INTRODUÇÃO

A depressão é considerada atualmente, um problema de saúde importante que afeta pessoas de todas as idades, levando a sentimento de tristeza e isolamento social que muitas vezes têm como desfecho o suicídio (MARTINS, 2016).  Segundo Matoso (2002) o exercício físico é uma atividade física estruturada, planejada e repetitiva que tem por objetivo uma melhora ou manutenção da aptidão física. O exercício físico regular reduz o risco da diminuição funcional e da mortalidade; um programa de exercícios moderados melhora a saúde física e psicológica. (SOUZA, 2012).

O presente trabalho tem como objetivo geral Verificar como os exercícios físicos contribuem para qualidade de vida em pessoas com Depressão.

METODOLOGIA

Este trabalho de pesquisa busca apresentar o resultado de sua investigação sobre a temática escolhida, realizando a mesma por meio de uma pesquisa bibliográfica, utilizando como fontes de pesquisa, artigos científicos, periódicos, livros e sites, acerca do tema proposto, buscando assim o respaldo teórico científico para a elaboração deste projeto científico. Sendo a análise de dados de forma descritiva.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Em nossos estudos podemos encontrar benefícios relacionados aos exercícios físicos e a depressão. Para Veigas (2009) o exercício físico proporciona uma redução de ansiedade e depressão, auto estima, sensação de bem-estar, melhora o humor, o exercício físico é um ótimo meio de descarregar tensões, emoções e frustrações, esses fatores podem ocasionar casos de depressão.

Segundo Matoso (2002) alguns benefícios dos exercícios físicos são: diminuição das taxas sanguíneas do mau colesterol que tende a se depositar nas artérias e auxilia no tratamento da hipertensão. Oliveira (2014) relata efeitos psicológicos dos exercícios físicos em pessoas com depressão tais como: redução de estresse, maior controle corporal, maior interação social, melhora do humor, melhora da função intelectual, aspectos que auxiliam no combate da depressão.

CONCLUSÕES

Conclui-se então que a pratica de exercícios físicos para pessoas com depressão possibilita benefícios como: melhor estado de espírito, melhora da autoestima e percepção de bem-estar, melhora do humor, diminuição das taxas sanguíneas do mau colesterol, reduz a hipertensão; trazendo inúmeros benefícios à saúde, proporcionando uma melhor qualidade de vida.

____________________________________

MARTINS, Rosa Maria. A depressão no idoso. Millenium-Journal of Education, Technologies, and Health, n. 34, p. 119-123, 2016.

MATOSO, Erika. Atividade física e depressão: um estudo teórico. Campinas, FEF-Faculdade de Educação/ Fìsica, UNICAMP, Out 2002.

OLIVEIRA, Viviane Ivanski Martins. Depressão e Atividade Física. Mar 2014.

SOUZA, Daniela Barcelos; SERRA, Andrey Jorge; SUZUKI, Frank Shiguemitsu. Atividade física e nível de depressão em idosas. Revista Brasileira de Ciências da saúde, v. 16, n. 1, p. 3-6, 2011.

VEIGAS, Jorge; GONÇALVES, Martinho. A influência do exercício físico na ansiedade, depressão e stress. Recuperado em Outubro, v. 10, p. 2014, 2009.