Quando Nietzsche chorou.

Trata se de um gênio da Filosofia, o filme fundamentado em livro escrito Irvin D. Yalow, desenvolve uma reflexão de ficção com o medico Joseph Bauer, professor e mentor de Freud.

Nietzsche, o encontro dos dois foi possibilitado por uma linda mulher, que tinha tara sexual para com todos os homens do seu tempo que fosse considerado gênio.

 Nietzsche ficou perdidamente apaixonado por ela, sendo que mesma pela inteligência dele, a tal ponto, que quando a moça procura o médico Bauer, não estava preocupada em salvar Nietzsche, mas a sua filosofia. 

Nietzsche sentia muitas dores de cabeça, doente fragilizado, não conseguia pensar e sequer elaborar suas obras essa a grande frustração, Lou Salomé, a mulher pela qual ele ficará perdidamente apaixonado,  procurou Bauer para quem depositava sua confiança na cura do gênio, por meio da terapêutica da linguagem.

Mas a condição que o filosofo não soubesse do seu pedido, e que Nietzsche não poderia saber dos seus impulsos ao suicídio.

Salomé deu a Bauer algumas literaturas do filósofo com o propósito dele mesmo saber qual era de fato a estrutura do pensamento do gênio e nessa literatura lida estava à base epistemológica para fundar a Psicanálise o que deixou Freud posteriormente alucinado.

O primeiro encontro, Bauer percebeu que Nietzsche vivia uma grande melancolia representada no papel elaborado pela sua grande obra: Assim falava zaratrusta.

O que explica o referido livro, o que deve ser entendido para compreender o filme, um grande profeta, gênio resolveu ensinar ao mundo, esclarecer as pessoas, mas as mesmas recusaram a sabedoria.

O profeta percebendo a recusa voltou para sua casa e resolveu viver a sua própria solidão, como se não existisse um caminho para libertação do povo, fazendo do espelho a sua própria realidade. A representação da figura de Nietzsche.  

Bauer comprende o filosofo, acha que ele nasceu no mundo muito cedo, o mesmo não estava preparado para o seu pensamento, motivo pelo qual era incompreendido e não aceito pelo mundo, mas não existe razão para viver a própria tristeza.

O filosofo responde que é um ser completo que não  precisava de ninguém para lhe ajudar, ele mesma cria os mecanismos necessários para sustenta-lo enquanto ser vivente refere ao sexo como algo bestial, não necessitando, portanto do amor de Salomé, isso como mecanismo de fuga, justificando racionalmente.

Justifica a solidão como um fato necessário, não apenas pela recusa do profeta não ouvido, mas, sobretudo, porque aconteceram em relação a ele fortes traições.

Bauer aproxima dele, tentando ajuda-lo, Nietzsche recusa, justifica o médico, que ele Nietzsche não pode ser médico dele mesmo em razão que a razão quando se trata da própria pessoa envolvida não compreende o sujeito em ação.

Bauer usa de uma estratégia disse a Nietzsche que ele também vive uma grande paixão apesar de ser casado, diz também ter suas próprias tormentas e pede ao filosofo sua ajuda.

 Nietzsche explica a Bauer que não pode curar ninguém, que a única coisa que ele de fato sabe é suportar as diversidades do mundo, mas não tem como solucionar nada.

Bauer rende as ordens de Nietzsche, ambos esquecem as mulheres pelas quais apaixonaram cada conversa que desenvolve busca a Freud, porque eles faziam analises de situações descritas no processo de cura ligado a mente.

Como Nietzsche de fato foi um gênio, num determinado momento Bauer confessa a Freud, que Nietzsche conhecia a humanidade, mais profundamente que qualquer pessoa ligada aos estudos da psicanálise e que poderia ser o maior psicólogo de todos os tempos.

A cada encontro, Nietzsche deixava Bauer surpreso, disse ao referido a respeito da vida, que a mesma não pode ter meta, que é necessário viver o acidente, que traçar uma meta a vida é programar a existência para mergulhar na mais profunda ilusão.

Disse o filosofo, acabou o tempo das ilusões, temos que assumir as nossas imperfeições, devemos apaixonar mais pelo objeto desejado que pelo desejo, mas mesmo desse modo o desejo pelo objeto é uma espécie também de engano, porque tudo prende ao tempo histórico do desejo.

Para o homem ser forte, justifica o filosofo, o homem tem que libertar da falsa cultura criar nossas raízes na perspectiva do nada, porque a vida não tem finalidade, desse modo não existe uma razão para ser, o homem deve com inteligência viver sua solidão.

Nietzsche consegue libertar o medico da sua paixão, isso acontece quando ambos passeando Nietzsche descobre que o nome da mulher desejada era o mesmo nome da mãe.

 Então comprende a razão da paixão oculta, a mãe do médico tinha falecido com a mesma idade da mulher amada por ele.

Nietsche desmistifica a paixão de Bauer Freud tenta hipnotizar o mesmo vivendo todas as situações as varias fazes da vida, situações adversas e que ele teria que enfrentar se separasse da mulher para viver tal romance.

O filme é exatamente essa descrição, mostra que a psicanálise foi desenvolvida historicamente e com auxílio da filosofia, principalmente com ajuda do pensamento de Nietzsche.

Por outro lado, Nietzsche sendo filosofo, sabendo ou não sabendo,  fazia recursos da psicanálise para suportar suas tormentas, mas que só a psicanálise não seria suficiente, era necessário um certa acepção filosófica da existência para aguentar as dores.

Essa acepção fundamentava no niilismo, isso Bauer e Freud de certa forma compreenderam, mas quando Nietzsche foi pagar pelo tratamento, Bauer responde que não poderia cobrar porque de certa maneira tinha sido pago antes.

Nietzsche perplexo, pergunta quem teve interesse em financiar seu tratamento, quando nesse mundo ninguém faz nada de graça, respondeu Bauer uma linda moça, Lou Salomé, Nietzsche por um instante feliz, e ingenuamente então ela me ama, já que lutou para salvar a minha vida.

Não respondeu Bauer, ela sempre te reconheceu como um gênio, o tudo que deseja era salvar a filosofia, sua vida prematura prejudicaria e muito na contribuição que você  poderia  dar ao mundo.

Com seus olhos cheios de lágrimas despedem de Bauer sem perceber que sua teoria estava exatamente certa, o verdadeiro motivo de Bauer tratar de Nietzsche é que ele estava profundamente interessado em transar com a linda Salomé.

 A  mesma não sairia com Bauer se ele não tratasse do gênio, isso significa que a linda moça não era prostituta, transaria sim, se o mesmo de alguma forma pudesse salvar aquele que faria o mundo ser mais sábio.

Nietzsche não perceberá a intenção de Bauer, logo após, Nietzsche ainda relativamente jovem morreria  sem poder escrever outros grandes livros.

 Mas  antes de selar se ao túmulo, tinha escrito, a sua maior obra:  o anti cristo, tudo que desejava era acabar com o sistema platônico, como fundamento do mundo, o que vem acontecendo nos últimos anos.

Edjar Dias de Vasconcelos.