teatro infantil e alguns tipos de música clássica.
O pavilhão da Austrália destaca-se o tema "Imaginação", descontraído e divertido, este espaço oferece cultura, educação e provoca interação entre o público. O destaque é o sucesso da série Sisters, que são mini-documentários que retratam o sucesso de 21 mulheres inspiradoras da Austrália e da China, que tentam fazer do mundo um lugar melhor e como os esforços individuais podem fazer a diferença. Podem ser observadas variedades de formas de arte, que incluem artes visuais, teatro, músicas, literatura, cinema e multimídia.
Lá têm o Pavilhão do Petróleo, sob o rótulo "Petróleo Estende Sonhos", inteiramente simboliza os derivados de petróleo, passado, presente e futuro, mostrando a evolução e seu papel vital na história humana e desenvolvimento das cidades. Os destaques são as paredes de telas LED, cenas virtuais e o cinema 4D.
Um dos destaques é o Pavilhão do Nepal, com destaque para "Alma da Terra Estrangeira", como tema: "Contos da cidade de Kathmandu, buscando a alma de uma cidade, de exploração e especulação". O pavilhão mostra os lindos trabalhos de 350 famílias de artesãos nepaleses e o teatro budista como peça central. Exploração baseado nas energias renováveis a ao mesmo conservar a cultura arquitetônica das cidades com histórias de até 2.000 anos. O concurso de Rally que trará de Lumbini, local de nascimento de Buda até a Expo, a chama eterna da "PAZ", para Shanghai a partir de Nepal.
Vamos torcer para que este evento traga novos valores à sociedade e desta saiam trocas de opiniões, desenvolvimento e tecnologia para transformar a realidade das cidades em um ponto de convergência entre o progresso e a sustentabilidade equilibrada para a Humanidade.