No mundo corrido em que vivemos hoje, cada vez mais as pessoas estão ficando sem tempo para dar conta das atividades. E essa sobrecarga nos leva, muitas vezes, a esquecer de algumas obrigações do dia a dia. 
O que muita gente não sabe é que, assim como existem exercícios para melhorar o desempenho físico, como por exemplo, a musculação, existem também práticas de exercícios para melhorar nossa memória e concentração. Além de exercícios, há também bons cursos como do Renato Alves Memorização que funciona muito bem.

Dito isto, vamos com algumas formas de exercícios para memória.

Exercícios para melhorar a memorização

  • Palavras cruzadas: Já um pouco esquecidas, as palavras cruzadas são ótimo meio de exercitar a memória. O bom é que, enquanto nos divertimos e passamos o tempo, exercitamos e melhoramos a saúde do nosso cérebro.
  • Ler um bom livro: Quem já não ouviu isso pelo menos uma vez na vida em algum lugar: leia um bom livro! Porém, principalmente no Brasil, essa prática ainda não faz parte da rotina das pessoas. É uma pena, pois ler é uma ótima terapia para nosso corpo e alma. Além disso, uma boa leitura ajuda a combater a depressão, ansiedade, melhora nossa leitura, escrita, nosso poder de memorização, entre outras coisas.
  • Assistir Filmes: Assistir bons filmes não é só um lazer. Só o fato de você assistir a um filme e depois no outro dia contar a história para os colegas de trabalho, já é uma ótima maneira de excercitar sua memória.
  • Decorar números de telefone: uma coisa que funciona muito bem e que antigamente era uma prática normal , é decorar números de telefone. Era comum a gente pelo menos anotar o número de telefone em um papel, hoje em dia com a tecnologia, isso já não é mais preciso. Acredite: só o fato de você escrevê-lo em um papel já faz com que o cérebro trabalhe; e muitas vezes nem precisamos olhar novamente para lembrar. Então, aqui vai uma dica simples: procure anotar ou decorar pelo menos os números de telefone mais importantes da sua agenda. Isso é um bom exercício para sua memória.
  • Listas de supermercado: você sabia que pode melhorar sua mem[oria apenas usando aquelas listas que você faz para ir ao supermercado? Pois é, elas são grandes alidaas a boa memorização. Anote tudo que precisa comprar, mas na hora que estiver entre as prateleiras, procure lembrar do que anotou sem precisar consultar o papel. Isso vai fortalecer a sua memória; e quanto mais você praticar, menos precisará usar essas listas.
  • Letras de músicas: que tal exercitar a memória aprendendo letras de músicas? Isso era uma atividade bem comum, mas hoje em dia com toda informação livre pela internet, é muito fácil simplesmente acessar um site e ver a letra da música que você quer. Se você ouvir, uma, duas, três vezes a mesma música e prestar bem atenção, é bem possível que na quarta vez você já vai sair cantando sozinho sem precisar consultar a letra. É um jeito muito gostoso aprender cantar uma canção e ainda exercitar a memória.

Existem muitas outras técinas ao alcance de todos para melhorar o desempenho da memória. A maioria delas são coisas comuns que podemos fazer durante nosso diaa dia, basta querer!

Espero que tenham gostado dessas dicas.

Referências:

Wikipédia: Memória

Mapeando Concursos: Curso Renato Alves é bom?

Paraná Governo do Estado: Leitura, interpretação, percepção visual, memorização